Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desvio do septo nasal: o que é, sintomas e cirurgia

O desvio de septo corresponde à alteração do posicionamento da parede que separa as narinas, o septo, que pode ocorrer devido a pancadas no nariz, inflamações locais ou já estar presente desde o nascimento, o que causa principalmente dificuldade em respirar corretamente.

Dessa forma, as pessoas que possuem um desvio de septo devem consultar um otorrinolaringologista, caso esse desvio esteja atrapalhando o processo respiratório e a qualidade de vida da pessoa, sendo então avaliada a necessidade de correção cirúrgica do problema. A cirurgia para desvio de septo é conhecida como septoplastia, é feita sob anestesia local ou geral e dura cerca de 2 horas.

Desvio do septo nasal: o que é, sintomas e cirurgia

Principais sintomas

Os sintomas do desvio de septo surgem quando há alteração no processo de respiração, levando ao aparecimento de alguns sintomas, sendo os principais:

  • Dificuldade de respirar pelo nariz;
  • Dor de cabeça ou no rosto;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Nariz entupido;
  • Ronco;
  • Cansaço excessivo;
  • Apneia de sono.

Nos casos congênitos, ou seja, nos casos em que a pessoa já nasce com o desvio de septo, normalmente não são identificados sinais ou sintomas e, por isso, não é necessário tratamento.

Cirurgia de desvio de septo

A septoplastia, que é a cirurgia para corrigir o desvio de septo, é recomendada pelo otorrino quando o desvio é muito grande e compromete a respiração da pessoa. Normalmente esse procedimento é feito depois do final da adolescência, já que é o momento em que os ossos do rosto param de crescer.

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em realizar um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele. Durante a cirurgia o médico faz uso de um pequeno aparelho com uma câmera para analisar melhor a estrutura óssea do nariz da pessoa para tornar o procedimento menos invasivo possível.

A cirurgia dura em média 2 horas e a pessoa pode ter alta no mesmo dia, dependendo da hora que foi feita a cirurgia, ou no dia seguinte.

Cuidados após a cirurgia

A recuperação da cirurgia para desvio do septo demora cerca de 1 semana e durante esse período é importante tomar alguns cuidados, como evitar a exposição solar, para evitar o aparecimento de manchas, evitar usar óculos, trocar o curativo de acordo com a recomendação da equipe de enfermagem e fazer uso de antibióticos recomendados pelo médico para evitar a ocorrência de infecções durante o processo de cicatrização.

É recomendado também voltar ao médico após 7 dias para que seja feita a avaliação do nariz e do processo de cicatrização.

Bibliografia >

  • Palmer, James. Atlas de cirurgia endoscopica nasossinusal e da base do crânio . 1 ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2014. p. 3-9.
  • SEMINÁRIOS DA DISCIPLINA DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO . Septoplastia e Turbinectomia . Disponível em: <http://www.otorrinousp.org.br/imageBank/seminarios/seminario_67.pdf>. Acesso em 18 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem