Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para cistite

Existem alguns remédios caseiros que podem ser usados para aliviar os sintomas de cistite, uma infecção da bexiga geralmente causada por bactérias, que quando não é devidamente tratada pode levar a complicações renais.

Geralmente, o tratamento para a cistite é feito com antibióticos, que podem ser associados a remédios caseiros que fortalecem o sistema imunológico, dificultam a aderência das bactérias ao trato urinário e têm propriedades antissépticas.

1. Solução de bicarbonato de sódio

Remédio caseiro para cistite

Um excelente remédio caseiro para a cistite é tomar o bicarbonato de sódio porque ele altera o pH da urina, tornando-o menos ácido, de forma que as bactérias não se multiplicam com facilidade, aliviando os sintomas da doença.

Ingredientes

  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Dissolver o bicarbonato de sódio na água e beber de uma vez. Deve-se repetir o mesmo processo de 6 a 7 vezes por dia.

Geralmente, a ingestão de uma grande quantidade de líquido elimina a infecção da bexiga, quando leve, pois a ação de descarga da urina elimina muitas bactérias e as defesas naturais do organismo eliminam as bactérias restantes.

2. Banho de assento com sândalo

Remédio caseiro para cistite

Um outro bom remédio caseiro para cistite é o banho de assento com sândalo, devido às suas propriedades antimicrobianas que dificultam a proliferação dos micro-organismos causadores da inflamação.

Ingredientes

  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Misturar as gotas de sândalo na água, colocar numa bacia e de seguida sentar-se dentro desta água por aproximadamente 20 minutos. Repetir esse procedimento até a diminuição dos sintomas da cistite.

3. Sumo de arando

Remédio caseiro para cistite

O sumo de arando ajuda a prevenir e a tratar as infecções da bexiga já que lubrifica as paredes da bexiga e evita o desenvolvimento de bactérias.

Ingredientes

  • 60 mL de água;
  • 125 mL de sumo de arando sem açúcar;
  • 60 mL de sumo de maça sem açúcar.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes num copo e beber cerca de 6 copos desta mistura por dia, logo ao primeiro sinal de uma infecção urinária. As pessoas suscetíveis a este tipo de infecções devem beber dois copos por dia como medida preventiva. Conheça outros benefícios do arando.

4. Chá de uva-ursina

Remédio caseiro para cistite

A uva-ursina tem propriedades antissépticas, ajudando por isso a combater as infecções do trato urinário.

Ingredientes

  • 250 mL de água a ferver;
  • 1 colher de chá de folhas de uva-ursina secas.

Modo de preparo

Verter a água sobre as folhas, tapar, deixar repousar durante cerca de 15 minutos e coar. Deve-se beber três chávenas por dia logo nos primeiros sinais de infecção e continuar a beber por mais três dias após o desaparecimento dos sintomas. Não se deve beber sumo de arando enquanto se toma uva-ursina, pois esta erva funciona melhor em ambiente alcalino. Veja outras indicações da uva-ursina.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar