Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Azeite de dendê: o qué, para que serve e como usar

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma ou óleo de dendê, é um tipo de óleo vegetal, que pode ser obtido a partir da árvore popularmente conhecida como dendezeiro, mas cujo nome científico é Elaeis guineensis, rico em betacarotenos, um precursor da vitamina A, e de vitamina E.

Apesar de ser rica em algumas vitaminas, o uso de azeite de dendê é controverso, isso porque ainda não se sabe de fato os benefícios para a saúde e devido ao fato de que o processo de obtenção pode ter grande impacto a nível ambiental. Por outro lado, por ser econômico e versátil, o óleo de palma é bastante utilizado na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como sabonete e pasta de dente, e produtos alimentares, como chocolates, sorvetes e outros alimentos.

Azeite de dendê: o qué, para que serve e como usar

Para que serve

O azeite de dendê cru pode ser utilizado para temperar ou fritar os alimentos, já que é estável a altas temperaturas, sendo parte da culinária de alguns lugares, como países africano e Bahia. Além disso, o azeite de dendê é rico em vitamina A e E, sendo capaz de promover a saúde da pele e dos olhos, fortalecer o sistema imune e garantir o funcionamento dos órgãos reprodutores, além de garantir boa quantidade de antioxidantes para o corpo.

No entanto, quando ese óleo passa pelo processo de refinamento, perde suas propriedades e passa a ser utilizado como ingrediente na fabricação de produtos industrializados, como pães, bolos, biscoitos, margarina, barra de proteína, cereais, chocolates, sorvete e Nutella, por exemplo.

Porém, nesses casos, o consumo do óleo de palma não possui nenhum benefício para a saúde, pelo contrário, por ser 50% composto por gordura saturada, principalmente o ácido palmítico, poderia haver aumento do risco cardiovascular, já que pode estar associado com o aumento do colesterol e com a formação de coágulos.

O óleo de dendê também pode ser utilizado na manteiga de cacau ou de amêndoa como estabilizador para evitar a separação do produto. O azeito de dendê pode ser identificado no rótulo dos produtos com vários nomes, como óleo de palma, manteiga de palma ou estearina de palma.

Como usar azeite de dendê

O uso do azeite de dendê é controverso, já que alguns estudos indicam que pode ter benefícios para a saúde, enquanto outros indicam que não. No entanto, o ideal é que o seu consumo seja regulado para no máximo 1 colher de azeite por dia, sempre acompanhada por uma alimentação saudável. Além disso, deve-se evitar o consumo de produtos industrializados que o contenham, devendo sempre estar atento ao rótulo do alimento.

Existem outros óleos mais saudáveis que podem ser utilizados para temperar saladas e comidas, como o azeite de oliva extra virgem, por exemplo. Saiba como escolher o melhor azeite para saúde.

Informação nutricional

A tabela a seguir indica o valor nutricional de cada substância presente no azeite de dendê:

ComponentesQuantidade em 100 g 
Energia884 calorias
Proteínas0 g
Gordura100 g
Gordura saturada50 g
Carboidratos0 g
Vitamina A (retinol)45920 mcg
Vitamina E15,94 mg

Como é feito o azeite de dendê

O azeite de dendê é resultado da trituração das sementes de um tipo de palmeira encontrado principalmente na África, o dendezeiro.

Para a sua preparação é necessário colher os frutos da palmeira e cozinhar usando água ou vapor que permite que a polpa seja separada da semente. Em seguida, a polpa é pressionada e o óleo é liberado, tendo a mesma cor alaranjada do fruto.

Para ser comercializado, esse azeite passa por um processo de refinamento, em que perde todo o seu conteúdo de vitamina A e E e que tem como objetivo melhorar as características organolépticas do óleo, principalmente o cheiro, a cor e o sabor, além de torná-lo mais ideal para fritas a comida.

Controvérsias sobre o azeite de dendê

Alguns estudos demonstram que o azeite de dendê refinado pode conter alguns compostos carcinogênicos e genotóxicos conhecidos como ésteres glicidílicos, que são produzidos durante o processo de refinamento. Além disso, durante esse processo o óleo perde suas propriedades antioxidantes, no entanto ainda são necessários mais estudos para que isso seja comprovado.

Foi verificado também que a produção de azeite de dendê pode causar danos ao meio ambiente devido ao desmatamento, extinção das espécies, uso excessivo de pesticidas e aumento da emissão de CO2 para a atmosfera. Isso porque esse óleo não é somente utilizado na indústria alimentícia, mas também na fabricação de sabonetes, detergentes, amaciantes de roupa biodegradáveis e como combustível nos carros que funciona a diesel.

Por esse motivo, foi criada uma associação chamada The Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que é encarregada de tornar a produção desse óleo mais sustentável.

Bibliografia >

  • BESSOU Cécile, PARDON Lénaïc. Environmental Impacts of Palm Oil Products: What Can We Learn from Life Cycle Assessment?. Revista Palmas . 37. 225-234, 2016
  • FATTORE Elena, FANELLI Roberto. Palm oil and palmitic acid: a review on cardiovascular effects and carcinogenicity. International Journal of Food Sciences and Nutrition. 64. 5; 648-659, 2013
  • MBA Ogan, DUMONT Marie-Josée, NGADI Michael. Palm oil: Processing, characterization and utilization in the food industry – A review. Food Bioscience. 10. 26-41, 2015
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 15 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem