Calculadora de consumo diário de água (por peso)

A calculadora de consumo diário de água é uma forma simples e rápida de saber quantos litros de água por dia uma pessoa pode ingerir de acordo com sua idade e peso corporal, sendo que normalmente é recomendado beber entre 25 a 40 mL de água por cada kg de peso.

Para saber qual a quantidade diária de água que deve bebe, insira os seus dados na calculadora:

anos
Erro
kg
Erro

Como é feito o cálculo

O cálculo da quantidade de água que uma pessoa pode ingerir por dia é feito com base no peso corporal e idade da pessoa, sendo que para jovens até os 17 anos é recomendado 40 mL por cada kg e para idosos 25 a 30 mL por cada kg de peso corporal. Veja quantos litros de água é recomendado por idade.

No entanto, a hidratação diária, ou seja, a quantidade de líquidos recomendada para ingerir por dia, também pode ser influenciada por fatores como gênero, altura corporal, gravidez, amamentação, clima, prática de exercícios físicos e estado geral de saúde.

O que pode afetar a quantidade de água recomendada?

Alguns fatores podem aumentar as necessidades de ingestão de água por dia, como:

  • Temperatura altas e baixa umidade do ar;
  • Altitudes altas;
  • Infecções;
  • Febre;
  • Vômitos ou diarreia;
  • Exercícios físicos;
  • Gravidez ou amamentação.

Além disso, em alguns casos, como na insuficiência renal, pode ser indicado beber menos água por dia, uma vez que os rins não funcionam adequadamente para eliminar o excesso de água do corpo, e por isso, para substituir a função do rim é normalmente indicada a hemodiálise ou o transplante renal.

Qual a importância de beber água

Beber água diariamente é importante para manter o corpo hidratado, evitar a prisão de ventre, aumentar o metabolismo corporal, regular a temperatura do corpo, prevenir infecções urinárias, ajudar a eliminar pedras dos rins e evitar a retenção de líquidos, por exemplo.

Além disso, beber água diariamente ajuda a regular a pressão arterial, melhora o desempenho durante os exercícios físicos e evita a desidratação. Saiba identificar os sintomas de desidratação.

Outras bebidas influenciam na quantidade de água por dia?

Outras bebidas, como chás, café, sucos, bebidas esportivas ou energéticos, possuem água na sua composição, o que pode adicionar mais água ao corpo, contribuindo para o balanço hídrico.

Além disso, o consumo de frutas ricas em água, como melancia, melão ou abacaxi, por exemplo, também ajudam a hidratar o corpo. Veja a lista completa de alimentos ricos em água.

Beber muita água faz mal?

Assim como beber pouca água pode causar problemas para a saúde, como a desidratação, beber muita água pode causar intoxicação por água devido ao desequilíbrio de eletrólitos no corpo que são importante para manter as funções musculares, cardíacas e cerebrais. Saiba identificar os sintomas da intoxicação por água.

O ideal é consultar um nutricionista que pode avaliar o estado de saúde geral, os fatores que influenciam nas necessidades diárias de ingestão de água, e assim, indicar quantos litros de água por dia a pessoa pode tomar de forma individualizada.

Marque uma consulta com um nutricionista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender