Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Beber muita água faz mal para a saúde?

Julho 2020

A água é extremamente importante para o corpo humano, pois, além de estar presente em grande quantidade em todas as células do corpo, representando cerca de 60% do peso corporal, também é indispensável para o correto funcionamento de todo o metabolismo.

Embora a falta de água, conhecida como desidratação, seja mais comum e cause vários problemas de saúde, como dor de cabeça intensa e até diminuição dos batimentos cardíacos, o excesso de água também pode afetar a saúde, especialmente pela diluição da quantidade de sódio presente no corpo, gerando uma situação que é conhecida como hiponatremia.

O excesso de água no corpo pode acontecer em pessoas que bebem mais de 1 litro de água por hora, mas também é frequente em atletas de alta intensidade que acabam bebendo muita água durante o treino, mas sem repor a quantidade de minerais que está sendo perdida.

Beber muita água faz mal para a saúde?

Como o excesso de água prejudica a saúde

A presença de água em excesso no corpo é conhecida como "intoxicação por água" e acontece quando o volume de água no organismo é muito grande, causando uma diluição do sódio disponível no corpo. Quando isso acontece, e a quantidade de sódio fica abaixo dos 135 mEq por litro de sangue, a pessoa acaba desenvolvendo um quadro de hiponatremia.

Quanto menor for a quantidade de sódio por litro de sangue, ou seja, quanto mais grave for a hiponatremia, maior o risco de afetar o funcionamento do cérebro e até causar lesões permanentes no tecido cerebral. Isso acontece principalmente pelo inchaço do cérebro, que faz com que as células cerebrais sejam pressionadas contra os ossos do crânio, o que pode resultar em lesões no cérebro.

O excesso de água pode ser ainda mais problemático em pessoas que têm alguma doença cardíaca ou renal, já que o desiquilíbrio de sódio pode afetar o funcionamento cardíaco e o excesso de água pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Sintomas do excesso de água

Quando se bebe água em excesso e se começa a desenvolver hiponatremia, é comum o aparecimento de sintomas neurológicos como:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Falta de energia;
  • Desorientação.

Caso a hiponatremia seja grave, com valores de sódio inferiores a 120 mEq por litro de sangue, podem surgir sinais ainda mais graves como falta de força, visão dupla, dificuldade para respirar, convulsões, coma e até morte.

O que fazer em caso de suspeita

Caso se suspeite de ingestão excessiva de água ou de um quadro de "intoxicação por água" é muito importante ir ao hospital para iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com soro na veia para repor as quantidades de minerais no corpo, especialmente sódio.

Comer um pequeno lanche salgado pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas, como a dor de cabeça ou os enjoos, mas é sempre recomendado consultar um médico, para avaliar a necessidade de um tratamento mais especializado.

Qual a quantidade de água recomendada?

A quantidade de água recomendada por dia varia de acordo com a idade, o peso e até o nível de condicionamento físico de cada pessoa. No entanto, o ideal é que se evite o consumo de mais de 1 litro de água por hora, já que essa parece ser capacidade máxima do rim para eliminar o excesso de água.

Veja melhor qual a quantidade de água diária recomendada por peso.

Bibliografia >

  • GUYTON Arthur, HALL John. Tratado de fisiologia médica. 13º. Brasil: Elsevier, 2017. 314-315.
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 344-345.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem