Dacriocistite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em maio 2023

A dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal, que é o canal que conduz as lágrimas das glândulas em que são produzidas até o canal lacrimal, para que sejam liberadas. Normalmente essa inflamação está relacionada com o bloqueio do canal lacrimal, conhecido como dacrioestenose, que pode acontecer devido a presença de corpos estranhos ou como consequência de doenças.

A dacriocistite pode ser classificada em aguda ou crônica de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser notado vermelhidão no olho, inchaço, febre, em alguns casos, e aumento da temperatura local.

É importante consultar o oftalmologista em caso de suspeita de dacriocistite para que seja feita uma avaliação, confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de colírios adequados.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da dacriocistite são:

  • Aumento da temperatura no local;
  • Vermelhidão;
  • Febre, em alguns casos;
  • Inchaço;
  • Dor;
  • Lacrimejamento.

No caso da dacriocistite crônica, que é quando os sintomas evoluem ao longo do tempo, a inflamação não provoca aumento da temperatura local e nem dor, no entanto pode ser observado acúmulo de secreção próximo ao canal lacrimal obstruído, além de também poder estar associada à conjuntivite.

Causas da dacriocistite

A principal causa da dacriocistite é a obstrução do canal lacrimal, o que pode favorecer a proliferação de bactérias como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus sp., Pneumococcus e Haemophilus influenzae, por exemplo, provocando a inflamação local e o aparecimento dos sintomas.

Essa obstrução pode ser congênita, ou seja, o bebê já pode nascer com o canal lacrimal obstruído, sendo o tratamento realizado logo nos primeiros meses de vida, ou ser adquirida, acontecendo como consequências de pancadas ou fraturas no nariz, pólipos nasais, realização de cirurgias plásticas no rosto ou uso recorrente de colírios para o glaucoma, por exemplo. Saiba mais sobre o bloqueio do canal lacrimal.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da dacriocistite é feito pelo oftalmologista por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa. Em alguns casos, o médico pode realizar a coleta da secreção ocular para que seja enviada para o laboratório e, assim, seja feita a identificação da bactéria, podendo ser indicado o uso de um colírio antibiótico específico.

Consulte o oftalmologista mais próximo para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Oftalmologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Tratamento da dacriocistite

O tratamento para dacriocistite deve ser recomendado pelo oftalmologista e normalmente é feito com o uso de colírios de acordo com a causa. O médico pode indicar o uso de colírios anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e colírios antibióticos, caso seja necessário, para combater o microrganismo presente. Conheça os tipos de colírios que podem ser recomendados pelo médico.

Além disso, no caso da dacriocistite aguda, pode ser recomendada a realização de compressa gelada no olho afetado, pois isso ajuda a reduzir o inchaço e aliviar os sintomas. É importante também manter a boa higienização dos olhos, limpando-os com soro fisiológico, além de evitar colocar o dedo e coçar.

Nos casos mais graves, o oftalmologista pode recomendar a realização de cirurgia para desobstruir o canal lacrimal.