Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vitamina E: Principais funções e Alimentos fonte

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas.Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina.

A vitamina E é importante para o organismo por ser um poderoso antioxidante, mais forte que a vitamina C, tendo funções como prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

Vitamina E: Principais funções e Alimentos fonte

Quantidade de vitamina E nos alimentos

A tabela a seguir traz a quantidade de vitamina E presente em 100 g dos alimentos fontes dessa vitamina:

100 g de AlimentosVitamina E
Semente de girassol35 mg
Amêndoas26 mg
Avelã15 mg
Nozes9,3 mg
Amendoim8,3 mg
Castanha-do-pará5,7 mg
Azeitona3,8 mg
Ovo cozido2,3 mg
Abacate2,1 mg
Kiwi 1,5 mg
Salmão1,1 mg

A vitamina E pode ser encontrada principalmente em alimentos ricos em gorduras, pois ela é uma vitamina lipossolúvel, precisando da gordura para ser bem absorvida no intestino. Assim, pessoas que usam medicamentos para eliminar mais gordura no intestino devem estar atentas à quantidade de vitamina E no organismo, pois um dos efeitos colaterais do medicamento pode ser a falta de vitamina E. Veja os sintomas da Falta de vitamina E.

Para que serve a vitamina E

Vitamina E: Principais funções e Alimentos fonte

A vitamina E é rico em tocoferol, um potente antioxidante que serve principalmente para proteger as células do organismo contra doenças e alterações no DNA que podem levar a problemas como envelhecimento precoce e câncer. Além disso, ela ajuda regular os níveis de colesterol no sangue, prevenindo complicações como aterosclerose e infarto.

Em relação à beleza e longevidade, a vitamina E é importante para manter a saúde da pele,aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas, e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e melhora a produção hormonal, favorecendo a fertilidade.

Cardápio rico em vitamina E

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para se ter uma dieta rica em vitamina E, que previne doenças e melhora a saúde da pele e dos cabelos:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 iogurte natural + 2 ovos cozidos com creme de ricotavitamina de abacate com aveiacafé sem açúcar + omelete com queijo
Lanche da manhã2 kiwis1 pera + 3 castanhas-do-pará3 col de sopa de abacate amassado com 1/2 col de sopa de mel
Almoço/Jantarbacalhau ao forno com batatas gratinadas e saladafilé de salmão grelhado com arroz integral + vegetais no vaporcarne cozida com purê de abóbora + salada refogada
Lanche da tarde3 torradas com guacamole e cafécafé + crepioca com recheio de queijo1 iogurte natural + 15 amendoins

Em uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, ovos, carne e oleaginosas como castanhas e amendoim, é possível obter naturalmente a quantidade necessária de vitamina E recomendada por dia, sendo importante lembrar que a suplementação desta vitamina deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem