Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para celulite infecciosa

A celulite infecciosa é uma doença que afeta as camadas mais profundas da pele, causada por bactérias que penetram no organismo através de uma ferida, como um corte, micose ou picada de inseto, por exemplo. É caracterizada pela vermelhidão, dor e inchaço do local afetado e outros sintomas como febre e calafrios. Apesar da celulite infecciosa ser mais frequente nas pernas e nos pés, também pode ocorrer no rosto. Entenda o que é a celulite infecciosa, possíveis causas e como confirmar o diagnóstico. 

Por ser causada por bactérias, o tratamento da celulite infecciosa é feito com o uso de antibióticos que devem ser usados de acordo com a recomendação do dermatologista. Além disso é importante hidratar a pele para evitar rachaduras e tratar das feridas adequadamente, já que facilitam a entrada da bactéria na pele. Veja como fazer um curativo para feridas.

Tratamento para celulite infecciosa

Como é feito o tratamento

​O tratamento para celulite infecciosa ou celulite bacteriana é feito com antibióticos orais, como a cefalexina e amoxicilina, repouso e elevação do membro afetado com almofadas, para reduzir o inchaço e a dor característicos desta doença.

Além disso, o médico também pode prescrever remédios analgésicos e antipiréticos, como a dipirona e o paracetamol, para reduzir a febre, que pode surgir em alguns casos.

É muito importante o paciente fazer o tratamento corretamente, tomando os antibióticos prescritos pelo dermatologista até ao fim, para evitar que a bactéria entre na corrente sanguínea e cause infecção generalizada do organismo, conhecida como septicemia ou choque séptico. Entenda o que é o choque séptico, sintomas e como é feito o tratamento.

Normalmente, o tratamento dura 14 dias e, dependendo da gravidade da celulite bacteriana, dos sintomas do paciente e da presença de outras doenças crônicas, como diabetes, pode ser necessário que o indivíduo fique internado para receber o antibiótico pela veia.

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns do tratamento para celulite infecciosa são problemas digestivos leves, como dor de estômago, náuseas ou episódios de diarréia, em função do uso dos antibióticos.

Sinais de melhora 

Os sinais de melhora da celulite infecciosa incluem a diminuição e o desaparecimento do vermelhidão da pele, dor e inchaço.

Sinais de piora

Os sinais de piora da celulite infecciosa surgem quando o tratamento é iniciado tarde ou incorretamente e, neste caso, podem aparecer bolhas no local afetado, a pele começa a ficar preta e o indivíduo não tem sensibilidade no local. Além disso, pode haver septicemia seguida de óbito.

Tratamento caseiro para celulite infecciosa

Um ótimo tratamento caseiro para celulite infecciosa são as compressas de camomila. Para fazer este tratamento natural para celulite infecciosa, basta fazer o chá de camomila, deixar esfriar e depois, com uma luva limpa, umedecer uma compressa esterilizada no chá frio e aplicar no local afetado, durante alguns minutos.

É importante utilizar compressas esterilizadas para não piorar a lesão e luvas limpas para evitar ficar com celulite infecciosa na mão, caso exista alguma ferida. Além disso, é importante hidratar a pele para evitar rachaduras, prestar atenção aos sinais de infecção em pequenas feridas, e cuidar bem as feridas na pele, evitando, assim, a penetração da bactéria.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar