Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como Identificar e acabar com Piolhos e Lêndeas

Pediculose é o nome científico que se dá a uma infestação de piolhos, que surge com alguma regularidade nas crianças em fase escolar. Este tipo de infestação pode acontecer em qualquer altura da vida, inclusive nos adultos, e pode surgir não só na cabeça, mas também no corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos púbicos. 

O piolho é um parasita que não voa, nem pula mas passa de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de uma pessoa com piolhos ou pelo uso de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis. Estes parasitas alimentam-se apenas de sangue, vivem em média 30 dias e multiplicam-se muito rapidamente, pois cada fêmea põe entre 7 a 10 lêndeas por dia. 

Como Identificar e acabar com Piolhos e Lêndeas
Como Identificar e acabar com Piolhos e Lêndeas

Como identificar Piolhos na Cabeça

A infestação de piolhos na cabeça e couro cabeludo, também conhecida como Pediculose capilar, é a mais comum nas crianças e provoca sintomas como: 

  • Coceira intensa no couro cabeludo; 
  • Pequenas feridas na cabeça; 
  • Surgimento de pequenos pontinhos brancos na região do couro cabeludo. 

Os pontinhos brancos fazem lembrar caspa e apenas podem ser observados quando o couro cabeludo é examinado bem de perto, indicando a presença de lêndeas. Os piolhos são marrons ou pretos, sendo por isso mais difíceis de observar pois confundem-se facilmente com o cabelo. 

O tratamento para infestação de piolhos na cabeça deve ser indicado pelo médico, sendo geralmente indicado a utilização de shampoos para piolho, como Deltacid ou Escabin. A utilização dos shampoos pode ser combinada com a utilização de um pente fino para retirar piolhos e lêndeas mortas, que deve ser usado após cada lavagem do cabelo.

Como eliminar os Piolhos e Lêndeas da cabeça

Para eliminar a infestação de piolhos você deve seguir estes 3 passos:

Como Identificar e acabar com Piolhos e Lêndeas

1. Use shampoo contra piolhos e lêndeas

Você deve comprar na farmácia um shampoo contra piolhos e lêndeas e lavar o cabelo, deixando atuar durante alguns minutos conforme a indicação da embalagem. Enxague e aplique um condicionador ou creme de massagem e penteie o cabelo, removendo todos os nós. Enxague com água e depois seque com a toalha.

Existem também alguns remédios caseiros que podem ser preparados à base de vinagre, arruda ou fubá, por exemplo, saiba mais em Remédio caseiro para piolhos

2. Passe pente fino

A seguir, com o cabelo ainda úmido, passe um pente fino em cada mecha do cabelo, tendo o cuidado de verificar se passa o pente desde a raíz do cabelo. Você pode fazer isso num local bem claro e colocar uma toalha ou lençol branco em cima da mesa, por exemplo. Depois peça a pessoa para olhar para baixo e jogar o cabelo todo para frente para que ao pentear, os piolhos possam cair no lençol sendo facilmente identificados.

Faça isso até que tenha eliminado todas as lêndeas e piolhos da cabeça da pessoa. Você pode repetir estes dois passos diariamente para garantir que não fica nenhum piolho ou lêndea.

Os pente fino pode ser comprado no supermercado ou na farmácia, e também existem alguns modelos mais recentes que são eletrônicos e que por isso matam o piolho ou a lêndea ao tocar neles.

3. Use o remédio contra piolhos

Se está muito difícil e trabalhoso encontrar e eliminar os piolhos com as dicas anteriores, o médico pode receitar a toma de um comprimido de Ivermectina, que é um desparasitante que atua contra os vermes intestinais, mas que tem o mesmo efeito na infestação de piolhos e lêndeas. 

Basta tomar 200 mcg por cada kg de peso da pessoa, numa dose única para eliminar completamente os piolhos.

4. Aplique spray para prevenir novos piolhos

Se existem pessoas por perto com piolhos, você pode se prevenir aplicando um spray repelente de piolhos que se compra na farmácia. Este produto é feito com óleos essenciais que liberam um cheiro que os piolhos não gostam e por isso eles não se aproximam.

Também indicado que a pessoa com piolhos use seu próprio pente de cabelo, fique com o cabelo preso, não empreste chapéu ou óculos para os outros. Além disso tudo deve-se lavar os objetos pessoais e roupas da pessoa que tem piolhos a 60 ºC, como lençóis, almofadas ou ursos de pelúcia, por exemplo, de forma a evitar que a infecção se propague. 

Como identificar Piolhos nos pêlos pubianos

A infestação de piolhos nos pêlos pubianos, também conhecida como Pediculose pubiana, é mais comum nos adolescentes ou adultos e provoca sintomas como: 

  • Coceira intensa na região íntima; 
  • Vermelhidão ou de pequenas feridas na região íntima; 
  • Aparecimento de pequenos pontinhos brancos na região íntima. 

A infestação de piolhos nos pêlos pubianos acontece através do contato íntimo com uma pessoa infectada ou através da partilha de objetos infestados, como toalhas ou roupa íntima. 

A pediculose pubiana é considerada uma DST, e para a evitar é indicado manter uma boa higiene corporal e garantir que a escolha do parceiro sexual é feita cuidadosamente. O tratamento desta DST deve ser indicado por um ginecologista ou urologista, sendo indicada a utilização de remédio antiparasitários como Ivermectina. Além disso, para completar o tratamento é indicada a cuidadosa remoção dos piolhos com pinça ou pente fino. Saiba mais em Tratamento para piolhos pubianos

Mais sobre este assunto:


Carregando
...