Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

7 remédios caseiros para sarna humana

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

Para aliviar os sintomas da sarna, pode-se tomar um banho com chá de camomila, fazer uma massagem com azeite de oliva ou colocar uma compressa de arruda sobre a pele, já que possuem propriedades calmantes, hidratantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a coceira e a irritação da pele características dessa doença.

Os remédios caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, devendo ser usado apenas para complementar e acelerar a recuperação. Veja como é feito o tratamento para sarna.

Além do tratamento médico e das opções caseiras, é ainda recomendado ter alguns cuidados para ajudar a tratar a sarna mais rápido e evitar sua transmissão, como lavar com água quente todas as roupas da pessoa infectada, assim como a roupa da cama, separar essas roupas das dos outros membros da família e passar tudo a ferro antes de utilizar novamente.

Imagem ilustrativa número 4

1. Massagem com azeite de oliva

Um excelente remédio caseiro para a sarna, também conhecida como escabiose, é a massagem com azeite de oliva na região afetada, pois o azeite vai acalmar e hidratar a pele, aliviando a coceira que a sarna causa e que se agrava quando se coça.

Como usar: aquecer o azeite e quando estiver morno, fazer uma massagem na região afetada com o auxílio de uma gaze ou algodão várias vezes ao dia. Deve-se evitar aplicar o azeite sobre regiões da pele em ferida, devendo ser utilizado apenas sobre a pele intacta.

2. Suco de agrião

O agrião é uma planta que possui forte ação depurativa e, por isso, é capaz de eliminar as toxinas acumuladas no sangue, reduzindo a inflamação da pele e o desconforto da escabiose. Além disso, o agrião tem alto teor de vitamina A que ajuda a manter a saúde da pele.

Ingredientes

  • 2 ramos de agrião;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Depois, beber 1 copo deste suco todos os dias em jejum.

3. Compressas de arruda

A arruda é uma plana medicinal que é muito utilizada como remédio caseiro para problemas na pele devido às suas propriedades calmantes que combatem a irritação. Dessa forma, este é um ótimo remédio para aliviar rapidamente a coceira da sarna.

Ingredientes

  • 20 g de arruda;
  • 1 litro de água;
  • Compressas ou um pano limpo.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Depois, coar a mistura, deixar esfriar e mergulhar compressas limpas na água. Por fim, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar sobre as regiões afetadas.

4. Compressas com chá de fumária

O chá de fumária possui propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras da pele que ajudam a aliviar a coceira, o sintoma mais característico da sarna.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de fumária;
  • 150 ml de água;
  • Compressas ou um pano limpo.

Modo de preparo

Colocar as folhas de fumária na água e deixar ferver. Depois de fervida, deixar esfriar, coar e mergulhar as compressas ou o pano no chá. Retirar o excesso de líquido e aplicar sobre as áreas afetadas cerca de 2 a 3 vezes por dia.

5. Banho com chá de camomila

Tomar um banho com chá de camomila também é uma boa opção porque esta planta medicinal tem propriedades calmantes utilizadas em irritações cutâneas.

Ingredientes

  • 100g g de flores secas de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar as folhas de camomila na água e deixar ferver. Depois de fervida, coar e deixar amornar. Tomar um banho com água levemente fria e depois jogar o chá em todo corpo.

6. Gel de Aloe vera

O Aloe vera, também chamado de babosa, tempo propriedades cicatrizantes, além de proporcionar alívio da coceira, sendo uma opção muito eficaz para ajudar no tratamento da sarna.

Como usar: cortar uma parte da folha de babosa, retirar o gel e aplicar sobre a área afetada cerca de 3 vezes por dia.

7. Óleo essencial de cravo

O óleo essencial de cravo tem propriedade cicatrizante e anti-inflamatória, ajudando a aliviar inflamação e irritação, além de ser antisséptico, sendo uma ótima opção para sarna.

Como usar: colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial de cravo em um algodão e aplicar nas áreas afetadas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • O A Oyelami. Preliminary study of effectiveness of aloe vera in scabies treatment. Pubmed. 2009
  • Cielo Pasay. Acaricidal Activity of Eugenol Based Compounds against Scabies Mites. NCBI. 2010
Mostrar bibliografia completa
  • GUNA, Gowher. Pharmacological activity of Fumaria indica - A review. The Journal of Phytopharmacology. Vol.6, n.6. 352-355, 2017
  • ZADEH, Jalal Bayati et al.. Chamomile (Matricaria recutita) As a Valuable Medicinal Plant. International journal of Advanced Biological and Biomedical Research. Vol.2, n.3. 823-829, 2014
  • LIN, Tzu-Kai et al.. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Internation Journal of Molecular Sciences. Vol.19, n.70. 2018
  • PANDEY, Yamuna et al.. Watercress (Nasturtium officinale): A Potential Source of Nutraceuticals. International Journal of Current Microbiology and Applied Sciences. Vol.7, n.2. 2685-2691, 2018
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.