Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para escabiose

A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma infestação da pele por ácaros que provocam intensa coceira e vermelhidão. Embora o tratamento precise ser sempre orientado pelo dermatologista para usar os remédios adequados e garantir que todos os ácaros são eliminados, existem algum remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas durante o tratamento.

Veja quais os remédios de farmácia mais usados no tratamento.

Além disso, é ainda necessário que as roupas da pessoa infectada, assim como a roupa da cama, sejam lavadas com água quente, separadas das roupas dos outros membros da família e passadas a ferro depois.

1. Massagem com azeite de oliva

Remédios caseiros para escabiose

Um excelente remédio caseiro para a escabiose é a massagem com azeite de oliva na região afetada, pois ele vai acalmar e hidratar a pele, aliviando a coceira que a sarna causa e que se agrava quando se coça.

Ingredientes

  • Azeite de oliva.

Modo de preparo

Aqueça o azeite e quando estiver morno, faça uma massagem na região afetada com o auxílio de uma gaze ou algodão várias vezes ao dia.

2. Suco de agrião

Remédios caseiros para escabiose

O agrião é uma planta que possui forte ação depurativa e, por isso, é capaz de eliminar as toxinas acumuladas no sangue, reduzindo a inflamação da pele e o surgimento de desconforto ou coceira da escabiose.

Ingredientes

  • 2 ramos de agrião;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, beba 1 copo do suco todos os dias em jejum.

3. Compressas de arruda

Remédios caseiros para escabiose

A arruda é uma plana medicinal que é muito utilizada como remédio caseiro para problemas na pele devido às suas propriedades calmantes que combatem a irritação da pele. Dessa forma, este é um ótimo remédio para aliviar rapidamente a coceira da sarna.

Ingredientes

  • 20 g de arruda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Depois, coe a mistura e mergulhe compressas limpas na água. Por fim, retire o excesso de líquido das compressas e aplique sobre as regiões afetadas.

4. Compressa com chá de fumária 

O chá de fumária possui propriedades depurativas, anti-inflamatórias e regeneradoras da pele que aliviam a coceira, o sintoma característico da sarna.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de fumária
  • 150 ml de água
  • Compressas ou um pano

Modo de preparo

Colocar as folhas de fumária na água e deixar ferver. Depois de fervida, deixar repousar durante 10 minutos, coar e mergulhar as compressas ou o pano no chá. Aplicar sobre as áreas afetadas cerca de 2 a 3 vezes por dia.

5. Banho com chá de camomila

Tomar um banho com chá de camomila também é uma boa opção porque esta planta medicinal tem propriedades calmantes utilizadas em irritações cutâneas.

Ingredientes

  • 100g g de flores secas de camomila
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar as folhas de camomila na água e deixar ferver. Depois de fervida, coar e deixar amornar. Tomar um banho com água levemente fria e depois jogar o chá em todo corpo.

A sarna é uma doença altamente contagiosa, podendo ser transmitida através do contato direto. Por isso, assim que aparecerem os primeiros sintomas, como coceira e bolhas na pele, é preciso começar logo o tratamento com um remédio inseticida em todo o corpo, diariamente. No entanto, o indivíduo deve trocar a sua roupa e a roupa da cama todos os dias, lavando-a com água quente, separada da roupa dos outros e passando-a a ferro depois para evitar a transmissão da doença para outros.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...