12 dicas para melhorar da gripe mais rápido

Atualizado em março 2024
Evidência científica

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza, que gera sintomas como dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo, que podem ser muito desconfortáveis e interferir no dia-a-dia.

O tratamento para a gripe normalmente é feito em casa com repouso e hidratação adequada, mas também pode incluir o uso de alguns remédios para aliviar o desconforto, desde que indicados por um médico. Confira uma lista dos principais remédios usados para tratar a gripe.

Além disso, em casa é possível ter alguns cuidados para acelerar a recuperação e ajudar a combater a gripe, como fazer gargarejos com água morna e sal, ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 5

Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido.

1. Ficar de repouso

Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença.

Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.

2. Beber muitos líquidos

Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Saiba identificar os sintomas de desidratação.

Além do mais, os líquidos, como sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas, podem proporcionar os nutrientes necessários quando a pessoa não consegue comer.

3. Usar remédios apenas com orientação

Caso existam muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como paracetamol ou ibuprofeno, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

Mas idealmente, estes medicamentos só devem ser usados com orientação de um médico. Conheça os principais remédios para gripe.

4. Fazer gargarejos com água e sal

Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e inflamação da garganta que podem acontecer na gripe, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes.

5. Aumentar a umidade

Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo, ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo.

6. Usar bolsa de água quente

Em alguns casos, pode haver também dor muscular, por isso, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto muscular, pois ajuda a relaxar os músculos devido à vasodilatação que provoca.

7. Lavagem nasal com soro

Fazer lavagem nasal com soro ajuda na eliminação de secreção do nariz, que fica aumentada na gripe e resfriado, e reduz o desconforto na região, evitando dor de cabeça, a sensação de nariz entupido e o desenvolvimento de sinusite.

8. Beber chás para gripe

Beber um chá para gripe, como o chá de anis estrelado ou o chá de limão com mel, ajuda a fortalecer o sistema imunológico ou a eliminar o vírus da gripe, por exemplo.

Além disso, esses chás ajudam a hidratar o corpo e evitar a desidratação. Saiba como preparar os chás para gripe.

Leia também: 8 chás de alho para gripe (e como fazer)tuasaude.com/cha-de-alho-para-gripe

9. Tomar banho morno

O banho morno ajuda a aliviar a dor no corpo e o mal estar causados pela gripe.

Além disso, o vapor da água do banho ajuda a umidificar e diminuir a irritação das vias respiratórias, deixando o catarro mais líquido e mais fácil de eliminar, e desta forma, ajuda a aliviar o nariz entupido e a tosse.

10. Consumir alimentos com vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, têm ação antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico a combater o vírus da gripe, aliviando os sintomas mais rapidamente.

Desta forma, é recomendado aumentar o consumo desses alimentos, sejam frescos ou em forma de sucos, por exemplo. Confira a lista completa de alimentos ricos em vitamina C.

Leia também: 3 chás de laranja para gripe e resfriadotuasaude.com/cha-de-laranja-para-gripe

11. Tomar xaropes caseiros para gripe

Tomar um xarope caseiro para gripe, como o xarope de cebola e alho, ou o xarope de gengibre com limão, mel e própolis, ajuda a aliviar os sintomas da gripe.

Além disso, esses xaropes têm ação anti-inflamatória e antioxidante que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, acelerando a recuperação. Veja como preparar os xaropes caseiros para gripe.

12. Comer alimentos bons para gripe

Os alimentos bons para gripe ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois são ricos em vitamina C e A, flavonoides, curcumina ou alicina com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Desta forma, é recomendado aumentar o consumo de alimentos como cúrcuma, gengibre, alho ou laranja, por exemplo. Confira os principais alimentos bons para gripe.

Confira no vídeo a seguir como preparar um ótimo remédio caseiro para combater o vírus da gripe:

Vídeos relacionados