Anasarca: o que é, sintomas, causas (e tratamento)

Anasarca significa edema grave e generalizado, ou seja, um acúmulo excessivo de líquido em praticamente todo o corpo, podendo atingir pernas, braços, face, abdômen e pulmão.

A anasarca pode ser causada por problemas de saúde como insuficiência cardíaca, doenças renais, problemas no fígado e doenças do sistema linfático, e pode provocar alteração no batimento cardíaco e diminuição da quantidade de urina.

O tratamento da anasarca é feito pelo clínico geral, nefrologista, hepatologista ou cardiologista, geralmente com o uso de diuréticos e a redução do consumo de sal na alimentação.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1
Foto de anasarca nas pernas

Sintomas de anasarca

Os principais sintomas de anasarca são:

  • Inchaço generalizado do corpo;
  • Aumento rápido de peso;
  • Pele esticada ou brilhante;
  • Batimentos cardíacos elevados;
  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Inchaço abdominal, chamado de ascite.

Ascite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Além disso, a anasarca pode causar dificuldade para abrir os olhos quando o inchaço é muito intenso no rosto, bem como dificuldade para caminhar, se movimentar ou levantar os braços.

Em casos mais graves, a pessoa também pode apresentar dor no peito e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico imediato, pois pode se tratar de edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Saiba mais o que é edema pulmonar e como tratar

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de anasarca é feito pelo clínico geral, nefrologista ou cardiologista através do exame físico, como a realização do sinal de Godet, ou sinal de cacifo, no qual se aplica pressão sobre a pele para observar a formação de uma depressão persistente, indicativa de edema.

Para uma avaliação, marque consulta com o nefrologista mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O médico também avalia a pele nas áreas inchadas, observa a presença de veias dilatadas e investiga se o edema varia com a posição do corpo ou com o uso de medicamentos.

Exames laboratoriais e de imagem podem ser solicitados para identificar a causa, como análises de função renal e hepática, níveis de albumina, eletrólitos, exames de urina, ecocardiograma, ultrassonografia abdominal ou radiografias.

Causas da anasarca

As principais causas da anasarca são:

  • Insuficiência cardíaca ou congestão venosa hepática;
  • Insuficiência renal ou síndrome nefrótica;
  • Cirrose ou ascite maligna;
  • Trombose venosa profunda, obstrução venosa ou extravasamento capilar sistêmico;
  • Infecções, traumas e queimaduras graves;
  • Desnutrição grave ou deficiência de vitamina B1;
  • Efeito colateral de medicamentos, como anlodipino ou docetaxel.

A anasarca também pode ser causada por tumores e síndromes paraneoplásicas, como linfoma ou leucemia, assim como por reações alérgicas graves, como ocorre a anafilaxia. Conheça os sintomas da anafilaxia.

Anasarca pode matar?

A anasarca pode ser grave, mas geralmente não é a causa de morte. Porém, indica a presença de um problema de saúde sério subjacente, como insuficiência cardíaca, renal ou hepática, que pode levar a complicações fatais se não for tratado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da anasarca deve ser orientado pelo médico de acordo com a condição de saúde que causou o edema. De forma geral, são indicados:

Dependendo da causa, o médico também pode prescrever anticoagulantes, anti-hipertensivos, antibióticos ou ajustar a administração de fluidos intravenosos, ​​como reduzir o volume de soro ou equilibrar eletrólitos.

Em casos graves, pode ser necessário administração cuidadosa de fluidos intravenosos e tratamento hospitalar, especialmente em situações de risco, como insuficiência respiratória ou edema pulmonar.

Vídeos relacionados

Alimentação para combater o inchaço e a retenção de líquido

03:43 | 791.814 visualizações

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: principais sintomas de um coração fraco

04:28 | 25.950 visualizações