Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nariz entupido na gravidez: principais causas e o que fazer

O nariz entupido na gravidez é uma situação comum, principalmente entre o 2º e 3º trimestre de gestação, e acontece na maioria dos casos devido às alterações hormonais comuns desse período, o que favorece a maior produção e acúmulo de secreções.

Na maioria dos casos essa situação melhora após o parto, no entanto é interessante que a mulher adote alguma práticas caseiras que ajudem a eliminar o excesso de muco, promovendo o alívio dos sintomas. Assim, pode ser interessante tomar banho com água quente, fazer inalação de vapor de água e lavar o nariz com soro fisiológico, por exemplo.

Nariz entupido na gravidez: principais causas e o que fazer

Principais causas

A principal causa de nariz entupido na gravidez é a rinite gestacional, que normalmente acontece entre o 2º e 3º trimestre de gestação e é consequência do aumento dos níveis de estrogênio nesse período. Assim, devido às alterações hormonais, é possível que haja aumento do volume de sangue e dilatação das veias presentes no nariz, o que favorece a maior produção e acúmulo de muco, deixando o nariz entupido.

Além disso, o nariz entupido na gravidez pode também acontecer como consequência de infecções respiratórias, como gripes ou resfriados, sinusite ou rinite alérgica.

Independentemente da causa, é importante que sejam tomadas algumas atitudes para diminuir a congestão nasal e o desconforto, podendo ser indicado pelo obstetra o uso de descongestionantes nasais ou tratamentos naturais. Além disso, é importante iniciar o tratamento adequado para diminuir o risco de complicações devido às alterações relacionadas com a circulação de oxigênio, como hipertensão materna, pré-eclâmpsia e alteração no crescimento intrauterino, por exemplo.

O que fazer

O nariz entupido na gravidez normalmente melhora após o parto, no entanto para aliviar o desconforto e prevenir complicações, o médico pode indicar algumas medidas caseiras e naturais para deixar as secreções mais fluidas e facilitar a sua eliminação, sendo algumas:

  • Tomar um banho com água quente, assoando e lavando o nariz durante o banho;
  • Lavar o nariz com soro fisiológico, usando um lavador nasal que pode-se comprar em farmácias ou drogarias;
  • Fazer inalação de vapor de água, usando uma bacia com água quente;
  • Beber cerca de 1,5 L de água por dia;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C para fortalecer o sistema imune, como goiaba, brócolis, laranja ou morango;
  • Colocar várias almofadas ou um calço na cama para ficar com a cabeça mais elevada quando estiver deitada.

Além disso, a mulher também pode fazer uso de um umidificador de ar, pois ao aumentar a umidade do ar, facilita a respiração e ajuda o nariz a desentupir. Uma opção caseira para umidificar o ar é colocar uma bacia de água quente ou uma toalha molhada no quarto ou na sala. Veja outras dicas caseiras para desentupir o nariz.

Conheça outras opções para desentupir o nariz vendo o nosso vídeo com receitas de remédios caseiros: 

Grávida pode usar spray nasal?

O uso de sprays nasais só deve ser feito quando o médico que acompanha a gravidez indicar, isso porque alguns sprays nasais podem, além de causar dependência, interferir no desenvolvimento do bebê.

Assim, antes de fazer uso de descongestionante, é importante consultar o médico para que possa ser indicado o spray nasal mais adequado, que na maioria dos casos é o Sorine ou o Neosoro, e o modo de uso.

Bibliografia >

  • CAPARROZA, Fábio A.; GREGORIOA, Luciano L.; BONGIOVANNIA, Giuliano; IZUA, Suemy C.; KOSUG, Eduardo M. Rhinitis and pregnancy: literature review. Braz J Otorhinolaryngol. Vol 82. 1 ed; 105-111, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem