Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Câncer de boca: o que é, sintomas, causas e prevenção

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno, normalmente diagnosticado pelo dentista, que pode surgir em qualquer estrutura da boca, desde lábios, língua, bochechas e até gengiva. Este tipo de câncer é mais comum após os 50 anos, mas pode surgir em qualquer idade, sendo que é mais frequente em fumantes e pessoas com má higiene bucal.

Os sintomas mais comuns incluem o aparecimento de feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, mas dor em torno de algum dente e mal hálito persistente também podem ser sinais de alerta.

Quando existe suspeita de câncer na boca é muito importante consultar um clínico geral ou um dentista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento precoce, aumentando as chances de cura.

Câncer de boca: o que é, sintomas, causas e prevenção

Principais sinais e sintomas

Os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados. Os sinais e sintomas indicativos de câncer de boca variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, sendo os primeiros sinais:

  • Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
  • Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
  • Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
  • Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Porém, em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para:

  • Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
  • Caroços no pescoço devido ao aumento das ínguas;
  • Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
  • Mau hálito persistente;
  • Perda súbita de peso.

Se estes sinais e sintomas de câncer de boca persistirem por mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para avaliar o problema, fazer os exames necessários e diagnosticar a doença, iniciando o tratamento adequado.

O câncer de boca pode surgir devido ao hábitos da pessoa, como fumar e beber de forma excessiva, além disso, a infecção pelo vírus HPV pode resultar em manifestações orais, aumentando a chance da ocorrência do câncer de boca. A alimentação pobre em vitaminas e minerais e exposição prolongada ao sol também podem favorecer a ocorrência de câncer de boca. Entenda como cada uma destes fatores podem causar câncer bucal

Como é feito o diagnóstico

Na maioria dos casos, o médico é capaz de identificar as lesões do câncer apenas observando a boca, no entanto, é comum pedir uma biópsia de um pedacinho da lesão para identificar se existem células cancerígenas. 

Caso sejam identificadas células tumorais, o médico pode ainda pedir uma tomografia computadorizada para avaliar o grau de desenvolvimento da doença e identificar se existem outros locais afetados, além da boca. Conheça os exames que identificam o câncer.

Câncer de boca: o que é, sintomas, causas e prevenção

O que pode causar câncer de boca 

O câncer de boca pode ser causado por algumas situações comuns como cigarro, que inclui o uso de cachimbo, charuto ou mesmo o ato de mascar fumo, porque a fumaça contém substâncias cancerígenas, como alcatrão, benzopirenos e aminas aromáticas. Além disso o aumento da temperatura na boca facilita uma agressão da mucosa oral, que a torna ainda mais exposta a estas substâncias.  

O excesso de bebidas alcoólicas também está relacionado ao câncer bucal embora não se saiba exatamente qual mecanismo causador, sabe-se que o álcool facilita a entrada dos resíduos do etanol, como os aldeídos, pela mucosa da boca favorecendo as alterações celulares. 

A exposição solar nos lábios, sem proteção apropriada, como batons ou bálsamos com fator de proteção solar, também é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer nos lábios, que é muito comum no Brasil, e que afeta especialmente pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol.

Além disso, a infecção pelo vírus HPV na região da boca também parece aumentar o risco de câncer bucal, e por isso para se proteger desse vírus é necessário o uso da camisinha até mesmo durante o sexo oral. 

A má higiene bucal e o uso de prótese dentária mal adaptada também são fatores que facilitam o desenvolvimento de câncer na boca, mas em menor escala.

Como prevenir o câncer de boca 

Para prevenir o câncer de boca é recomendado evitar todos os fatores de risco, e ter bons hábitos de higiene oral. Para isso é necessário:

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, com escova de dentes e creme dental com flúor;
  • Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais, evitando comer carnes e alimentos processados diariamente; 
  • Usar camisinha em todas as relações sexuais, até mesmo no sexo oral, para evitar a contaminação com o HPV;
  • Não fumar e não ficar muito exposto à fumaça do cigarro;
  • Beber bebidas alcoólicas de forma moderada;
  • Usar batom ou bálsamo labial com fator de proteção solar, principalmente se trabalhar exposto ao sol. 

Além disso, é recomendado tratar precocemente qualquer alteração nos dentes, e seguir todas as orientações do dentista, sendo importante ainda não usar prótese dentária ou aparelho ortodôntico móvel de outra pessoa, porque eles podem causar áreas de maior pressão, que comprometem a mucosa oral, facilitando a entrada de substâncias nocivas. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para câncer de boca pode ser feito através de cirurgia para remover o tumor, radioterapia ou quimioterapia. A escolha do melhor tratamento é feito de acordo com a localização do tumor, gravidade e se o câncer já se espalhou ou não para outras partes do corpo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de câncer.

Bibliografia >

  • CANCER RESEARCH UK. Mouth cancer: How to spot the signs and symptoms and reduce your risk. 2017. Disponível em: <https://publications.cancerresearchuk.org/sites/default/files/publication-files/HM_AP_Mouth_Oct_2015.pdf>. Acesso em 21 Out 2019
  • NHS. Mouth cancer: overview. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/mouth-cancer/>. Acesso em 21 Out 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. What you should know about mouth cancer. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/165331.php#1>. Acesso em 21 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem