Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Permetrina: o que é, para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2023
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contraindicações

A permetrina é um piretróide sintético indicado para o tratamento da infestação por piolhos (pediculose), lêndeas (ovos de piolhos) e da sarna (escabiose), causando a paralisia e morte dos parasitas, e aliviando os sintomas como coceira intensa ou bolinhas na pele, por exemplo.

Durante o tratamento com permetrina podem surgir efeitos colaterais como coceira, sensação de queimação ou formigamento e vermelhidão na pele, sendo importante fazer uso apenas com a orientação do clínico geral, dermatologista ou pediatra.  

A permetrina pode ser encontrada em farmácias e drogarias na forma de xampus, sabonetes e loções, para uso tópico, com nomes comerciais como Kwell, Nedax Plus, Pediletan, Keltrina Plus, Permetrina ou Piolixina, por exemplo. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A permetrina é indicada para o tratamento da infestação de:

Existem diferentes apresentações deste medicamento, como shampoo, loção e sabonete, por isso é importante consultar o médico para saber qual a mais adequada para o tratamento.

Qual médico consultar?

O médico especialista no tratamento de doenças ou infecções da pele dermatologista, que deve avaliar os sintomas, diagnosticar o tipo de infecção, se sarna ou piolho e indicar o tratamento adequado.

Como usar

A permetrina deve ser usada somente sobre a pele do corpo ou couro cabeludo, e não deve ser ingerida por vial oral, sendo que a forma de uso depende da sua indicação e forma de apresentação:

1. Permetrina loção 1%

A permetrina loção 1% é indicada no tratamento da pediculose (piolhos e lêndeas), podendo ser usada da seguinte forma:

  • A partir de 2 anos de idade: agitar o frasco do medicamento e aplicar sobre os cabelos úmidos, cobrindo todo o couro cabeludo. Esfregar bem a cabeça, especialmente atrás das orelhas e na nuca, e deixar agir por 10 minutos. Depois deve-se passar um pente fino para remover os piolhos e, no final, enxaguar e secar bem o cabelo com uma toalha limpa e seca. 

Dependendo do tamanho dos cabelos, pode ser necessário a aplicação de mais de um frasco, além disso, caso ainda existam piolhos, pode ser indicado repetir a aplicação após 7 dias.

2. Permetrina 5% loção cremosa

A permetrina loção cremosa 5% é indicada no tratamento da escabiose (sarna) e deve ser usada conforme abaixo:

  • A partir de 2 meses de idade: massagear o produto na pele, desde a cabeça até a sola dos pés. No caso de bebês, passar também no couro cabeludo e nuca. Lavar a pele com água para remover o produto após 8 a 14 horas da aplicação.  

É comum surgir coceira após o tratamento, mas caso persista por mais de 14 dias, é recomendado consultar o médico.

O uso da permetrina 5% loção cremosa para bebês com mais de 2 meses, só deve ser feito com orientação do pediatra.

3. Permetrina sabonete 1%

O sabonete de permetrina normalmente é indicado para complementar o tratamento da pediculose (piolhos) com o shampoo de permetrina e deve ser usado da seguinte forma:

  • A partir de 2 meses de idade: massagear a região afetada com o sabonete durante 3 minutos e deixar a espuma atuar por 10 minutos, enxaguando logo em seguida. Esta etapa deve ter início no dia após a aplicação do shampoo de permetrina 1% e ser repetida por 7 dias.

É importante não aplicar o sabonete ou deixar a espuma cair sobre os olhos, narinas e boca, queimaduras ou feridas. Também não se deve ingerir o produto, nem a espuma, durante a aplicação.

Para bebês com mais de 2 meses, a permetrina sabonete 1% só deve ser usada com recomendação e orientação do pediatra.

4. Permetrina shampoo 1%

A permetrina em shampoo geralmente é indicada no tratamento da pediculose (piolhos) e pode ser usada da seguinte forma:

  • A partir de 2 meses de idade: aplicar o shampoo nos cabelos e couro cabeludo, especialmente na nuca e atrás das orelhas, e deixar agir por 10 minutos, enxaguando e secando logo após. Todo o conteúdo do frasco deve ser usado em apenas uma aplicação e os cabelos precisam estar molhados antes de começar.

Após a secagem, é recomendado usar um pente fino nos cabelos para remover os piolhos que podem ter permanecido na cabeça. Algumas vezes, o médico pode indicar repetir a aplicação após 7 dias.

É importante evitar o contato do shampoo ou espuma com os olhos, narinas ou boca, feridas e queimaduras enquanto é aplicado.

O uso da permetrina shampoo 1% para bebês com mais de 2 meses, só deve ser feito com orientação do pediatra.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da permetrina são:

  • Sensação de formigamento, dormência ou queimação na pele;
  • Dor ou desconforto no local da aplicação;
  • Vermelhidão, coceira ou irritação na pele.

Geralmente, esses efeitos tendem a ser leves e melhorar em alguns dias após o tratamento.

Além disso, em caso de suspeita de reações alérgicas, especialmente se surgirem sintomas como inchaço, vermelhidão ou coceira intensa, é importante interromper o uso do medicamento e consultar o médico. Veja os sintomas de alergia na pele.

Permetrina coça muito?

A coceira que a permetrina pode causar normalmente é leve e tende a desaparecer em até 4 semanas, não necessitando de um tratamento específico.

Algumas medidas, como aplicar cremes hidratantes sobre a pele ou tomar um banho com água fria, podem ajudar a aliviar a coceira. Veja mais formas caseiras de aliviar a coceira na pele.

Quem não deve usar

A permetrina não é indicada para pessoas com histórico de alergia a medicamentos com piretroides sintéticos ou piretrina na composição. Também não deve ser usada caso exista inflamação, ferimentos ou queimaduras no local onde será aplicada.

Além disso, a permetrina está contraindicada em gestantes e mulheres amamentando sem orientação médica, crianças menores de 2 meses e, no caso da permetrina loção 1%, menores de 2 anos de idade.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • ANVISA. Pioletal (permetrina) Loção 10 mg/ml . 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=PIOLETAL>. Acesso em 03 fev 2023
  • ANVISA. Permetrina. 2020. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=PERMETRINA>. Acesso em 03 fev 2023
Mostrar bibliografia completa
  • ANVISA. Kwell (permetrina) Emulsão tópica 10 mg/g. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=kwell>. Acesso em 03 fev 2023
  • ANVISA. Pediletan (permetrina 1%) Loção 10 mg/mL. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=pediletan>. Acesso em 03 fev 2023
  • ANVISA. Keltrina Plus (permetrina) Emulsão dermatológica 50 mg/mL. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=KELTRINA>. Acesso em 03 fev 2023
  • ANVISA. Piolixina (permetrina) loção 10mg/ml. 2015. . Acesso em 03 fev 2023
  • STATPEARLS. Permethrin. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK553150/>. Acesso em 19 jan 2023
  • ANVISA. Permetrina Loção (10 mg/g) - Prati-Donaduzzi. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/748213?nomeProduto=permetrina>. Acesso em 19 jan 2023
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

    08:27 | 37538 visualizações
  • 4 PASSOS PARA ACABAR COM OS PIOLHOS

    04:52 | 1227285 visualizações