Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de gripe H3N2 e como é o tratamento

Janeiro 2020

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, também conhecido como vírus do tipo A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

O vírus H3N2, assim como o subtipo H1N1 da Influenza, provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre, dor de cabeça e congestão nasal, sendo importante que a pessoa repouse e beba bastante líquidos para favorecer a eliminação do vírus do organismo. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a combater os sintomas, como o Paracetamol e Ibuprofeno, por exemplo.

Sintomas de gripe H3N2 e como é o tratamento

Sintomas de gripe H3N2

Os sintomas de infecção pelo vírus H3N2 são os mesmos da infecção pela infecção pelo vírus H1N1, sendo eles:

  • Febre alta, acima dos 38ºC;
  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabela;
  • Espirros;
  • Tosse,
  • Coriza;
  • Calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
  • Moleza.

O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.

Como acontece a transmissão

A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Por isso, a recomendação é a de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa forma, é possível evitar a transmissão do vírus.

É possível também evitar a transmissão desse vírus por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores. Veja mais sobre a vacina contra a gripe.

Os vírus H2N3 e H3N2 são iguais?

Apesar de ambos serem subtipos do vírus Influenza A, os vírus H2N3 e H3N2 não são iguais, principalmente relacionado à população acometida. Enquanto que o vírus H3N2 está restrita às pessoas, o vírus H2N3 está restrita aos animais, não tendo sido relatado casos de infecção por esse vírus em pessoas.

Como tratar

O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe, sendo recomendado repouso, ingestão de bastante líquidos e alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno. Entenda como é feito o tratamento da gripe.

Bibliografia >

  • FIOCRUZ. Gripes H2N3 e H3N2: virologista esclarece dúvidas sobre os tipos de vírus em circulação. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/gripes-h2n3-e-h3n2-virologista-esclarece-duvidas-sobre-os-tipos-de-virus-em-circulacao>. Acesso em 24 Jan 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe epidemiológico - Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 13 de 2018. 2018. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/04/Informe-Epidemiologico-Influenza-2018-SE-13.pdf>. Acesso em 24 Jan 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Nota informatica e recomendações sobre a sazonalidade da Influenza 2017. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/o-ministro/918-saude-de-a-a-z/influenza/22873-informacoes-sobre-gripe>. Acesso em 24 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem