Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benzoato de benzila: o que é, para que serve e como usar

O benzoato de benzila é um medicamento indicado para o tratamento de sarna, piolhos e lêndeas e está disponível na forma de emulsão líquida ou sabonete em barra para uso tópico.

Este remédio ser encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Miticoçan, Sanasar, Pruridol ou Scabenzil, por exemplo, e pode ser comprado sem receita médica.

No entanto, se os sintomas de coceira ou saliências na pele ou no couro cabeludo não melhorarem, deve-se consultar um clínico geral.

Benzoato de benzila: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

O benzoato de benzila é indicado para o tratamento de piolhos e lêndeas, conhecido cientificamente como pediculose, e para sarna, conhecido cientificamente como escabiose

Como usar

O modo de uso do benzoato de benzila depende da forma de apresentação e do problema a tratar, podendo ser:

1. Emulsão líquida

Para o tratamento de piolhos e lêndeas, deve-se lavar o cabelo normalmente e depois aplicar a emulsão líquida por todo o couro cabeludo, tendo cuidado para não cair nos olhos ou boca, e deixar pelo tempo indicado para cada idade. Além disso, antes de aplicar a emulsão líquida, deve-se diluir o produto. 

  • Crianças até 2 anos: diluir 1 parte do produto para 3 partes de água e deixar atuar por 12 horas. Em crianças com menos de 6 meses o tempo de atuação deve ser de apenas 6 horas; 
  • Crianças entre 2 e 12 anos: diluir 1 parte do produto para 1 parte de água e deixar atuar no cabelo até 24 horas;
  • Adultos: não é necessário diluição e o tempo de atuação deve ser de 24 horas.

Após o tempo de atuação, deve-se retira as lêndeas e os piolhos com um pente fino e lavar os cabelos novamente. A emulsão líquida pode ser usada uma vez ao dia, no máximo por três dias seguidos, para não causar irritação no couro cabeludo.

No tratamento da sarna, a emulsão líquida deve ser aplicada à noite, após o banho, sobre a pele úmida, tendo especial atenção para as regiões entre os dedos, axilas, barriga e nádegas. Deixar a emulsão líquida secar, e fazer nova aplicação da emulsão. Colocar a roupa, sem enxugar o corpo. Esta emulsão deve ser removida no banho na manhã seguinte. É importante cuidados com a roupa do corpo e de cama, que devem ser trocadas, lavadas e passadas no ferro. A emulsão líquida pode ser aplicada somente 1 vez ao dia.

O benzoato de benzila não deve ser usado sobre a pele com hidratantes ou óleos corporais, ou shampoo ou condicionador nos cabelos, devendo ser retirados antes do uso.

2. Sabonete em barra

O benzoato de benzila sabonete em barra para o tratamento de piolhos e lêndeas deve ser usado durante o banho após lavar os cabelos com shampoo e condicionador. O sabonete deve ser usado no couro cabeludo, fazendo espuma e deixar agir por 5 minutos. É importante ter cuidado para não cair espuma nos olhos ou boca. Após os 5 minutos, deve-se passar um pente fino para retirar os piolhos e as lêndeas e lavar novamente os cabelos e couro cabeludo com shampoo e condicionador usados normalmente no dia a dia.

Para o tratamento da sarna, o sabonete em barra também deve ser usado durante o banho, sobre a pele molhada, fazendo espuma e deixar agir até a pele secar. Retirar o produto da pele, lavando com sabonete normal e secar bem a pele. 

O benzoato de benzila sabonete em barra só deve ser usado 1 vez ao dia.

Quem não deve usar

O benzoato de benzila não deve ser usado no caso de alergia ao benzoato de benzila ou qualquer outro componente da fórmula e, por isto, recomenda-se passar o produto sobre uma pequena área da pele antes de usar. Se a pele ficar avermelhada, apresentar bolhas ou coceira intensa, não usar o benzoato de benzila.

Além disso, o benzoato de benzila é contra-indicado na gravidez e durante a amamentação e não deve ser usado nas mucosas ou se existirem feridas, escoriações ou queimaduras na pele. 

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais incluem dermatite de contato, eritema e reações de hipersensibilidade, que podem ser identificadas através de sinais como irritação e bolhas na pele, que geralmente melhoram após interromper o uso do benzoato de benzila.

Bibliografia >

  • DRUGS.COM. Benzyl benzoate (topical) Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/>. Acesso em 19 Nov 2020
  • MENSA, Josep et al.. Guía de terapéutica antimicrobiana. Barcelona: Editorial Antares, 2018. 72-73.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem