Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos contra a Ansiedade

A dieta contra ansiedade deve incluir alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano, e alguns exemplos são banana, aveia e chocolate amargo. Esses alimentos ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

Além disso, também é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois levam a alterações na glicemia e na produção de serotonina, causando picos de satisfação seguidos e tristeza e ansiedade.

Alimentos contra a Ansiedade

Alimentos e nutrientes que devem ser consumidos

Para ajudar no controle da ansiedade, deve-se aumentar o consumo dos seguintes alimentos:

Ômega-3

O ômega-3 é uma gordura boa e rica em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Os principais alimentos ricos em ômega-3 são atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas, e abacate.

Magnésio

Ajuda a relaxar, melhora a circulação e a qualidade do sono, estando presente em alimentos como chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral e aveia.

Triptofano

O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, e pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim. Veja a lista completa aqui.

Alimentos contra a Ansiedade

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B12 e o ácido fólico, são importante reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana, espinafre e outros vegetais verdes.

Vitamina C e flavonoides

A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando no controle da produção hormonal. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi e tangerina, chocolate e vegetais frescos.

Alimentos contra a Ansiedade

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados para ajudar no controle da ansiedade são:

  • Açúcar e doces em geral;
  • Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
  • Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
  • Cafeína, presente no café, chá mate, chá verde e chá preto;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cereais refinados, como arroz branco e macarrão branco;
  • Gorduras ruins, como as encontradas em salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, biscoitos recheados, fast foods e comida pronta ocngelada.

A ansiedade pode impedir o indivíduo de tomar decisões corretas e até mesmo paralisá-lo diante de alguma situação, mas a alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas ajudam a controlar o estresse e ansiedade.

Alimentos contra a Ansiedade

Cardápio contra Ansiedade

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para combater a ansiedade:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de suco de laranja + 2 fatias de pão integral com queijo1 iogurte natural + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de mel de abelhacafé descafeinado + sanduíche de ovo e requeijão light
Lanche da manhã10 castanhas de caju1 banana + 1 col de sopa de pasta de amêndoas3 quadradinhos de chocolate 70% cacau
Almoço/Jantar1/2 posta de salmão ao forno com batatas e salada de espinafreestrogonofe de carne + 4 col de sopa de arroz integral + legumes salteados no azeitemacarrão integral + peito de frango ao molho de tomate + salada de berinjela, pepino e pimentões refogados no azeite
Lanche da tarde1 iogurte natural batido com morango + 2 ovos mexidos com tomate e orégano1 copo de suco verde + 1 fatia de pão integral com queijoVitamina de mamão + 1 col de sopa de aveia 

A ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo encontra-se num estado de apreensão desagradável, resultando em uma preocupação maior do que a exigida pela situação, e que pode causar sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, dor no peito e falta de concentração. Veja todos os sintomas aqui.

Os indivíduos ansiosos tendem a ser impulsivos e ter certa urgência em resolver problemas e as mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolverem crises de ansiedade do que os homens.

Veja como controlar a ansiedade em remédios em: 3 passos para vencer a ansiedade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...