Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que podem ser manchas nas pálpebras

As manchas nas pálpebras de formato arredondado ou oval, pouco elevadas e de cor amarelada são cientificamente chamadas de xantelasma palpebral e podem indicar colesterol alto. Elas são formadas por pequenas porções de gordura e tendem a aparecer ao redor dos olhos, mas também podem surgir em outros locais do corpo como mãos, joelhos e cotovelos.

Geralmente, estas manchas não provocam qualquer problema para a saúde, mas se provocarem alterações estéticas pode ser feita uma pequena cirurgia para retirar as manchas. Porém, como essas manchas podem indicar excesso de colesterol, é aconselhado fazer um exame de sangue para confirmar essa hipótese e iniciar o tratamento adequado.

Xantelasma na pálpebraXantelasma na pálpebra
Xantelasma no cotoveloXantelasma no cotovelo

Quem pode ter xantelasma

Este tipo de manchas é muito raro, mas, quando surge, normalmente afeta pessoas com mais de 40 anos com nível de colesterol ruim elevado, no sangue, e colesterol bom baixo.

Além do colesterol, o xantelasma também pode estar relacionado com problemas no fígado, especialmente cirrose biliar, pois a doença pode causar um aumento repentino dos níveis de colesterol.

Tratamento para xantelasma

As manchas provocadas pelo xantelasma não desaparecem ao longo do tempo e, por isso, é necessário fazer tratamento caso afetem a esttética do rosto. Assim, os principais tratamentos usados são:

  • Uso de medicamentos como Ácido dicloroacético ou Ácido tricloroacético;
  • Remoção cirurgica normal, com laser ou com crioterapia;
  • Eletrocoagulação com agulha elétrica

Estes tratamento geralmente apresentam bons resultados, mas é muito importante consultar um dermatologista para saber qual o tratamento mais indicado para cada tipo de pele, de forma a evitar efeitos secundários como cicatrizes, alterações na cor da pele ou queimaduras, por exemplo.

Caso as manchas estejam sendo provocadas pelo colesterol alto, também se deve consultar um clínico geral e um nutricionista para iniciar o tratamento para baixar os níveis e evitar outros problemas de saúde mais graves como pressão alta, infarto ou insuficiência cardíaca.

Veja algumas dicas simples para começar agora a baixar o colesterol:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...