Os alimentos energéticos são representados principalmente por alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas e arroz. Os carboidratos são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar.
Assim, fazem parte desse grupo alimentos como:
- Cereais: arroz, milho, cuscuz, macarrão, quinoa, cevada, centeio, aveia;
- Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata doce, mandioca, macaxeira, inhame;
- Alimentos à base de trigo: pães, bolos, macarrão, biscoitos;
- Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico;
- Mel de abelha.
Além dos alimentos energéticos, existem também os alimentos reguladores e construtores, que desempenham outras funções no organismo como cicatrização, crescimento de novas células e regulação da produção hormonal.

Gordura como alimento energético
Enquanto 1 g de carboidrato fornece cerca de 4 kcal, 1 g de gordura fornece 9 kcal. Assim, ela também é bastante utilizada pelo organismo como fonte de energia para manter o bom funcionamento das células. Nesse grupo estão incluídos alimentos como azeite de oliva extravirgem, castanhas, amêndoas, nozes, manteiga, abacate, semente de chia, semente de linhaça, gergelim, óleo de coco e a gordura natural encontrada nas carnes e no leite.
Além de fornecer energia, a gordura também participa da membrana que delimita todas as células, transporta nutrientes no sangue, forma a maior parte do cérebro e participa da produção dos hormônios sexuais.

Alimentos energéticos no treino
Os alimentos energéticos são muito importantes para manter o pique e a qualidade do treino, devendo ser consumidos em boas quantidades principalmente por pessoas que desejam ganhar massa muscular.
Esses alimentos devem ser incluídos no pré-treino, podendo-se fazer combinações como: banana com aveia e mel, sanduíche de queijo ou vitamina de fruta com aveia, por exemplo. Além disso, eles também devem ser consumidos no pós-treino, juntamente com alguma fonte de proteína, para estimular a recuperação muscular e a hipertrofia.
Assista ao vídeo a seguir e saiba o que comer antes e depois do treino: