Problemas de vista: 11 sintomas de alterações na visão

Sensação de vista cansada, sensibilidade à luz, lacrimejamento e coceira nos olhos, são alguns sintomas que podem ser indicativos de problema de vista, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, especialmente quando se mantêm por vários dias seguidos.

Quando surgem, estes sintomas devem ser avaliados por um oftalmologista, de forma a confirmar se existe algum problema de visão e iniciar o tratamento mais adequado, aliviando o desconforto.

O tratamento para os problemas de visão varia de acordo com o problema diagnosticado, podendo ser indicado o uso de colírios, nos casos mais simples, ou cirurgia para correção da visão nos casos mais graves.

Problemas de vista: 11 sintomas de alterações na visão

Principais sintomas de problemas de vista

Os sintomas de problemas de visão são mais comuns em pessoas que possuem histórico na família de doenças oculares, e podem incluir:

  1. Lacrimejamento em excesso;
  2. Hipersensibilidade à luz;
  3. Sensação de vista cansada;
  4. Dificuldade para enxergar à noite;
  5. Dor de cabeça frequente;
  6. Vermelhidão e dor nos olhos;
  7. Coceira nos olhos;
  8. Visualização de imagens duplicadas;
  9. Necessidade de fechar os olhos para enxergar os objetos focados;
  10. Desvio dos olhos para o nariz ou para fora;
  11. Necessidade de esfregar os olhos várias vezes por dia.

Sempre que surgirem alguns destes sintomas é recomendado consultar um oftalmologista para que sejam feitos exames específicos para diagnosticar a alteração da visão e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o exame de vista.

Tratamento para problemas de visão

O tratamento para problemas de visão depende do tipo de alteração na visão, sendo que o mais comum é a utilização de lentes ou óculos para corrigir o grau. Além disso, em casos mais simples, como uma inflamação do olho, por exemplo, o oftalmologista pode indicar a utilização de colírios para solucionar o problema.

Além disso, em alguns casos, também é possível optar pela cirurgia para corrigir as alterações físicas do olho e melhorar a visão, como é o caso do Lasik, que é uma técnica cirúrgica em que se utiliza um laser. Saiba mais sobre a cirurgia e como é feita a recuperação.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: