Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Azeite de Dendê e Como Usar

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é um tipo de gordura, que quando consumida cru, é rico em vitamina A sendo excelente para a saúde dos olhos e a beleza da pele.

No entanto, o azeite de dendê tem 9 calorias por grama, o que quer dizer que uma colher de sopa de azeite de dendê possui aproximadamente 70 calorias, sendo muito calórico e por isso seu consumo frequente favorece o aumento do peso.

DendezeiroDendezeiro
Azeite de dendêAzeite de dendê

Do que é feito o azeite de dendê

O azeite de dendê é o resultado do esmagamento das sementes de um tipo de palmeira, chamada dendezeiro, que apesar de ser típica da África foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. Para sua preparação é necessário colher os frutos da palmeira e cozinhar usando água ou vapor que permite que a polpa seja parada da semente. A seguir a polpa é pressionada e o óleo de liberado, tendo a mesma cor alaranjada do fruto.

Preço e onde comprar

O azeite de dendê pode ser comprado em supermercados, feiras livres, lojas de produtos naturais e na internet. O preço de uma embalagem de 200 ml de azeite de dendê varia entre 4 e 9 reais.

Para que serve azeite de dendê

O azeite de dendê serve para temperar os alimentos, como saladas, ou dar sabor em refogados, como o caruru, sendo um ingrediente indispensável na culinária baiana.

Por ser rico em vitamina A, ajuda a fortalecer a saúde da pele, olhos e no funcionamento dos órgão reprodutores. Porém, não devem ser consumidas mais de 1 colher de sopa desse azeite, pois tem muitas calorias e principalmente gorduras más para a saúde que fazem aumentar o colesterol.

Esse azeite também serve para hidratar e dar brilho aos cabelos quando é aplicado diretamente nos fios de cabelo, mas não deve ser aplicado em cabelos loiros devido à sua cor alaranjada, pois pode alterar a cor dos cabelos.

DendêDendê

Como usar azeite de dendê

O óleo de dendê pode ser usado para fazer manteiga, em estufados, frituras e é muito utilizado em alimentos industrializados, como pães, bolos, tortas, biscoitos e até mesmo na fabricação da Nutella.

Além disso, o azeite de dendê também é utilizado para fazer sabões, sabonetes, sabão em pó, detergentes e amaciantes de roupas biodegradáveis, podendo ainda ser utilizado como combustível em motores diesel.

Informação nutricional do azeite de dendê

A tabela a seguir indica o valor nutricional de cada substância presente no azeite de dendê:

ComponentesQuantidades em 100 g 
Energia878 calorias
Proteínas0 g
Gorduras99,1 g
Carboidratos0 g
Vitamina A (retinol)45920 mcg
Cálcio7 mg
Fósforo8 mg
Ferro5,5 mg

O óleo de dendê tem muitas calorias e, por isso, não devendo ser utilizado em dietas para emagrecer. Nesse caso, o mais indicado é temperar as saladas e as sopa com azeite de oliva extravirgem. Saiba como escolher o melhor azeite para saúde e para emagrecer em: Tipos de azeite.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...