Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Reações à Vacina da Gripe e o que fazer

A vacina da gripe é geralmente bem tolerada e os efeitos colaterais mais comuns, como febre, dor muscular e de cabeça, sudorese e reações no local de administração, costumam ser leves e transitórias, não sendo motivo para preocupação. 

No entanto, reações alérgicas graves ou alterações neurológicas, por exemplo, embora muito raras, são motivo para preocupação e exigem assistência médica urgente.

Reações à Vacina da Gripe e o que fazer

Reações comuns

As reações mais comuns que podem ser causadas pela vacina da gripe são:

1. Dor de cabeça, músculos e articulações

Algumas pessoas podem sentir fadiga, dor no corpo e dor de cabeça, que podem surgir cerca de 6 a 12 horas após a vacinação.

O que fazer: Caso surjam estes sintomas, se possível, deve-se ficar de repouso e beber muitos líquidos. Caso a dor seja intensa, pode-se tomar analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.

2. Febre, calafrios e transpiração excessiva

Algumas pessoas podem sentir febre e calafrios, e transpirar mais do que o normal, mas geralmente são sintomas transitórios, que surgem 6 a 12 horas após a vacinação, e desaparecem em cerca de 2 dias.

O que fazer: Para aliviar estes sintomas, se causar muito desconforto, a pessoa pode tomar analgésicos e antipiréticos, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.

3. Reações no local de administração

Uma das reações adversas mais comuns que podem ocorrer com a administração da vacina da gripe são reações no local da administração da vacina, como dor, eritema e enduração no local de aplicação. 

O que fazer: Para aliviar a dor, o eritema e a inflamação, deve-se aplicar gelo na região. Caso se verifiquem lesões muito extensas ou limitação de movimentos, deve-se ir imediatamente ao médico.

Reações raras

Embora seja muito raro, em alguns casos, podem ocorrer as seguintes reações adversas:

1. Reações alérgicas graves

A anafilaxia é uma reação alérgica muito grave, que embora seja rara, pode ocorrer em algumas pessoas que recebem a vacina. Alguns dos sintomas característicos de uma reação alérgica grave são diminuição da pressão arterial, choque e angioedema.

O que fazer: Perante estes sintomas, deve-se ir urgentemente à urgência médica. Saiba o que fazer em caso de choque anafilático.

2. Alterações neurológicas

Alterações neurológicas, como encefalomielites, neurites e síndrome de Guillain-Barré são reações que embora raras, são muito graves. Saiba em que consiste a síndrome de Guillain-Barré

O que fazer: Estas situações requerem assistência médica urgente, por isso, caso a pessoa desconfie que está a sofrer de alguma alteração neurológica, deve ir ao médico o mais rapidamente possível.

3. Distúrbios do sangue

Outro efeito colateral que pode ocorrer é uma alteração no sangue ou sistema linfático, como a redução do número de plaquetas e inchaço dos nódulos linfáticos, que geralmente são sintomas transitórios.

O que fazer: Geralmente, estes sintomas desaparecem em poucos dias. Caso contrário, deve-se ir ao médico.

4. Vasculite

A vasculite caracteriza-se por uma inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo aqueles presentes nos rins, pulmões e coração, afetando o funcionamento desses órgãos. Os sintomas da vasculite podem variar consoante o tipo e a gravidade, mas geralmente causam mal estar, cansaço, febre, perda de apetite e perda de peso.

O que fazer: Caso se manifestam os sintomas caraterísticos da vasculite acima mencionados, deve-se it imediatamente oa médico.


Bibliografia

  • ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. Influvac® Vacina influenza trivalente . 2016. Link: <dam.abbott.com>. Acesso em 19 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem