Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do câncer de boca

Os sintomas do câncer de boca variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, como por exemplo aparecimento de feridas ou aftas, dor em torno do dente e mal hálito persistente. Os sinais e sintomas podem acometer qualquer lugar da boca, mas são mais frequentemente observados na região posterior da língua, nas bochechas, nas gengivas e no céu da boca.

O câncer de boca é um tipo de tumor, normalmente diagnosticado pelo dentista, e que quando não tratado corretamente, pode ser fatal. Saiba mais sobre o câncer de boca.

Sintomas do câncer de boca

Sinais e sintomas do câncer de boca

Os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados. Os sinais e sintomas indicativos de câncer de boca variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, sendo os primeiros sinais:

  • Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
  • Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
  • Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
  • Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Porém, em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para:

  • Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
  • Caroços no pescoço devido ao aumento das ínguas;
  • Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
  • Mau hálito persistente;
  • Perda súbita de peso.

Se estes sinais e sintomas de câncer de boca persistirem por mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para avaliar o problema, fazer os exames necessários e diagnosticar a doença, iniciando o tratamento adequado.

O câncer de boca pode surgir devido ao hábitos da pessoa, como fumar e beber de forma excessiva, além disso, a infecção pelo vírus HPV pode resultar em manifestações orais, aumentando a chance da ocorrência do câncer de boca. A alimentação pobre em vitaminas e minerais e exposição prolongada ao sol também podem favorecer a ocorrência de câncer de boca. Entenda como cada uma destes fatores podem causar câncer bucal

Como é feito o diagnóstico

Na maioria dos casos, o médico é capaz de identificar as lesões do câncer apenas observando a boca, no entanto, é comum pedir uma biópsia de um pedacinho da lesão para identificar se existem células cancerígenas. 

Caso sejam identificadas células tumorais, o médico pode ainda pedir uma tomografia computadorizada para avaliar o grau de desenvolvimento da doença e identificar se existem outros locais afetados, além da boca. Conheça os exames que identificam o câncer.

Como é feito o tratamento

O tratamento para câncer de boca pode ser feito através de cirurgia para remover o tumor, radioterapia ou quimioterapia. A escolha do melhor tratamento é feito de acordo com a localização do tumor, gravidade e se o câncer já se espalhou ou não para outras partes do corpo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de câncer.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar