Nariz entupido: 6 principais causas (e o que fazer)

novembro 2022

O nariz entupido pode acontecer devido a gripe, sinusite, alergia ou ser consequência do uso excessivo e frequente de descongestionante nasais, por exemplo, em que há um aumento da produção de muco e dificulta a passagem de ar.

Além disso, o nariz entupido, também chamado de congestão nasal, pode ser consequência do desvio de septo, que deve ser avaliado pelo otorrinolaringologista, já que pode ser necessária a realização de cirurgia.

De forma geral, o nariz entupido pode ser combatido por meio de medidas que ajudem a tornar as secreções mais fluidas, como a lavagem nasal e o uso de medicamentos anti-inflamatórios, no entanto pode ser necessário o uso de medicamentos específicos em alguns casos e, por isso, é importante que o médico seja consultado quando o nariz entupido é frequente ou não melhore ao longo do tempo.

As principais causas de nariz entupido são:

1. Gripe

A gripe é uma das principais causas de nariz entupido e acontece devido à inflamação da mucosa das vias aéreas por vírus, o que faz com que exista um aumento da produção de muco, deixando o nariz entupido. Além disso, outros sintomas podem surgir como febre, dor muscular, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e sensação de mal estar geral.

O que fazer: os sintomas de gripe normalmente melhoram após alguns dias, não sendo necessário realizar tratamento específico. No entanto, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamento anti-inflamatório e antitérmico para aliviar os sintomas. Além disso, é importante beber bastante líquidos, ficar em repouso e ter uma alimentação que ajude a fortalecer o sistema imune e recuperar mais rápido. Confira algumas dicas para aliviar os sintomas de gripe.

2. Sinusite

A sinusite é inflamação dos seios nasais, que pode surgir devido à infecção por vírus ou bactérias, ou ser consequência de alergias, o que faz com que exista uma maior produção de muco, deixando o nariz entupido e causando a sensação de peso no rosto, dor de cabeça constante, tosse que piora a noite e secreção amarelada.

O que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa da sinusite e seja indicado o melhor tratamento. De forma geral, o tratamento é feito com medicamentos que deixam o muco mais fluido, facilitando a sua eliminação, além de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e analgésicos. Caso seja confirmada que a sinusite é causada por bactérias, o médico pode indicar também o uso de antibióticos. Veja mais sobre o tratamento da sinusite.

3. COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode causar tosse seca e persistente, febre, cansaço excessivo, dor muscular, dor de cabeça e nariz entupido. Confira os principais sintomas de COVID-19.

O que fazer: na presença de sinais e sintomas de COVID-19, é recomendado ficar em isolamento para evitar a transmissão para outras pessoas, além de ser indicado que a pessoa fique em repouso e tenha uma alimentação leve. Além disso, pode ser também recomendado o uso de remédios analgésicos para aliviar os sintomas.

No entanto, caso sejam identificados sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, é importante ir ao hospital, já que pode ser indicativo de COVID-19 grave, podendo ser necessário que a pessoa permaneça no hospital. Veja mais sobre a COVID-19 grave.

4. Alergia

A alergia respiratória pode ter também como um dos sintomas o nariz entupido, além de tosse seca, coriza, coceira nos olhos, nariz ou gargante e dor de cabeça. Veja mais sobre a alergia respiratória.

O que fazer: é importante identificar a causa da alergia para que possa ser evitada, além de também ser indicado o uso de medicamento anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

5. Desvio de septo

O desvio de septo é uma alteração da posição da parede que separa as narinas, o que pode causar dificuldade para respirar, apneia de sono, ronco, dor de cabeça e nariz entupido.

O que fazer: é recomendado que o otorrinolaringologista seja consultado para que o desvio seja avaliado e, assim, seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver a realização de cirurgia, chamada de septoplastia. Veja como é feito o tratamento para desvio de septo.

6. Uso frequente de descongestionantes nasais

O uso frequente e excessivo de descongestionantes nasais pode ter o efeito contrário, ou seja, ao invés de promover a eliminação da secreção, pode favorecer a produção de mais muco, que fica acumulado, resultando no nariz entupido.

O que fazer: nesses casos, é indicado parar de usar o descongestionante nasal e substituir por soluções salinas naturais, no caso do seu uso ainda ser necessário.

O que fazer para desentupir o nariz

Para desentupir o nariz, é indicado fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, que pode ser feita em casa usando uma seringa. Veja como fazer a lavagem nasal.

Além disso, fazer inalação de vapor com eucalipto, umidificar o ambiente, tomar banho quente e beber de 2 a 3 litros de água por dia, ajudam a tornar as secreções mais fluidas, desentupindo o nariz. Confira mais opções para desentupir o nariz.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • PAPADAKIS, Maxine A.; MCPHEE, Stephen J.; RABOW, Michael W. Current Medical Diagnosis & Treatment 2019. 58th. NEW YORK: McGraw-Hill Education, 2019.
  • Longo, DL et al.. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19th ed. New York: McGraw-Hill, 2015.
Mostrar bibliografia completa
  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de prática clínica sinais e sintomas respiratórios: espirro e congestão nasal. 2016. Disponível em: <https://www.cff.org.br/userfiles/file/Profar_vol1_FINAL_TELA.pdf>. Acesso em 30 set 2022
  • GÓMEZ, Emilia. Congestión nasal. Ámbito farmacéutico: Educación Sanitaria. 25. 1; 48-54 , 2006
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • O melhor REMÉDIO NATURAL para GRIPE

    12:17 | 520390 visualizações
  • 3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

    05:50 | 1257094 visualizações