Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ansiedade tem cura?

A ansiedade é uma sensação natural de todas as pessoas, e por isso não tem cura, já que é a forma do corpo perceber que está enfrentando uma situação desafiadora ou perigosa, como uma entrevista de emprego, exame, primeiro encontro ou até atravessar uma rua movimentada.

No entanto, para uma pessoa com transtorno de ansiedade, este sentimento não desaparece, pode piorar com o tempo ou acontecer muito frequentemente, mesmo em situações comuns e que já se conhece, e isto pode causar sofrimento psicológico e físico, uma vez que a ansiedade tem muitos níveis, e diferentes sintomas em cada nível.

Apesar de ter um componente genético, a forma como foi o início da infância e adolescência são fatores cruciais para o aparecimento da ansiedade generalizada. Existem fatores que promovem o aumento da ansiedade, como o consumo excessivo de álcool, cafeína, drogas ilícitas como cocaína ou Canabis e medicamentos como insulina ou anti-histamínicos, por exemplo.. Saiba quais as possíveis causas da ansiedade generalizada.

Ansiedade tem cura?

Apesar da probabilidade de remissão da ansiedade seja baixa e as recaídas sejam frequentes, o tratamento com orientação profissional, quando seguido com atenção, pode ajudar a pessoa a lidar com a ansiedade crônica, tornando possível uma vida equilibrada, mais leve e com a oportunidade de administrar os sentimentos de angústia repentinos causados pela ansiedade.

Como é feito o tratamento 

O tratamento da ansiedade começa com o exame de saúde emocional, onde o psiquiatra ou o psicólogo, fazem perguntas sobre os sintomas e há quanto tempo estão presentes, para esclarecer qual o nível da ansiedade e se está relacionada a outro transtorno psicológico como a depressão ou a bipolaridade, por exemplo.

Os transtornos de ansiedade normalmente são tratados com psicoterapia, remédios ou ambos, além de contar com o complemento de atividades de relaxamento, mudança no estilo de vida e a melhora da alimentação:

1. Medicamentos 

O tratamento de primeira linha são os antidepressivos inibidores dos receptores de serotonina por cerca de 6 a 12 meses. Além disso, o psiquiatra pode avaliar a necessidae de incluir medicamentos ansolíticos como benzodiazepinas por um curto período de tempo. Conheça outros remédios usados para tratar a ansiedade

Este tratamento não costuma durar muito tempo, pois sua finalidade é que a pessoa consiga voltar a fazer as atividades diárias que foram prejudicadas pela ansiedade, enquanto está no processo de aprender a lidar com a ansiedade.

2. Psicoterapia

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é a psicoterapia mais usada para o tratamento da ansiedade generalizada. Neste tipo de terapia a pessoa é treinada para identificar pensamentos negativos e irracionais recorrentes, e como se comportar e reagir durante situações que podem causar ansiedade e medo. A pratica de habilidades sociais também são treinadas, pois são essenciais para evitar situações onde a pessoa perde o controle.

A psicoterapia normalmente é indicada cerca de 8 semanas após o início do tratamento farmacológico e dura aproximadamente 6 a 12 sessões em que são desenvolvidas diferentes ferramentas para enfrentar a ansiedade.

A psicoterapia permite que a pessoa consiga administrar os sintomas da ansiedade de forma mais eficiente, preparando-se para situações que podem ser gatilho. Confira quais os tipo de psicoterapia e como são feitas

3. Meditação

Um dos princípios da meditação é estar presente e a ansiedade pode roubar a presença da pessoa no momento, levando-a para um futuro com conflitos que podem não acontecer. 

Do mesmo modo que os pensamentos ansiosos negativos se tornam um hábito, a pratica de pensamentos voltados para a realidade também, esta pratica associada aos exercícios de respiração e análise dos pensamentos, que a meditação proporciona, é o complemento no tratamento que mais aliviam o sofrimento do ansioso. 

4. Exercícios físicos 

O exercício físico pode fazer grande diferença no tratamento da ansiedade, pois durante a prática, o cérebro libera substâncias químicas naturais que podem melhorar a sensação de bem-estar, como as endorfinas que diminuem a intensidade do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a ansiedade.

A atividade física, além dos bons hormônios, ajuda a aumentar a confiança em si mesmo, melhora a interação social, é uma forma saudável de lidar com os problemas. Saiba como iniciar a pratica de exercícios físicos.

5. Alimentação 

Embora não existam mudanças na dieta que possam curar a ansiedade, estar atento ao que se come pode ajudar a complementar o tratamento. Atitudes como incluir alguma proteína na primeira refeição pode ajudar a se sentir mais cheio e manter o açúcar no sangue estável, para que se tenha mais energia ao começar o dia, evitando a sensação de cansaço que a ansiedade generalizada pode causar. 

Outro exemplo, são alimentos ricos em carboidratos complexos, como grãos integrais, aveia ou quinoa, que podem aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, que tem um efeito calmante. Veja outros alimentos que podem auxiliar no tratamento da ansiedade

Bibliografia >

  • THE NATIONAL INSTITUTE OF MENTAL HEALTH. Anxiety Disorders. Disponível em: <https://www.nimh.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders/index.shtml>. Acesso em 04 Ago 2020
  • HSE. Anxiety. Disponível em: <https://www2.hse.ie/conditions/mental-health/anxiety.html?gclid=CjwKCAjwjqT5BRAPEiwAJlBuBbPX7kGW7v_vdHNEU4aQ4WcJUV4Of1dq2opJk3xJFbHSlXzpMgfkPxoCBXYQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds>. Acesso em 04 Ago 2020
  • AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Anxiety Disorders. Disponível em: <https://www.apa.org/topics/anxiety-disorders>. Acesso em 04 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem