9 remédios para desentupir nariz (e como usar)

Atualizado em novembro 2023

Alguns remédios para desentupir o nariz, como as soluções salinas, a oximetazolina, a budesonida ou o eucaliptol, ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido ou escorrendo, que ocorre devido a produção excessiva de muco e secreções, entupindo o nariz.

O nariz entupido pode ser causado por gripes, sinusite, alergias respiratórias ou alterações na estrutura do nariz, como no caso de pólipos nasais ou desvio de septo, ou ainda ocorrer devido ao uso prolongado de descongestionantes nasais. Confira as principais causas de nariz entupido.

Desta forma, é recomendado consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa do nariz entupido e, assim, indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de remédios e também medidas caseiras.

Imagem ilustrativa número 1

9 remédios para desentupir o nariz

Algumas opções de remédios para desentupir o nariz são:

1. Soluções salinas

As soluções salinas contém cloreto de sódio 0,9% que ajuda a fluidificar a secreção nasal, aliviando a sensação de nariz entupido e escorrendo, além de eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos.

Essas soluções podem ser encontradas na forma de gotas ou spray nasal e não apresentam conservantes ou substâncias vasoconstritoras, podendo ser usada por adultos ou crianças nos casos de casos de gripes, resfriados, sinusites, rinites ou ressecamento da mucosa nasal.

Alguns exemplos de soluções salinas que podem ser utilizadas para lavagem nasal são Salsep spray, Rinosoro, Sorine SSP ou Maresis baby, e podem ser comprados em farmácias ou drogarias sem receita médica.

Como usar: as soluções salinas devem ser aplicadas dentro de cada narina, várias vezes por dia, sempre que houver necessidade. Outra forma de utilizar as soluções salinas para desentupir o nariz, é lavar o nariz com soro fisiológico. Veja como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Celulose micronizada

A celulose micronizada, ou celulose inerte e vegetal (HPMC), é um remédio para desentupir o nariz indicado para prevenir ou tratar os sintomas da rinite alérgica, como nariz escorrendo ou entupido, coceira no nariz ou espirros constantes.

Esse remédio forma uma barreira protetora na mucosa nasal, impedindo que sustâncias alérgicas presentes no ar, como ácaro, pólen ou pelos de animais, por exemplo, possam desencadear a rinite alérgica, tendo um efeito rápido que se inicia cerca de 3 a 6 minutos após sua aplicação.

A celulose micronizada é encontrado na forma de spray em pó, com o nome comercial Filtrair Prevent, e pode ser usado por adultos, crianças com mais de 18 meses ou mulheres grávidas.

Como usar: assoar o nariz e agitar o frasco do produto. Em seguida, colocar o bico do frasco dentro da narina e apertar o spray para liberar o jato de 1 a 2 vezes. Repetir a aplicação na outra narina. Durante a aplicação deve-se inalar levemente o jato do spray, mas sem respirar profundamente. Esse remédio pode ser aplicado a cada vez que se assoar o nariz.

3. Oximetazolina

A oximetazolina, assim como a fenilefrina, a pseudoefedrina ou a nafazolina, é um descongestionante na forma de solução nasal indicado para aliviar a sensação de nariz escorrendo ou entupido causado por gripes, resfriados, alergias respiratórias ou sinusite. Confira outros remédios indicados para sinusite.

Esse remédio age causando a vasoconstrição dos vasos sanguíneos nasais, ou seja, seu estreitamento, o que reduz o fluxo sanguíneo e a entrada de fluidos no nariz, diminuindo a inflamação e inchaço das membranas nasais e a produção de muco.

A oximetazolina pode ser encontrada como genérico ou com o nome comercial Aturgyl, na forma de gotas pediátricas de 0,25 mg/mL para uso em crianças com mais de 2 anos, ou spray nasal de 0,5 mg/mL para uso adulto ou em crianças com mais de 6 anos, e deve ser usado somente com indicação médica.

Como usar: a dose recomendada da oximetazolina solução de 0,5 mg/mL para adultos ou crianças com mais de 6 anos é de 2 ou 3 aplicações em cada narina, 2 vezes por dia, a cada 12 horas. Para crianças entre 2 e 5 anos, deve-se usar a oximetazolina solução pediátrica de 0,25 mg/mL, sendo recomendada a dose de 2 a 3 gotas em cada narina, e vezes por dia, de manhã e à noite. 

A oximetazolina não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes, glaucoma, pressão alta ou problemas no coração. Veja outras opções de descongestionantes nasais.

4. Eucaliptol, mentol e terpina

O eucaliptol, mentol e terpina monoidratada é um remédio para desentupir o nariz que ajuda a aliviar a sensação de nariz escorrendo ou entupido de moderado a grave.

Esse remédio é usado por inalação e tem ação anti-inflamatória, antisséptica e expectorante, que ajuda a fluidificar o catarro, facilitando sua eliminação.

O eucaliptol, mentol e terpina monoidratada pode ser encontrado na forma de solução para inalação com o nome comercial Penetro, somente para uso adulto, e não deve ser usado na gravidez ou amamentação. Além disso, pessoas com asma só devem usar se indicado pelo médico.

Como usar: adicionar 5 mL (1 colher de chá) do Penetro em um copo com 150 mL de água fervendo e misturar. Em seguida colocar o funil inalador no copo e inalar o vapor da solução contida no copo durante 5 minutos. Deve-se ter o cuidado para não aproximar muito o rosto do vapor para evitar queimaduras no rosto. Pode-se fazer essa inalação até 3 vezes por dia. Confira outras inalações indicadas para sinusite.

5. Levomentol, cânfora e óleo de eucalipto

O levomentol, cânfora e óleo de eucalipto é um remédio que ajuda a melhorar a sensação de nariz entupido ou escorrendo, aliviando a congestão nasal ou tosse causada por gripes ou resfriados.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome Vick Vaporub na forma de unguento, ou na forma de bastão inalador, contendo apenas cânfora e levonomentol.

O Vick Vaporub não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com asma.

Como usar: a pomada de Vick Vaporub pode ser usada aplicando um pouco da pomada no pescoço até 3 vezes por dia, pois os vapores liberados pela pomada quando inalados ajudam a aliviar a congestão nasal. Não aplicar a pomada no rosto ou nas narinas.

Outra opção para usar a pomada é colocar 2 colheres de chá em uma vasilha com 500 mL de água quente e inalar o vapor formado por cerca de 10 a 15 minutos. Não usar água fervendo, e ter o cuidado para não aproximar muito o rosto da solução para evitar queimaduras com o vapor.

Já o bastão inalador de Vick Vaporub deve ser usado posicionando o bastão próximo à uma narina, mantendo a outra narina tapada, e inspirar o vapor do bastão. Não se deve inserir o bastão dentro das narinas. Pode-se usar o bastão inalador de Vick Vaporub até 20 vezes por dia. Veja outras formas de usar o Vick Vaporub

6. Budesonida

A budesonida é um corticoide na forma de spray nasal indicado para para rinite alérgica e não alérgica e tratamento de pólipos nasais, pois reduz a inflamação, aliviando a sensação de nariz escorrendo ou entupido. Confira outros remédios indicados para a rinite alérgica.

Esse remédio pode ser encontrado como genérico "budesonida" ou com o s nomes comerciais Noex ou Inalajet, por exemplo.

A budesonida não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos. Além disso deve ser usada com cautela em pessoas que tenham glaucoma, catarata, cirrose no fígado, osteoporose ou úlcera no estômago ou intestino.

Durante a gravidez e amamentação, a budesonida só deve ser usada se indicada pelo médico.

