8 sintomas de rinite alérgica e o que fazer

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
dezembro 2021

Os sintomas de rinite alérgica costumam surgir assim que se entra em contato com alguma substância alergênica, como poeira, pólen, perfume ou pelo de animais, por exemplo, o que causa irritação e inflamação da mucosa do nariz, resultando no aparecimento dos sintomas. Os principais sintomas de rinite alérgica são:

  1. Coceira no nariz, olhos e boca;
  2. Olhos e nariz avermelhados;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dor de cabeça;
  5. Olhos inchados;
  6. Tosse seca;
  7. Espirros;
  8. Coriza.

Quando estes sintomas surgem é importante consultar um clínico geral ou alergologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com o agente responsável pelos sintomas, pois assim é possível evitar complicações como otite, problemas de sono ou desenvolvimento de sinusite crônica. Conheça mais sobre a rinite alérgica.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinite alérgica é feito por meio do relato do paciente para o clínico geral, que o orientará para o tratamento adequado.

No entanto, nos casos graves, ou seja, quando a reação alérgica atrapalha a vida da pessoa, com longas crises de espirros que podem gerar dor de cabeça recorrente ou fraqueza, por exemplo, o clínico geral poderá encaminhar o caso para um alergologista, médico especialista em alergias, que por meio de exames laboratoriais, identificará qual as substâncias responsáveis por causar a rinite alérgica.

Um dos exames que pode ser feito é o teste cutâneo de leitura imediata, em que a pessoa é exposta a pequenas quantidades de substâncias alérgicas na pele, podendo ser no braço ou costas, que ficaram vermelhos e irritados se aquela for uma das substâncias que causam irritação. Veja como é feito o teste de alergia.

Outro exame que pode ser feito é o teste de radioalergosorbente (RAST), um tipo de exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos chamados de IgE, que estão altos quando a pessoa tem a reação alérgica.

O que fazer para aliviar os sintomas

Para aliviar os sintomas de rinite alérgica, é importante identificar e afastar o agente responsável pela alergia, além de também poder ser indicado pelo médico o uso de remédios anti-histamínicos, que ajudam a aliviar os sintomas. Conheça os remédios para rinite alérgica.

Além disso, é importante que seja removida toda poeira das superfícies, que o ambiente seja bem arejado, evitar o uso de tapetes em casa, usar perfume de cheiro mais neutro e máscaras durante a limpeza da casa, pois assim é possível evitar novas crises de rinite alérgica.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • NHS. Allergic rhinitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/allergic-rhinitis/>. Acesso em 27 ago 2020
  • BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY. IV Brazilian Consensus on Rhinitis - an update on allergic rhinitis. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942018000100003>. Acesso em 27 ago 2020
Mostrar bibliografia completa
  • JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA. Rinite alérgica: aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400008>. Acesso em 27 ago 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.