Escabiose: o que é, principais sintomas e tratamento

outubro 2022

A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico, e raramente por roupas ou outros objetos compartilhados, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.

A escabiose tem cura desde que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do dermatologista, que normalmente indica o uso de sabonetes e pomadas adequadas para a eliminação dos ovos desse ácaro, além de ser recomendada higienização do ambiente para eliminação também de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.

Principais sintomas

A principal característica da escabiose é a coceira intensa que aumenta à noite, no entanto, existem outros sinais que se deve ficar atento. Assim, se acha que pode estar com sarna, assinale qual dos sintomas está sentindo:

  1. 1.Coceira na pele que piora durante a noite
  2. 2.Pequenas bolhas na pele, especialmente nas dobras
  3. 3.Placas vermelhas na pele
  4. 4.Linhas perto das bolhas que parecem caminhos ou túneis

O ácaro fêmea responsável pela escabiose penetra e escava a pele levando a formação de linhas onduladas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresentam uma pequena crosta em uma extremidade, devido ao ato de coçar a pele. É no local em que está havendo escavação que o ácaro deposita os seus ovos e libera saliva, que causa irritação na pele e leva ao aparecimento de sinais e sintomas.

Os locais de maior preferência destes ácaros são os dedos das mãos e dos pés, os punhos, os cotovelos, as axilas, em torno dos mamilos das mulheres, o pênis e a bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. Nos bebês, a escabiose pode surgir no rosto, o que raramente acontece em adultos, e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da escabiose é feito pelo clínico geral ou pelo dermatologista através da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de também poder ser realizado exame parasitológico para identificar o agente causador da escabiose.

Assim, o médico pode realizar uma raspagem da lesão ou fazer o teste da fita adesiva e o material coletado é enviado para o laboratório para que seja processado e analisado sob microscópio.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a escabiose envolve o uso de sabonetes ou pomadas que contenham substâncias capazes de eliminar o ácaro e seus ovos, como benzoato de benzila, deltametrina, tiabendazol ou monossulfeto de tetraetiltiuran. O sabonete ou a pomada deve ser utilizada de acordo com a orientação do médico, sendo normalmente recomendado o seu uso por cerca de 3 dias.

A ivermectina oral também pode ser usada no tratamento da escabiose, sendo recomendado quando há vários casos ao mesmo tempo de escabiose na família.

A limpeza normal das roupas é suficiente para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada também devem ser tratados.

Veja também como preparar um remédio caseiro para a sarna humana.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • ZEIBIG, Elizabeth A. Clinical Parasitology. 2 ed. United States of America: Elsevier, 2013. 303-305.
  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12 ed. Editora Atheneu, 459-462.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • 6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

    08:27 | 22292 visualizações