Caroço no olho: 6 causas (e o que fazer)

O caroço no olho pode ser causado por situações como terçol, calázio, xantelasma ou tumor por exemplo, podendo surgir dentro ou ao redor dos olhos, ou ainda nas pálpebras.

De acordo com as causas do caroço no olho, essa condição também pode ser acompanhada de sintomas, como febre, inchaço, vermelhidão e coceira nos olhos, dificuldade de enxergar ou mancha escura na íris, que é a parte colorida do olho.

Leia também: Coceira nos olhos: 10 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/coceira-nos-olhos

Quando o caroço no olho for persistente e/ou acompanhado de outros sintomas, é recomendado consultar o oftalmologista, para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de colírios, pomadas, medicamentos orais ou, em alguns casos, uma cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser caroço no olho

As principais causas de caroço no olho são:

1. Terçol

O terçol é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas ou sudoríparas na pálpebra, causando o surgimento de sintomas como caroço no olho, inchaço, vermelhidão, coceira, lacrimejamento excessivo, dor ou desconforto. Confira todos os sintomas do terçol.

O que fazer: O tratamento deve ser feito com orientação do oftalmologista, que pode prescrever o uso de antibióticos na forma de comprimidos, colírios ou pomadas oftálmicas.

Além disso, é recomendado também aplicar compressas mornas na pálpebra afetada por 10 a 15 minutos, de 3 ou 4 vezes ao dia, para ajudar a reduzir a inflamação, reduzir a dor e o desconforto, e facilitar a secagem do pus.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Calázio

O calázio é um caroço no olho que pode surgir na região da pálpebra e causar inchaço, vermelhidão ou desconforto no local, lacrimejamento e/ou dificuldade para enxergar.

O que fazer: Geralmente, o tratamento é feito com a aplicação de compressas mornas sobre a pálpebra afetada por 15 minutos, de 2 a 4 vezes ao dia, e uma massagem suave feita no local.

No entanto, quando o calázio é persistente ou piora, o médico pode prescrever uma injeção de corticoides para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

Leia também: Calázio: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/calazio

3. Xantelasma

O caroço no olho pode ser provocado pelo xantelasma, uma condição caracterizada por manchas amareladas salientes sobre as pálpebras ou outras regiões do rosto e corpo.

O xantelasma pode ser provocado por níveis de colesterol "ruim", LDL, muito elevados e cirrose hepática, por exemplo. Entenda melhor as causas do xantelasma.

O que fazer: O tratamento varia conforme o tamanho e a localização das lesões, incluindo a radiofrequência, a aplicação de ácido tricloroacético e o laser, por exemplo.

Além disso, em alguns casos, o médico pode recomendar a cirurgia para retirar os caroços, que pode ser combinada com a remoção do excesso de pele nas pálpebras, ou blefaroplastia.

Leia também: Fiz blefaroplastia e me arrependi, o que eu faço agora? tuasaude.com/medico-responde/fiz-blefaroplastia-e-me-arrependi

4. Tumor

O tumor pode provocar o surgimento de um caroço no olho ou pálpebra, perda total ou parcial da visão, dor no olho ou ao redor, visão embaçada e uma mancha escura na parte colorida do olho, por exemplo.

Leia também: Câncer no olho: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/cancer-no-olho

O que fazer: O tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, que variam conforme o tamanho, o tipo de câncer e o estado de saúde geral da pessoa.

5. Dacriocistite

A dacriocistite é uma inflamação que provoca o acúmulo de lágrimas aumentando as infecções e causando sintomas como caroço contendo líquido no canto do olho, dor, vermelhidão na área do saco lacrimal, lacrimejamento excessivo, conjuntivite e febre.

Essa condição é causada pelo bloqueio do canal lacrimal, que pode surgir devido a traumatismos no nariz, desvios de septo, rinite, pólipos nasais, por exemplo. Saiba todas as causas da dacriocistite.

O que fazer: O oftalmologista geralmente recomenda o uso de colírios anti-inflamatórios antibióticos, para combater o microrganismo presente e/ou aliviar os sintomas.

Além disso, o médico também pode realizar uma cirurgia para tratar a obstrução e evitar novos sintomas.

6. Papiloma conjuntival

O papiloma conjuntival é uma condição que causa o aparecimento de um pequeno caroço, semelhante a uma verruga verruga, na conjuntiva. A conjuntiva é a camada transparente que cobre a parte branca do olho e a parte interna da pálpebra.

Esses papilomas podem afetar a visão, principalmente se a lesão crescer na parte central do olho. Além disso, a pessoa também pode ter a sensação de que há algo no olho ou, em alguns casos, esse caroço pode atrapalhar o fluxo lacrimal e levar à lubrificação insuficiente da córnea.

O que fazer: o tratamento do papiloma conjuntival depende do seu tamanho e localização. Pequenos caroços que não causam desconforto podem simplesmente ser acompanhados pelo médico. Já os papilomas grandes e incômodos podem ser removidos cirurgicamente, muitas vezes usando crioterapia para reduzir o risco de recorrência.

Caroço no canto do olho por dentro

O caroço no canto do olho por dentro pode ser causado por condições como cisto dermoide, terçol, cisto de Moll e tumor, por exemplo.

Leia também: Terçol: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-tersol

Vídeos relacionados