9 sintomas de rinite alérgica (e o que fazer)

Atualizado em fevereiro 2024

Os principais sintomas de rinite são coceira no nariz, olhos e boca, espirros frequentes, tosse seca, coriza, dor de cabeça, olhos avermelhados e inchados.

Os sintomas de rinite alérgica costumam surgir assim que se entra em contato com alguma substância alergênica, como poeira, pólen, perfume ou pelo de animais, por exemplo, o que causa irritação e inflamação da mucosa do nariz, resultando no aparecimento dos sintomas.

Na presença de sintomas de rinite, é importante consultar um clínico geral ou alergologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com o agente responsável pelos sintomas, pois assim é possível evitar complicações como otite, problemas de sono ou desenvolvimento de sinusite crônica. Conheça mais sobre a rinite alérgica.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de rinite alérgica são:

  1. Coceira no nariz, olhos e boca;
  2. Olhos e nariz avermelhados;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dor de cabeça;
  5. Olhos inchados;
  6. Tosse seca;
  7. Espirros;
  8. Coriza;
  9. Secreção nasal, que pode ou não ter sangue.

Além disso, também pode surgir pigarro na garganta, devido a irritação na garganta e vias aéreas causadas pelo excesso de secreção. Veja outras causas do pigarro na garganta

Os sintomas de rinite alérgica surgem assim que se entra em contato com agente responsável pelos sintomas, sendo bastante desconfortáveis.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinite alérgica é feito por meio do relato do paciente para o clínico geral, que o orientará para o tratamento adequado.

No entanto, nos casos graves, ou seja, quando a reação alérgica atrapalha a vida da pessoa, com longas crises de espirros que podem gerar dor de cabeça recorrente ou fraqueza, por exemplo, o clínico geral poderá encaminhar o caso para um alergologista, médico especialista em alergias, que por meio de exames laboratoriais, identificará qual as substâncias responsáveis por causar a rinite alérgica.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a possibilidade de rinite:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Alergologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Um dos exames que pode ser feito é o teste cutâneo de leitura imediata, em que a pessoa é exposta a pequenas quantidades de substâncias alérgicas na pele, podendo ser no braço ou costas, que ficaram vermelhos e irritados se aquela for uma das substâncias que causam irritação. Veja como é feito o teste de alergia.

Outro exame que pode ser feito é o teste de radioalergosorbente (RAST), um tipo de exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos chamados de IgE, que estão altos quando a pessoa tem a reação alérgica.

Possíveis causas

A rinite alérgica ocorre devido a uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias alérgenas alérgenas, o que faz com que o corpo libere substâncias, como a histamina, que provocam a obstrução da camada interna do nariz, inflamação e excesso de muco.

Alguns alérgenos comuns são pólen, partículas de poeira, esporos ou pêlos de animais, por exemplo.

O que fazer para aliviar os sintomas

Para aliviar os sintomas de rinite alérgica, é importante identificar e afastar o agente responsável pela alergia, além de também poder ser indicado pelo médico o uso de remédios anti-histamínicos, que ajudam a aliviar os sintomas. Conheça os remédios para rinite alérgica.

Além disso, é importante que seja removida toda poeira das superfícies, que o ambiente seja bem arejado, evitar o uso de tapetes em casa, usar perfume de cheiro mais neutro e máscaras durante a limpeza da casa, pois assim é possível evitar novas crises de rinite alérgica.