Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Alimentos ricos em colágeno

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2022

Os principais alimentos ricos em colágeno são a carne vermelha, o frango e o peixe. Além disso, a gelatina também contém ótimas quantidades de colágeno.

É importante lembrar que o consumo dos alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício também são importantes, porque melhoram a absorção e aumentam a produção de colágeno no organismo.

O colágeno é uma proteína que ajuda manter a pele firme e hidratada, prevenindo o surgimento de rugas, estrias e flacidez, além de manter a saúde dos cabelos, dos ossos e das unhas. Confira outros benefícios do colágeno.

Imagem ilustrativa número 3

Principais alimentos

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

1. Carne vermelha

A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. A parte do músculo também contém colágeno, mas em menores quantidades.

2. Frango

A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno na carne do frango.

As maiores quantidades de colágeno são encontradas principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína.

3. Caldo de ossos

O caldo de ossos é rico em colágeno, que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo as linhas de expressão, as rugas e a flacidez. Conheça outros benefícios do caldo de ossos.

O caldo de ossos também pode ser indicado para complementar o tratamento da artrose, ajudando a diminuir a inflamação e a dor nas articulações.

4. Peixe

O colágeno é encontrado principalmente na pele, espinhas e escamas de todos os peixes de água doce e de água salgada. Além disso, o colágeno também pode ser encontrado em outros animais marinhos sem ossos e espinhas, como polvo, camarão e lula.

5. Gelatina

A gelatina é produzida a partir da fervura dos ossos, cartilagens e peles de animais, e tem grandes quantidades de colágeno, ajudando a diminuir a flacidez da pele, além de fortalecer os ossos e as articulações.

Alimentos que ajudam na produção de colágeno

Os principais alimentos que ajudam na produção de colágeno são:

  • Alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, limão, goiaba, mamão, caju, kiwi, tangerina, frutos vermelhos (morango, cereja e outras), agrião, brócolis e tomate fresco;
  • Alimentos ricos em selênio, como peixes, feijão preto, sementes de girassol, castanha-do-pará, gema de ovo e fígado;
  • Alimentos ricos em zinco, como carne bovina, frango, ostras, nozes, semente de abóbora e fígado bovino;
  • Alimentos ricos em silício, como aveia, agrião, arroz integral, avelã e alga marinha.

Estes nutrientes são fundamentais para a produção e absorção do colágeno, promovendo melhores resultados nos tratamentos de estética e saúde.

Cardápio rico em colágeno

Este cardápio é um exemplo do que se pode consumir para garantir a ingestão de colágeno:

 

1º Dia

2º Dia

3º Dia

Café da manhã

1 copo de leite desnatado, 1 fatia de pão integral com 1 ovo mexido e 8 morangos

Mingau de aveia feito com 200ml de leite de soja, 3 colheres de sopa de aveia e 1 colher de sopa de cacau em pó

1 panqueca de aveia recheada com frutas vermelhas picadas e 1 iogurte natural desnatado

Lanche da manhã

1 taça de gelatina s/ açúcar +2 castanhas-do-pará

3 torradas integrais com 1 fatia de queijo branco + 1 kiwi

1 taça de gelatina s/ açúcar + 3 nozes

Almoço / Jantar

1 bife de frango grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral com ervilha + 1 prato de sobremesa de salada de alface, agrião, tomate e pepino + 200ml de suco de acerola caseiro

3 almôndegas no forno com 1 xícara de macarrão integral e molho de tomate caseiro + 4 col de sopa de de berinjela abobrinha e cebola refogadas com 1 col de sopa de azeite + 1 goiaba

1 prato de sopa de ossos com cenoura, repolho, batata e cebola + 1 laranja

Lanche da tarde

1 copo de suco verde feito com couve, maçã e limão + 2 torradas integrais com 1 fatia de queijo branco

1 iogurte natural s/ açúcar com 1 colher de sobremesa de mel + 1 tangerina.

1 copo de vitamina feita com 200 ml de leite, 2 col de sopa de mamão picado e 1 col de sopa de flocos de aveia.

Esse cardápio é apenas um modelo que pode variar de acordo com a idade e o estado de saúde de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista, para planejar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais individuais.

Quando tomar suplementos de colágeno

Os suplementos de colágeno podem ser indicados por um médico ou nutricionista para ajudar no tratamento de situações como enfraquecimento dos cabelos, rugas ou linhas de expressão, osteoporose ou artrose.

Esses suplementos são encontrados geralmente como colágeno hidrolisado, na forma de cápsulas ou em pó, que pode ser diluído em água ou suco de limão, por exemplo. Veja como tomar o suplemento de colágeno hidrolisado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • BOLKE Liane; SCHLIPPE Gerrit et al. A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density: Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Blind Study. Nutriets. 11. 1-14, 2019
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH (NIH). Vitamin C Fact Sheet for Consumers. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/pdf/factsheets/VitaminC-Consumer.pdf>. Acesso em 16 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • OLIVEIRA, M Vagne . Colágeno: características gerais e produção de peptídeos bioativos - uma revisão com ênfase nos subprodutos do pescado. Acta of Fisheries and Aquatic Resources. Vol.5. 2.ed; 56-68, 2017
  • MAFRA, Denise; COZZOLINO, Sílvia Maria Franciscato . Importância do zinco na nutrição humana. Revista de Nutrição. V.17. 1.ed; 79-87, 2004
  • MEDEIROS, Tais et al. Silício nos alimentos: uma revisão. Advances in Nutrition Science. Vol.1. 1.ed; 41-48, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • A melhor RECEITA para quebrar o JEJUM INTERMITENTE

    16:00 | 81704 visualizações
  • GELATINA FAZ BEM OU MAL?

    02:54 | 105138 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 494008 visualizações