O catarro transparente pode ser causado por inflamações do sistema respiratório, como nos casos de rinite alérgica, doença pulmonar obstrutiva crônica, gripe e resfriado, e bronquite.
Além do catarro transparente, outros sintomas que também podem acompanhar essa condição incluem febre, coceira no nariz, olhos e garganta, perda de peso e dor de cabeça, por exemplo. Conheça melhor o que significa cada cor do catarro.
Na presença de catarro transparente persistente e/ou acompanhado de outros sintomas, é aconselhado consultar o clínico geral ou pneumologista, para identificar a causa e indicar o tratamento adequado, que inclui o uso de medicamentos, sessões de fisioterapia e sprays nasais.
Causas de catarro transparente
As principais causas de catarro transparente são:
1. Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que acontece após o contato com substâncias como poeira, pólen ou algumas plantas, causando coriza, ou catarro transparente, olhos e nariz vermelhos, e coceira no nariz, olhos e garganta. Conheça todos os sintomas da rinite alérgica.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo alergologista, conforme a intensidade e a frequência dos sintomas. Nos casos leves e moderados, é recomendado o afastamento das substâncias alérgicas.
Já nos casos mais graves, o médico também pode prescrever remédios, como soluções salinas em gotas ou spray e comprimidos de anti-histamínicos, como desloratadina, bilastina e cetirizina. Veja os remédios indicados para rinite alérgica.
2. Doença pulmonar obstrutiva crônica
O catarro transparente, branco, amarelo ou esverdeado, além de tosse constante, perda de peso e respiração rápida e ofegante, são sintomas característicos da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Conheça melhor o que é e os sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica.
O que fazer: parar de fumar, fazer sessões de fisioterapia respiratória e usar remédios, como broncodilatadores, corticoides, mucolíticos e antibióticos, são alguns dos tratamentos que o médico pode indicar no tratamento da DPOC.
3. Gripe e resfriado
A gripe e o resfriado são infecções virais que podem causar o surgimento de sintomas, como tosse com catarro transparente, febre, espirros, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular e nariz entupido.
O que fazer: o tratamento da gripe e do resfriado pode ser feito com medicamentos antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno ou dipirona, que devem ser indicados pelo médico.
Já o chá de gengibre e limão, chá verde e chá de alho com limão, são boas opções de remédios caseiros para ajudar a aliviar os sintomas da gripe e do resfriado.
Leia também: Gripe ou resfriado: qual a diferença? tuasaude.com/diferenca-entre-gripe-e-resfriado4. Bronquite
A bronquite é a inflamação dos brônquios nos pulmões, causando sintomas como tosse seca ou com catarro transparente, amarelo ou verde, chiado no peito, febre e falta de ar.
A bronquite pode ser causada por infecções respiratórias, como resfriado, gripe, COVID-19, tabagismo, exposição a poeira, pólen ou poluição do ar, por exemplo.
O que fazer: o médico poderá indicar o uso de medicamentos, como acetilcisteína, ambroxol e ibuprofeno, além de sessões de fisioterapia e, em alguns casos, a oxigenoterapia.
Além disso, alguns remédios caseiros, como chá de guaco, xarope de agrião com abacaxi e chá de gengibre, também podem ser indicados para complementar o tratamento da bronquite.
Leia também: Bronquite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/bronquite5. Asma
O catarro transparente é um possível sintomas da asma, porque esta condição pode provocar o aumento da produção de muco.
Outros sintomas da asma incluem falta de ar, tosse, principalmente à noite, chiado no peito ao respirar, cansaço excessivo e batimentos cardíacos acelerados.
O que fazer: a budesonida, o formoterol e o montelucaste, são remédios que podem ser indicados pelo médico para diminuir a inflamação, facilitar a entrada de ar nos pulmões e a respiração, evitando as crises e aliviando os sintomas da asma.
Leia também: 8 principais remédios para asma (para controle e crises de asma) tuasaude.com/remedio-para-asma6. Rinite gustativa
A rinite gustativa é uma condição causada pela ingestão de alimentos quentes ou de sabor forte, como pimenta, alho, gengibre e curry, provocando sintomas como espirros, catarro transparente ou nariz entupido.
O que fazer: é aconselhado evitar os alimentos que causam os sintomas da rinite gustativa. Além disso, o médico também pode indicar o uso de medicamentos como sprays nasais, soluções salinas e descongestionantes.
7. Exposição a substâncias irritantes
A exposição a substâncias irritantes, como a fumaça do cigarro ou poluição, podem causar irritação na garganta e inflamação, provocando o aumento da produção de catarro transparente na garganta.
Além disso, outros sintomas que também podem surgir são pigarro, coceira ou dor na garganta.
O que fazer: é aconselhado evitar a exposição às substâncias que provocam irritação na garganta. O médico também poderá indicar a realização de gargarejos à base de água e sal.
8. Refluxo gastroesofágico
O catarro transparente na garganta e o pigarro é um dos sintomas do refluxo gastroesofágico, uma condição onde acontece o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago.
Além disso, o refluxo gastroesofágico também pode causar sensação de estômago cheio e pesado, sensação de queimação no estômago e/ ou na garganta, arrotos e gosto desagradável na boca.
O que fazer: perder peso e evitar deitar logo após as refeições, o uso de remédios para reduzir a acidez no estômago, como omeprazol e pantoprazol, e, em casos mais graves, a cirurgia, são os principais tratamentos indicados pelo médico.
Leia também: Tratamento para refluxo: dieta, medicamentos, cirurgia (e mais) tuasaude.com/tratamento-para-refluxoCatarro transparente gelatinoso
O catarro transparente gelatinoso pode estar presente em situações como rinite alérgica, gripe, resfriado ou ainda por exposição a substâncias irritantes.
Bebê com catarro transparente
Assim como nos adultos, o catarro transparente no bebê pode ser causado principalmente por gripes e resfriados, mas também pode surgir em casos de rinite alérgica.
Leia também: Rinite em bebê: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/rinite-no-bebe