Como usar: a budesonida spray deve ser usada por via nasal, sendo importante assoar o nariz suavemente antes de fazer a aplicação nasal. As doses recomendadas para adultos e crianças com mais de 6 anos variam de acordo com a indicação médica, sendo que a dose total recomendada pode ser usada 1 vez por dia ou dividida em 2 doses. É importante agitar o frasco antes do uso. Veja como usar a budesonida corretamente.

7. Cromoglicato dissódico

O cromoglicato dissódico é um remédio indicado para prevenir ou tratar a rinite alérgica pois tem ação antialérgica e anti-inflamatória, que ajuda a aliviar os sintomas de nariz entupido ou escorrendo.

Geralmente, esse remédio demora de 2 a 4 semanas para ter o efeito máximo esperado, por isso é usado continuamente.

O cromoglicato dissódico é encontrado na forma de spray nasal, com o nome comercial Rilan, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo contraindicado durante a gravidez ou amamentação.

Como usar: para adultos ou crianças com mais de 12 anos a dose recomendada é de 2 aplicações em cada narina, 4 a 6 vezes por dia, conforme indicação do otorrinolaringologista. No caso de crianças com mais de 2 anos, é recomendada 1 aplicação em cada narina, 4 a 6 vezes por dia, ou conforme orientado pelo pediatra.

8. Cloridrato azelastina

O cloridrato de azelastina é um remédio para desentupir o nariz indicado para aliviar a sensação de nariz entupido ou escorrendo, coceira no nariz ou espirros constantes, causados pela rinite alérgica sazonal ou crônica.

Esse remédio é encontrado em associação com o propionato de fluticasona, com o nome comercial Dymista, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos.

O cloridrato de azelastina + propionato de fluticasona não deve ser usado por pessoas com doença hepática grave, mulheres grávidas, lactantes ou pessoas que usa o remédio ritonavir.

Como usar: assoar o nariz e aplicar um jato do spray em cada narina, 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Após a sua utilização, o aplicador e a tampa devem ser lavados em água e deixar secar ao ar livre, antes de colocar no frasco novamente.

9. Montelucaste

O montelucaste de sódio é um remédio para desentupir o nariz que age diminuindo a inflamação da mucosa nasal, aliviando os sintomas da rinite alérgica, como obstrução nasal, espirros, coceira e nariz entupido ou escorrendo.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimido ou granulado, com os nomes comerciais Montelair, Ária ou Piemonte, por exemplo, e não devem ser usados na gravidez ou amamentação, a menos que indicado pelo médico.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos ou adolescentes a partir dos 15 anos é de 1 comprimido de 10 mg de montelucaste, 1 vez por dia, de preferência sempre no mesmo horário. Veja também como usar o granulado de montelucaste para crianças.

Remédio para desentupir nariz de bebê

O remédio para desentupir nariz de bebê mais recomendado pelos pediatras é a solução salina de cloreto de sódio 0,9%, pois não tem substâncias vasoconstritoras e nem conservantes, que são contraindicados para crianças com menos de 6 anos.

A solução de cloreto de sódio 0,9% ajuda a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos da mucosa nasal, além de auxiliar na higiene nasal, pois fluidifica a secreção nasal, aliviando a sensação de nariz entupido e escorrendo. Saiba como usar o soro fisiológico para limpeza nasal do bebê.

Alguns exemplos de soluções salinas que podem ser utilizadas para lavagem nasal são Rinosoro Jet infantil, Sorine infantil, Nasoar infantil ou Maresis baby, por exemplo.

Remédio caseiro para desentupir nariz

Alguns remédios caseiros para desentupir o nariz, como a lavagem nasal com solução salina caseira, fazer inalação de vapor de eucalipto ou tomar chás mornos, ajudam a deixar o catarro mais líquido facilitando sua eliminação e aliviando a sensação de nariz entupido ou escorrendo.

No entanto, esses remédios caseiros não substituem os remédios indicados pelo médico, podendo complementar o tratamento de acordo com a causa do nariz entupido. Veja todas as opções de remédios caseiros para desentupir o nariz.