Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pediculose: o que é, como identificar e tratar

Agosto 2020

A pediculose corresponde à infestação de piolhos que pode aparecer na cabeça, sendo mais frequente de acontecer, principalmente em crianças em idade escolar, ou nos pêlos da região pubiana, cílios ou sobrancelhas. A presença de piolhos pode causar coceira intensa no local em que está presente e, como consequência da coceira, pode levar ao aparecimento de pequena feridas na região.

O piolho é um parasita que não voa, nem pula mas passa de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo de uma pessoa com piolhos ou pelo uso de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis. Estes parasitas alimentam-se apenas de sangue, vivem em média 30 dias e multiplicam-se muito rapidamente, pois cada fêmea põe entre 7 a 10 lêndeas por dia. 

Pediculose: o que é, como identificar e tratar

Como identificar

Os piolhos são marrons ou pretos, sendo por isso mais difíceis de observar pois confundem-se facilmente com o cabelo. Assim, para identificar a pediculose é importante que a pessoa esteja atenta ao aparecimento de alguns sinais e sintomas no local em que há infestação, podendo ser percebido:

  • Coceira intensa no local; 
  • Pequenas feridas na região de infestação; 
  • Vermelhidão local;
  • Surgimento de pequenos pontinhos brancos na região do couro cabeludo, que normalmente estão associados à presença de lêndeas;
  • Sinais de inflamação, como aumento da temperatura do local, devido à presença da saliva e dos excrementos do piolho.

Assim, na presença desses sinais e sintomas, é importante dar início ao tratamento, que deve ser orientado pelo médico de acordo com o local da infestação, podendo ser aconselhado o uso de shampoos específicos, sprays ou uso de antiparasitários orais, por exemplo.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para pediculose pode variar de acordo com o local em que há infestação, no entanto de forma geral pode ser recomendado pelo médico o uso de shampoos específicos contra piolhos e lêndeas que devem ser aplicados em cabelo seco ou molhado de acordo com a recomendação do fabricante.

Após a aplicação do shampoo é indicado passar um pente fino para remover os piolhos e as lêndeas que foram mortas pelo produto. É indicado também que o shampoo volte a ser aplicado 1 semana depois, pois o tempo de desenvolvimento do piolho é de cerca de 12 dias e, por isso, é recomendada nova aplicação para garantir a remoção de todos os piolhos e lêndeas. Veja como usar o shampoo para piolho.

Além disso, como forma de complementar o tratamento, podem ser também utilizados alguns remédios caseiros que podem ser a base de vinagre, arruda, fubá ou óleos essenciais que também ajudam a combater os piolhos. Saiba como preparar os remédios caseiros para piolhos.

Em alguns casos pode ser indicado, ao invés dos shampoos, o uso de um antiparasitário, a Ivermectina, em forma de comprimido, sendo normalmente indicado em dose única.

Tratamento para pediculose pubiana

No caso da pediculose pubiana é geralmente indicado pelo médico passar um pente fino na região para tentar remover os piolhos e lêndeas, além de ser indicado o uso de sprays, loções ou cremes adequados para a região genital e que seja eficaz no tratamento da infestação. Veja mais detalhes do tratamento da pediculose pubiana.

Confira mais dicas para tratar a infestação de piolhos no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • BARER, Michael R. et al. Medical Microbiology - A guide to Microbial Infections: Pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 19 ed. Elsevier, 2018. 633.
  • ZEIBIG, Elizabeth A. Clinical Parasitology. 2 ed. United States of America: Elsevier, 2013. 312-314.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem