Pediculose é o termo técnico atribuído à infestação por piolhos, que pode acontecer na cabeça, sendo mais frequente nas crianças em idade escolar, ou nos pêlos da região pubiana, cílios ou sobrancelhas. A presença de piolhos pode causar coceira intensa no local afetado e, como consequência da coceira, pode levar ao aparecimento de pequenas feridas na região.
O piolho é um parasita que não voa, nem pula mas passa de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de uma pessoa com piolhos ou pelo uso de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis. Estes parasitas alimentam-se apenas de sangue, vivem em média 30 dias e multiplicam-se muito rapidamente, pois cada fêmea põe entre 7 a 10 lêndeas por dia.

Como identificar
Os piolhos são marrons ou pretos, sendo por isso mais difíceis de observar pois confundem-se facilmente com o cabelo. Assim, para identificar a pediculose é importante que a pessoa esteja atenta ao aparecimento de alguns sinais e sintomas no local em que há infestação, podendo ser percebido:
- Coceira intensa no local;
- Pequenas feridas na região de infestação;
- Vermelhidão local;
- Surgimento de pequenos pontinhos brancos na região do couro cabeludo, que normalmente estão associados à presença de lêndeas;
- Sinais de inflamação, como aumento da temperatura do local, devido à presença da saliva e dos excrementos do piolho.
Assim, na presença desses sinais e sintomas, é importante dar início ao tratamento, que deve ser orientado pelo médico de acordo com o local da infestação, podendo ser aconselhado o uso de shampoos específicos, sprays ou uso de antiparasitários orais, por exemplo.
Como deve ser o tratamento
O tratamento para pediculose pode variar de acordo com o local em que há infestação, no entanto de forma geral pode ser recomendado pelo médico o uso de shampoos específicos contra piolhos e lêndeas que devem ser aplicados em cabelo seco ou molhado de acordo com a recomendação do fabricante.
Após a aplicação do shampoo é indicado passar um pente fino para remover os piolhos e as lêndeas que foram mortas pelo produto. É indicado também que o shampoo volte a ser aplicado 1 semana depois, pois o tempo de desenvolvimento do piolho é de cerca de 12 dias e, por isso, é recomendada nova aplicação para garantir a remoção de todos os piolhos e lêndeas. Veja como usar o shampoo para piolho.
Além disso, como forma de complementar o tratamento, podem ser também utilizados alguns remédios caseiros que podem ser a base de vinagre, arruda, fubá ou óleos essenciais que também ajudam a combater os piolhos. Saiba como preparar os remédios caseiros para piolhos.
Em alguns casos pode ser indicado, ao invés dos shampoos, o uso de um antiparasitário, a Ivermectina, em forma de comprimido, sendo normalmente indicado em dose única.
Tratamento para pediculose pubiana
No caso da pediculose pubiana é geralmente indicado pelo médico passar um pente fino na região para tentar remover os piolhos e lêndeas, além de ser indicado o uso de sprays, loções ou cremes adequados para a região genital e que seja eficaz no tratamento da infestação. Veja mais detalhes do tratamento da pediculose pubiana.
Confira mais dicas para tratar a infestação de piolhos no vídeo a seguir: