Celulite facial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

A celulite facial é uma infecção bacteriana nas células de gordura do rosto, que pode surgir nos olhos, queixo, nariz ou lábios, causando sintomas como vermelhidão, inchaço, calor e dor no local, febre e mal-estar.

A celulite facial é um tipo de celulite infecciosa que pode surgir em adultos e crianças, podendo ser provocada por bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus A, que podem entrar na pele através de feridas, queimaduras ou picada de insetos, por exemplo.

Leia também: Celulite infecciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-infecciosa

Na presença de sintomas indicativos de celulite facial, é importante ir ao pronto-socorro para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento rapidamente, que pode ser feito com o uso de antibióticos e cirurgia. Conheça melhor como são os tratamentos para celulite infecciosa.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1
Foto de celulite facial

Principais sintomas

Os principais sintomas da celulite facial são:

  • Manchas vermelhas nos olhos, queixo, nariz, pescoço ou lábios;
  • Inchaço, calor e dor intensa no local;
  • Bolhas ou feridas contendo líquido transparente ou amarelo;
  • Febre e calafrios;
  • Mal-estar;
  • Ínguas perto do local afetado.

A celulite facial pode evoluir para um quadro mais grave, provocando abscesso cerebral, meningite, trombose do seio cavernoso, mediastinite, podendo causar sepse e colocando a vida da pessoa em risco.

Leia também: Sepse: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/sepse

Celulite facial em criança

A celulite facial é uma doença mais comum de surgir em crianças, porque elas geralmente sofrem mais com pequenos cortes e arranhões que os adultos. Assim, essas lesões favorecem mais a entrada de bactérias na pele, podendo causar a celulite infecciosa.

Celulite orbitária

A celulite orbitária, ou celulite ocular, é a infecção dos músculos e da gordura localizados na órbita da face, podendo ser causado por sinusite bacteriana, ferimentos nos olhos, celulite periorbital ou infecções dentárias, por exemplo.

Os sintomas da celulite orbitária incluem dor e dificuldade para abrir e movimentar o olho, visão dupla, exoftalmia e, nos casos mais graves, pode levar à perda da visão, além de colocar a vida da pessoa em risco.

Leia também: Olhos esbugalhados (exoftalmia): o que é, causas e tratamento tuasaude.com/exoftalmia

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da celulite facial é feito pelo dermatologista ou clínico geral através do exame clínico e da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Se deseja confirmar o risco de celulite facial, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames como exame de sangue, tomografia computadorizada, para avaliar se a infecção se espalhou para outras regiões, e cultura bacteriana, em casos de secreções, para avaliar o tipo de bactéria presente.

Possíveis causas

A celulite facial é uma infecção causada por bactérias, como Staphylococcus aureus e Streptococcus A, que entram nas camadas mais profundas da pele.

Assim, alguns fatores que aumentam o risco da celulite facial são:

  • Acne inflamada;
  • Feridas;
  • Picadas de insetos;
  • Arranhões;
  • Queimaduras.

A celulite facial também pode ser causada por eczema, psoríase, sinusite bacteriana, infecções dentárias, cirurgias e otite média.

Além disso, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, diabetes, linfedema, obesidade, doença arterial periférica ou insuficiência venosa, têm maior risco de desenvolver a celulite facial.

A celulite facial é contagiosa?

A celulite facial geralmente não é contagiosa em pessoas saudáveis. No entanto, se uma pessoa com uma ferida ou doença de pele, como eczema ou psoríase, por exemplo, entrar em contato direto com a região do corpo de uma pessoa com celulite, a bactéria pode entrar na pele e causar a celulite infecciosa.

Como é feito o tratamento

O tratamento da celulite facial é feito com o uso de medicamentos e cirurgia.

1. Medicamentos

Os medicamentos geralmente indicados pelo médico são os antibióticos orais, como cefalexina e clindamicina, e analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno.

Em casos mais graves, o médico pode recomendar a internação e a administração de medicamentos antibióticos via endovenosa, como penicilina, amoxicilina, clindamicina e cefalosporinas.

Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns tuasaude.com/antibiotico

2. Cirurgia

Em casos de pessoas que apresentam abscessos, furúnculos e carbúnculos, a cirurgia pode ser recomendada para ajudar a drenar o pus, aliviando os sintomas locais.

Em alguns casos de celulite facial, também pode ser necessária a realização de cirurgia para remoção de dentes.

Possíveis complicações

As possíveis complicações da celulite facial são abscesso cerebral, meningite, trombose no seio cavernoso e mediastinite, que é uma inflamação do mediastino, a região do peito que contém o coração, alguns linfonodos, algumas partes do esôfago e as glândulas tireoide e paratireoides.

A celulite facial também pode evoluir para septicemia, que é uma reação exagerada do corpo a uma infecção, causando sintomas como pressão baixa, febre, aumento da frequência cardíaca, falta de ar e confusão mental, podendo provocar o óbito.

Leia também: Septicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/septicemia

Como prevenir a celulite facial

Algumas dicas que que ajudam a prevenir a celulite facial são:

  • Evitar cortes, arranhões e outras lesões na pele do rosto;
  • Limpar bem e cuidar de possíveis feridas;
  • Em casos de feridas, evitar usar piscina, banheira, lago, rio e mar;
  • Lavar as mãos com frequência e cortar e limpar as unhas regularmente;
  • Manter o peso corporal saudável;
  • Tratar bem as doenças de pele, como eczema e psoríase.

Além disso, é aconselhado também usar calçados adequados, luvas e calças compridas ao fazer trabalhos de jardinagem ou caminhar em regiões de mata.

Vídeos relacionados