Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Remédios para sarna humana (e como usar)

Alguns remédios para a sarna humana, como benzoato de benzila ou permetrina, devem ser aplicados diretamente na pele e agem paralisando o ácaro causador da sarna, causando sua morte, diminuindo o tempo de duração da doença e os sintomas, como coceira intensa na pele e vermelhidão, por exemplo. Além disso, em alguns casos, o médico também pode receitar a ivermectina para ser tomada por via oral.

A sarna humana é uma doença de pele, também conhecida por escabiose, que é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, transmitida através do contato direto com a pele ou roupas de pessoas infectadas com sarna, provocando sintomas como coceira intensa que geralmente piora à noite, bolhas ou vermelhidão na pele. Saiba como a sarna humana é transmitida.

Esses remédios podem ser encontrados em farmácias ou drogarias na forma de creme, loção ou comprimido, mas só devem ser usados com orientação médica, pois possuem várias contra-indicações e efeitos colaterais.

Remédios para sarna humana (e como usar)

Os principais remédios para sarna humana são:

1. Benzoato de benzila

O benzoato de benzila é um remédio que age tanto no ácaro adulto como nos ovos da sarna humana, paralisando o ácaro e causando sua morte. Esse remédio pode ser encontrado na forma de sabonete em barra ou emulsão líquida com os nomes comerciais Miticoçan, Benzoderm, Sanasar, Pruridol ou Scabenzil e deve ser usado diretamente sobre a pele, do pescoço para baixo.

É importante lavar bem as mãos após usar o benzoato de benzila, pois o contato acidental com olhos, nariz ou boca pode causar irritação ou vermelhidão, além de dor de cabeça, vômito, diarréia, falta de ar, palpitação ou convulsão.

Como usar: a emulsão líquida do benzoato de benzila deve ser aplicada 1 vez ao dia, à noite, após o banho, sobre a pele úmida, tendo especial atenção para as regiões entre os dedos, axilas, barriga e nádegas. Deixar a emulsão líquida secar, e fazer nova aplicação da emulsão. Colocar a roupa, sem enxugar o corpo. Esta emulsão deve ser removida no banho na manhã seguinte. A emulsão líquida do benzoato de benzila para uso em crianças deve ser diluída em água antes do uso. Saiba como diluir o benzoato de benzila emulsão líquida.  

O benzoato de benzila sabonete em barra, também deve ser usado 1 vez ao dia, durante o banho, sobre a pele molhada, fazendo espuma e deixar agir até a pele secar. Retirar o produto da pele, lavando com sabonete normal e secar bem a pele. 

2. Permetrina

A permetrina age na membrana da célula nervosa do ácaro causador da sarna humana causando sua morte. Esse remédio pode ser encontrado na forma de sabonete em barra ou loção cremosa, vendido como genérico ou com o nome comercial Kwell.

Esse remédio deve ser usado somente sobre a pele, do pescoço para baixo, sendo recomendado lavar bem as mãos após o uso para evitar o contato ou ingestão acidental da permetrina com os olhos, boca ou nariz.

Como usar: aplicar a loção cremosa da permetrina, em dose única, na pele limpa e seca, massageando levemente o corpo inteiro do pescoço até a sola dos pés. Deixar agir por cerca de 8 a 14 horas, conforme orientado pelo médico e retirar a loção cremosa durante o banho. A aplicação da loção cremosa de permetrina pode ser repetida de 7 a 10 dias após a primeira aplicação.

O sabonete em barra de permetrina também deve ser usado sobre a pele, durante o banho, passando o sabonete por cerca de 3 minutos, do pescoço para baixo, até formar uma espuma. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar em seguida. Repetir o uso após 7 dias.

3. Ivermectina

A ivermectina, na forma de comprimidos, geralmente é usada em pessoas com alterações do sistema imunológico ou quando os remédios de uso tópico não foram eficazes e deve ser usada em dose única, conforme orientação médica.

Esse remédio não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos ou 15 kg de peso corporal, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com meningite ou que tenham asma.

Como usar: a ivermectina comprimido deve ser tomada por via oral, com um copo de água, 1 hora antes ou 2 horas após a alimentação. A dose recomendada para a sarna humana varia de acordo com o peso da pessoa. Confira as doses de ivermectina de acordo com o peso.

Remédios para sarna humana infantil

Os remédios para sarna humana infantil são os mesmos que aqueles que são usados em adultos. Estes produtos devem ser aplicados da mesma forma, no entanto, no caso do benzoato de benzila, para crianças até os 2 anos, uma parte da emulsão líquida deve ser diluído para 2 partes de água, enquanto que para crianças entre 2 e 12 anos, deve-se diluir uma parte do produto para 1 parte de água.

Remédio caseiro para sarna humana

Para complementar o tratamento, o ideal é tomar banhos quentes, 2 a 3 vezes por dia, com um shampoo e sabonete neutros, para evitar o crescimento dos ácaros e o aparecimento de sintomas. Além disso, algumas opções de remédios caseiros que podem ser utilizados para auxiliar no tratamento podem ser uma massagem com azeite de oliva morno, para acalmar a pele e aliviar a coceira, ou tomar banho com chá camomila. Saiba como preparar os remédios caseiros para sarna humana.

Estes remédio caseiros podem ajudar no alívio dos sintomas, mas não devem ser utilizados isoladamente ou durante o período de tempo em que a loção aplicada na pele está a atuar. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ROSUMECK, S.; NAST, A.; DRESSLER, C. Ivermectin and permethrin for treating scabies. Cochrane Database Syst Rev. 4. 4; CD012994, 2018
  • VASANWALA, F. F.; et al. Management of scabies. Singapore Med J. 60. 6; 281-285, 2019
  • DRESSLER, C.; et al. The Treatment of Scabies. Dtsch Arztebl Int. 113. 45; 757-762, 2016
  • GUNNING, K.; KIRALY, B.; PIPPITT, K. Lice and Scabies: Treatment Update. Am Fam Physician. 99. 10; 635-642, 2019
  • THOMAS, C.; et al. Ectoparasites: Scabies. J Am Acad Dermatol. 82. 3; 533-548, 2020
  • DRUGS.COM. Benzyl benzoate topical. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/cons/benzyl-benzoate-topical.html>. Acesso em 19 Jul 2021
  • DRUGS.COM. Permethrin topical. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/permethrin-topical.html>. Acesso em 19 Jul 2021
  • DRUGS.COM. Ivermectin. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/ivermectin.html>. Acesso em 19 Jul 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...