Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

11 sintomas de problemas de vista

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
novembro 2022

Sensação de vista cansada, sensibilidade à luz, lacrimejamento e coceira nos olhos, são alguns sintomas que podem ser indicativos de problema de vista, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, por exemplo, especialmente quando se mantêm por vários dias seguidos.

É importante que os sintomas sejam avaliados pelo  oftalmologista para confirmar se existe algum problema de visão e iniciar o tratamento mais adequado, aliviando o desconforto.

O tratamento para os problemas de visão varia de acordo com o problema diagnosticado, podendo ser indicado o uso de colírios, nos casos mais simples, ou cirurgia para correção da visão nos casos mais graves.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas de problemas de vista

Os principais sintomas de problemas de vista são:

  1. Lacrimejamento em excesso;
  2. Hipersensibilidade à luz;
  3. Sensação de vista cansada;
  4. Dificuldade para enxergar à noite;
  5. Dor de cabeça frequente;
  6. Vermelhidão e dor nos olhos;
  7. Coceira nos olhos;
  8. Visualização de imagens duplicadas;
  9. Necessidade de fechar os olhos para enxergar os objetos focados;
  10. Desvio dos olhos para o nariz ou para fora;
  11. Necessidade de esfregar os olhos várias vezes por dia.

Sempre que surgirem alguns destes sintomas é recomendado consultar um oftalmologista para que sejam feitos exames específicos para diagnosticar a alteração da visão e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o exame de vista.

Possíveis causas

As principais causas de problemas de vista são:

1. Miopia

A miopia é a dificuldade de enxergar objetos distantes e, quando não corrigida, pode causar sintomas como dor de cabeça frequente, sensação de vista cansada e necessidade de fechar um pouco os olhos para enxergar os objetos. Entenda melhor o que é miopia.

2. Astigmatismo

O astigmatismo é uma anormalidade da passagem da luz dentro dos olhos normalmente causada por uma alteração no formato da córnea, provocando sintomas como visão embaçada e a sensação de vista cansada. Saiba como identificar o astigmatismo.

3. Hipermetropia

A hipermetropia é quando existe dificuldade para enxergar objetos mais próximos, além de também poder causar a sensação de vista cansada, visão embaçada e dor de cabeça frequente quando não tratada. Confira mais sintomas de hipermetropia.

4. Presbiopia

A presbiopia é a perda da capacidade de enxergar objetos nitidamente, que normalmente se desenvolve em pessoas mais velhas devido ao um enrijecimento do cristalino, uma parte do olho responsável por dar foco às imagens. Entenda melhor o que é presbiopia.

Além de dificuldade de leitura, pode causar sintomas como sensação de vista cansada, dor de cabeça e dificuldade para enxergar à noite. 

5. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação dos olhos, que normalmente é causada por microrganismos como bactérias e vírus, provocando sintomas como vermelhidão nos olhos, coceira e lacrimejamento em excesso. Veja como identificar os sintomas de conjuntivite.

6. Catarata

A catarata é quando o cristalino, que normalmente é translúcido, lentamente se torna opaco, dificultando a passagem da luz para dentro dos olhos, normalmente causando visão embaçada, brilhos e círculos luminosos na visão. Confira mais sintomas de catarata.

Tratamento para problemas de visão

O tratamento para problemas de vista depende do tipo de alteração na visão, sendo que o mais comum é a utilização de lentes ou óculos para corrigir o grau. Em casos mais simples, como uma inflamação do olho, por exemplo, o oftalmologista pode indicar a utilização de colírios para solucionar o problema. Veja como tratar os problemas de vista mais comuns.

Além disso, em alguns casos, também é possível optar pela cirurgia para corrigir alterações específicas do olho e melhorar a visão.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Hyperopia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560716/>. Acesso em 25 nov 2022
  • STATPEARLS. Presbyopia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK560568/>. Acesso em 25 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • Alfonso, Susana A; FAWLEY, Jonie D; LU, Xiaoqin A. Conjunctivitis. Prim Care. Vol.42, n.3. 325-345, 2015
  • LIU, Yu-Chi et al. Cataracts. Lancet. Vol.390, n.10094. 600-612, 2017
  • STATPEARLS. Myopia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK580529/>. Acesso em 25 nov 2022
  • SCHIEFER, Ulrich et al. Refractive errors. Dtsch Arztebl Int. Vol.113, n.41. 693–702, 2022
  • VISION TECHNICIAN – CLASS XI. Common Eye Problems. Disponível em: <https://ncert.nic.in/vocational/pdf/kevt103.pdf>. Acesso em 17 out 2022
  • AMERICAN ASSOCIATION OF OCCUPATIONAL HEALTH NURSES. Eye Disorders. 2017. Disponível em: <https://www.dir.ca.gov/dwc/MTUS/ACOEM_Guidelines/Eye-Disorders-Guideline.pdf>. Acesso em 17 out 2022
  • DÍAZ-MANERA, Jordi; LUNA, Sabina; ROIG, Carles. Ocular ptosis: differential diagnosis and treatment. Current Opinion in Neurology. Vol.31, n.5 . 618-627, 2018
  • KILDUFF, Caroline; LOIS, Charis. Red eyes and red-flags: improving ophthalmic assessment and referral in primary care. BMJ Quality Improvement Reports. Vol.5, n.1. 2016
  • WU, T-Y.; et al. Applications of dynamic visual acuity test in clinical ophthalmology. Int J Ophthalmol. 14. 11; 1771-1778, 2021
  • BELL, A. L.; et al. Childhood eye examination. Am Fam Physician. 88. 4; 241-8, 2013
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878