Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da Uva

As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Cada variação de uva traz propriedades específicas, e têm-se um maior benefício ao se variar o consumo de uvas verdes e roxas.

Veja a seguir as propriedades de cada uma e o quanto se deve consumir.

Uvas Roxas

Benefícios da Uva

As uvas roxas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca. Ela traz benefícios como:

  1. Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;
  2. Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;
  3. Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;
  4. Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.

As uvas roxas passam o resveratrol para o vinho tinto, e por isso o consumo moderado de vinho também ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares. Saiba quanto consumir por dia.

Uvas Verdes

Benefícios da Uva

As uvas verdes são mais fáceis de plantar e seus frutos estão presentes praticamente durante todo o ano, trazendo benefícios como:

  1. Melhorar a circulação, por ser rica em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células;
  2. Prevenir câncer, pois também são ricas em antioxidantes como catequinas e vitamina C;
  3. Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo;
  4. Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.

É importante lembrar que os sucos de uva, especialmente os integrais, possuem uma alta concentração do açúcar dessa fruta e baixa quantidade de fibras, o que favorece o descontrole da diabetes e o aumento do peso.

Composição Nutricional das Uvas

A tabela a seguir mostra a composição nutricional para 100 g das duas variedade de uvas e 100 ml do suco integral:

NutrienteUva Itália (verde)Uva Rubi (roxa)Suco integral
Energia53 kcal49 kcal88 kcal
Carboidrato13,6 g12,7 g14,5 g
Proteína0,7 g0,6 g0,3 g
Gordura0,2 g0,2 g0 g
Fibras0,9 g0,9 g0 g
Vitamina C3,3 mg1,9 mg0 g
Vitamina B10 g0,02 mg0 g
Fósforo12 mg23 mg0 g

Por ser mais concentrado, é aconselhado diluir o suco de uva integral em um pouco de água, ajudando a reduzir a quantidade de açúcar da fruta consumido, que em excesso pode levar ao ganho de peso e descontrole da diabetes. Saiba também como usar a farinha da uva.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar