Câncer no olho: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
janeiro 2022

O câncer no olho, na maioria das vezes não causa sinais e nem sintomas aparentes, podendo acontecer em pessoas de qualquer idade. No entanto, o retinoblastoma, por exemplo, é mais comum em crianças até 5 anos, enquanto que o melanoma ocular é mais frequente em pessoas entre 45 e 75 anos e que possuem olhos claros.

Como na maioria dos casos não são notados sintomas, é comum que o diagnóstico só aconteça na fase mais tardia da doença, de forma que o tratamento pode ser mais agressivo, além de poder também haver maior risco de metástase em outros órgãos, como cérebro, pulmão e fígado, por exemplo.

Assim, caso seja notada alteração nos olhos no momento da foto, movimento involuntário dos olhos, estrabismo ou visão borrada, por exemplo, é indicado que o oftalmologista seja consultado, pois assim o diagnóstico consegue ser feito e o tratamento iniciado logo em seguida.

Principais sintomas

Os sinais e sintomas de câncer no olho não são frequentes, mas surgem mais facilmente quando a doença já está em um estágio mais avançado, sendo os principais:

  • Diminuição da capacidade visual, podendo haver perda da visão de um dos olhos;
  • Visão borrada e limitada em um dos olhos;
  • Perda da visão periférica;
  • Alterações na forma da pupila;
  • Surgimento de mancha no olho;
  • Reflexo branco no centro do olho, sendo principalmente notado nas fotos com flash;
  • Mudança na cor do olho;
  • Surgimento de "moscas" na visão ou sensação de relâmpagos de luz.

No caso das crianças pequenas, como não conseguem falar, é possível que a criança coloque muitas vezes a mão no olho e tenha dificuldade para identificar e pegar objetos próximos, por exemplo. Conheça mais sobre o retinoblastoma.

Além disso, nos casos de metástase, é possível também que surjam sintomas que estejam relacionados com o local de espalhamento e proliferação das células cancerosas, podendo haver sintomas pulmonares, cerebrais ou hepáticos, principalmente.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do câncer no olho é feito pelo oftalmologista através de exame oftalmológico de rotina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e exames mais específicos, como retinografia, angiografia, mapeamento de retina e ultrassonografia ocular.

No caso dos recém-nascidos e bebês até 2 anos, pode ser realizado o teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, que tem como objetivo avaliar todas as estruturas do olho, permitindo o diagnóstico de doenças oculares. Entenda como é feito o teste do olhinho.

Caso seja confirmado o diagnóstico, podem ser  também solicitados outros exames com o objetivo de verificar se houve metástase, sendo recomendada a realização de tomografia, ultrassom abdominal, ressonância magnética e exames de sangue para avaliar a função do fígado, como TGO/AST, TGP/ALT e GGT, já que o fígado é o principal local de metástase do melanoma ocular.

Como é feito o tratamento

O tratamento tem como objetivo principal preservar os tecidos oculares e a visão, no entanto o tipo de tratamento depende do tamanho do tumor e da sua localização, além do fato de ter havido ou não metástase.

No caso de tumores pequenos ou médios, normalmente é indicada a realização de radioterapia, quimioterapia ou terapia com laser, no entanto quando o tumor é grande pode ser necessário fazer cirurgia para remoção do tumor e de tecidos próximos.

Em alguns casos pode ser necessária a remoção do olho, sendo esse procedimento chamado de enucleação, no entanto é bastante agressivo e, por isso, só é indicado quando os tratamentos anteriores não tiveram efeito ou quando a chance de metástase é muito grande.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em maio de 2021.

Bibliografia

  • NHS. Retinoblastoma (eye cancer in children). Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/retinoblastoma/>. Acesso em 31 jan 2022
  • CANCER RESEARCH UK. What is retinoblastoma?. Disponível em: <https://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/childrens-cancer/eye-cancer-retinoblastoma/about>. Acesso em 31 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • Brasil, Eduardo Assis et al.. Retinoblastoma: atualização sobre avaliação diagnóstica e tratamento. Acta Médica. Vol.2. 402-415, 2018
  • HOFLING-LIMA, Ana Luisa et al. Manual de Condutas em Oftalmologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2008. 675-676; 1013-1018.
  • HOSPITAL DE OLHOS DE SÃO PAULO. Melanoma ocular tem cura?. Disponível em: <https://hospitaldeolhos.net/dicas/melanoma-ocular-tem-cura/>. Acesso em 31 out 2019
  • INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Tumores Oculares. Disponível em: <https://www.iorj.med.br/tumores-oculares/>. Acesso em 31 out 2019
  • GRUPO SANFIL MEDICINA. Melanoma do olho. Disponível em: <https://www.sanfil.pt/melanoma-do-olho/>. Acesso em 31 out 2019
  • CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Tudo sobre tumores oculares. Disponível em: <http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/tudo-sobre-tumores-oculares.php>. Acesso em 31 out 2019
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878