Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Ansiedade Generalizada e como curar

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um transtorno psicológico onde há preocupação excessiva diariamente por, pelo menos, 6 meses. Essa preocupação excessiva pode levar a outros sintomas, como agitação, medo e tensão muscular.

O TAG pode predispor a pessoa a apresentar outros transtornos psicológicos, principalmente a depressão. Isso porque a pessoa passa a pensar nos cenários futuros possíveis, se preocupando com questões menores, apresentam dificuldade de deixar de ficar preocupado, e uma preocupação leva à outras maiores. 

O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações e deve ser orientado por um psicólogo ou psiquiatra, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou técnicas de relaxamento, dependendo do grau do transtorno. Saiba como o tratamento natural para ansiedade pode ajudar. 

Sintomas de Ansiedade Generalizada e como curar

Sintomas da ansiedade generalizada

Os sintomas incluem preocupação excessiva na maior parte do tempo, durante 6 meses, no mínimo, e outros sintomas físicos como dor muscular, visão dupla, alterações cardíacas, aumento da frequência respiratória, suor excessivo, boca seca, cansaço, dificuldade de concentração, insônia e sensibilidade extrema. 

A presença desses sintomas faz com que as pessoas que sofrem com esse transtorno busquem mais a ajuda médica para solucionar esses sintomas do que ajuda psicológica, que é a forma de tratamento mais eficaz para alcançar a cura. 

Saiba se pode ter TAG assinalando seus sintomas:

  1. 1. Sentiu-se nervoso, ansioso ou no limite?
    Sim
    Não
  2. 2. Sentiu que ficava cansado facilmente?
    Sim
    Não
  3. 3. Teve dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir?
    Sim
    Não
  4. 4. Teve dificuldade em parar de se sentir preocupado?
    Sim
    Não
  5. 5. Teve dificuldade em relaxar?
    Sim
    Não
  6. 6. Sentiu-se tão preocupado que foi difícil ficar parado?
    Sim
    Não
  7. 7. Sentiu-se facilmente irritável ou chateado?
    Sim
    Não
  8. 8. Sentiu medo como se algo muito mau fosse acontecer?
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada é feito por um psicólogo ou psiquiatra através dos sinais demonstrados pela pessoa e, por meio da análise, é estabelecido o tratamento.

Como é feito o tratamento

O tratamento do TAG é estabelecido pelo psiquiatra ou pelo psicólogo e tem como objetivo interromper o ciclo de preocupações que é presente na vida da pessoa.

O modelo comportamental baseado na aceitação é uma ótima forma de tratamento que pode ser implementado pelo psicólogo e caso os sintomas demonstrados pelo paciente sejam pontuais, podem ser recomendadas sessões de terapia e atividades que promovam o relaxamento, como meditação, yôga, mindfulness e a prática de atividades físicas.

No entanto, quando os sintomas são mais frequentes e passam a atrapalhar o dia-a-dia e a interferir na qualidade de vida, pode ser necessário a toma de remédios ansiolíticos ou antidepressivos, que devem ser utilizados de acordo com a orientação médica. Além disso, é muito importante que a pessoa continue a frequentar as sessões de terapia mesmo que se sinta melhor após começar a tomar o medicamento.

Saiba como pode ser feito o tratamento para a ansiedade.

Ansiedade generalizada tem cura?

O transtorno da ansiedade generalizada tem cura e, por isso, é importante que a pessoa busque ajuda psicológica assim que perceber que está preocupado demais com coisas pequenas, por exemplo. A terapia é muito importante nesses casos, já que permite que a pessoa compartilhe seus problemas com o terapeuta e aprende a dar menos valor a pequenas coisas.

Causas da ansiedade generalizada

O TAG possui várias causas, sendo muito influenciado pelo estilo de vida. Pessoas que possuem vida muito agitada, que estão sob estresse contínuo ou que tendem a prestar muita atenção nos mínimos detalhes são mais propensas a desenvolver o transtorno. Além disso, algumas condições genéticas podem aumentar a chance da pessoa desenvolver esse distúrbio psicológico.

O transtorno da ansiedade generalizada pode se manifestar em diversas idades, devendo ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra assim que surgirem os primeiros sintomas para que o transtorno não tenha tanta influência na qualidade de vida da pessoa.

Veja também como aliviar os sintomas da ansiedade através do seguinte vídeo:

Alimentos para combater o estresse e a ansiedade

243 mil visualizações

Bibliografia >

  • BARLOW, DAVID H. Manual clínico dos transtornos psicológicos: Tratamento passo a passo. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 206-217.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem