Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 boas razões para comer brócolis

O brócolis além de ter apenas 37 calorias em 100g, é um vegetal cientificamente reconhecido por prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas, por possuir altas concentrações de sulforafanos, assim como a couve-de-bruxelas ou o repolho, por exemplo.

A melhor forma de consumir o brócolis é com as suas folhas e talos e cozido ao vapor por 20 minutos, para não perder muito da sua vitamina C, mas pode ser usado também cru em saladas.

Comer brócolis regularmente também melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios como artrite ou tendinite, por exemplo. Além dele, a couve-flor também é bastante utilizada em dietas de emagrecimento e para prevenir problemas como câncer. Saiba mais sobre os benefícios da couve-flor aqui.

7 boas razões para comer brócolis

1. Reduz o colesterol

O brócolis é um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

2. Previne contra doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, o brócolis, mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

3. Facilita a digestão

O brócolis é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.

4. Evita a prisão de ventre

O brócolis é um vegetal que contém cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias e, por isso, é um excelente remédio natural para melhorar o funcionamento do intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.

5. Protege os olhos

A luteína presente no brócolis ajuda a proteger os olhos contra a degradação da mácula e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em idosos.

6. Previne problemas nas articulações

O brócolis é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulação, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite, por exemplo.

7. Evita o surgimento de câncer

O brócolis é um cruciferário rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

Informação nutricional do brócolis

ComponentesQuantidade em 100 g de brócolis cruQuantidade em 100 g de brócolis cozido
Calorias37 Kcal37 Kcal
Gordura0,20 g0,20 g
Carboidratos5,50 g5,50 g
Proteínas3,30 g3,30 g
Cálcio400 g130 g
Fósforo70 g76 g
Ferro15 g1,30 g
Sódio41,7 mg----------
Potássio255,2 mg----------
Vit. C44 mg 

O brócolis pode ser preparado de várias formas, desde cozido e refugado, no entanto a melhor forma para o ingerir é cru, uma vez que desta forma não existe perda de nutrientes. Assim, uma boa dica para utilizar o brócolis cru é fazer uma salada ou utilizá-lo na preparação de suco naturais, juntamente com laranja, melão ou cenoura, por exemplo.

Receitas com Brócolis

1. Arroz com brócolis 

Para preparar esse arroz enriquecido com brócolis basta adicionar em uma xícara de arroz, e duas xícaras de água. Apenas quando faltar 10 minutos para o arroz ficar pronto se adiciona uma xícara de brócolis picado, incluindo folhas, talos e flores. 

Para aumentar ainda mais o valor nutricional desta receita pode se usar o arroz integral.

2. Salada de brócolis com cenoura 

Cortar o brócolis e colocar numa panela com cerca de 1 litro de água e deixar cozinhar até amolecer um pouco. Como o tempo de cozimento do brócolis é diferente da cenoura, deve-se colocar a cenoura para cozinhar antes e quando estiver quase pronta deve-se adicionar o brócolis na água com sal. Depois de cozido deve-se regar com um fio de azeite. Outra opção é refogar 2 dentes de alho no óleo e regar o brócolis e a cenoura antes de servir. 

3. Brócolis gratinado 

Deixar o brócolis inteiro numa assadeira coberta com papel vegetal e salpicar com sal, salsinha picada e pimenta do reino. Cobrir com o queijo de sua preferência, ralado ou cortado em tirinhas, e levar ao forno para assar durante cerca de 20 minutos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar