Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para cistite

Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas de cistite, uma infecção da bexiga geralmente causada por bactérias, que quando não é devidamente tratada pode levar a complicações renais.

Geralmente, o tratamento para a cistite é feito com antibióticos, que podem ser associados a remédios caseiros que fortalecem o sistema imunológico, dificultam a aderência das bactérias ao trato urinário e têm propriedades antissépticas.

1. Solução de bicarbonato de sódio

Remédio caseiro para cistite

Um excelente remédio caseiro para a cistite é tomar o bicarbonato de sódio porque ele altera o pH da urina, tornando-o menos ácido, de forma que as bactérias não se multiplicam com facilidade, aliviando os sintomas da doença.

Ingredientes

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Dissolver o bicarbonato de sódio na água e beber de uma vez. Deve-se repetir o mesmo processo de 6 a 7 vezes por dia.

Geralmente, a ingestão de uma grande quantidade de líquido elimina a infecção da bexiga, quando leve, pois a ação de descarga da urina elimina muitas bactérias e as defesas naturais do organismo eliminam as bactérias restantes.

2. Banho de assento com sândalo

Remédio caseiro para cistite

Um outro bom remédio caseiro para cistite é o banho de assento com sândalo, devido às suas propriedades antimicrobianas que dificultam a proliferação dos micro-organismos causadores da inflamação.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Misturar as gotas de sândalo na água, colocar numa bacia e de seguida sentar-se dentro desta água por aproximadamente 20 minutos. Repetir esse procedimento até a diminuição dos sintomas da cistite.

3. Sumo de arando

Remédio caseiro para cistite

O sumo de arando ajuda a prevenir e a tratar as infecções da bexiga já que lubrifica as paredes da bexiga e evita o desenvolvimento de bactérias.

Ingredientes

  • 60 mL de água;
  • 125 mL de sumo de arando sem açúcar;
  • 60 mL de sumo de maça sem açúcar.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes num copo e beber cerca de 6 copos desta mistura por dia, logo ao primeiro sinal de uma infecção urinária. As pessoas suscetíveis a este tipo de infecções devem beber dois copos por dia como medida preventiva. Conheça outros benefícios do arando.

4. Banho de assento com vinagre

Remédio caseiro para cistite

Outra boa opção para tratar a cistite naturalmente é fazer um banho de assento com água morna e vinagre porque esta mistura torna o pH da região íntima mais alcalino, dificultando a proliferação de bactérias que causam a cistite, e consequentemente ajudam no tratamento da cistite.

Ingredientes

  • 3 litros de água morna
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre
  • 1 bacia grande

Modo de preparo

Misture a água e o vinagre e coloque dentro da bacia. Lave a região íntima com água e sabonete neutro e depois sente-se dentro da bacia, sem roupa íntima, por cerca de 20 minutos.

Esta solução caseira irá diminuir os sintomas da cistite que são dor e ardência ao urinar, mas não exclui a necessidade do uso de medicamentos receitados pelo médico. Uma outra boa dica para ajudar no tratamento é tomar cerca de 3 litros de água ou chá por dia, pois isto aumenta a quantidade de urina, o que também diminui a quantidade de bactérias na bexiga.

5. Infusão de cavalinha

Remédio caseiro para cistite

A infusão de cavalinha é uma boa opção natural porque possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que auxiliam no alívio dos sintomas causados pela cistite.

Mas em todo caso, é importante seguir todas as orientações médicas, usando os remédios por ele indicado.

Ingredientes

  • 20 g de folhas secas de cavalinha
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de cavalinha numa xícara e cobrir com a água fervente. Tapar e deixar repousar por 15 minutos, coar e beber a seguir. Utilizar este remédio 3 vezes por dia, sem adoçá-lo, entre as refeições. Esta infusão também pode ser utilizada como banho de assento, já que as suas propriedades calmantes também funcionam dessa forma.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem