Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Protusão discal e como tratar

A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar. Este disco intervertebral, tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras e facilitar o deslizamento entre elas, permitindo executar movimentos com facilidade.

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

Este problema, quando não é tratado corretamente, pode dar origem a uma hérnia de disco mais grave, em que a cartilagem interna pode ser projetada para fora do disco. Conheça todos os tipos de hernia de disco e os sintomas mais comuns.

O que é Protusão discal e como tratar

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns causados pela protusão do disco vertebral são:

  • Dor na região afetada;
  • Diminuição da sensibilidade nos membros perto da região;
  • Sensação de formigamento nos braços ou pernas;
  • Perda de força nos músculos da região afetada.

Estes sintomas podem ir se agravando aos poucos e, por isso, algumas pessoas podem demorar para ir no hospital. No entanto, qualquer alteração na sensibilidade ou força em algum dos membros, seja braços ou pernas, deve sempre ser avaliada por um médico, já que pode indicar um problema nos nervos da região.

Possíveis causas

Geralmente, a protusão discal acontece devido ao desgaste da região externa do disco, que vai acontecendo à medida que a pessoa envelhece, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, com alguns movimentos, como a levantar objetos pesados, por exemplo.

Além disso, pessoas com excesso de peso, músculos enfraquecidos ou sedentárias têm também maior risco de sofrer deste problema.

Como é feito o diagnóstico

Geralmente o médico realiza um exame físico para identificar onde está localizada a dor, podendo recorrer a outros meios de diagnóstico, como raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento depende da gravidade da protusão discal, da região onde ela ocorre e do desconforto que provoca, podendo ser feito com exercícios, fisioterapia ou ingestão de medicamentos analgésicos.

Caso o tratamento realizado não seja suficiente para aliviar o desconforto, o médico pode recomendar medicamentos mais fortes como relaxantes musculares para aliviar a tensão muscular e opioides, gabapentina ou duloxetina, para aliviar a dor.

O médico pode ainda recomendar a cirurgia, caso os sintomas não melhorem ou caso o abaulamento discal esteja a comprometer a função muscular. Na maior parte dos casos, a cirurgia consiste na remoção da porção danificada do disco e, em casos mais severos, o disco pode ser substituído por uma prótese ou o médico pode optar pela fusão das duas vértebras entre as quais se situa o abaulamento discal.

Assista o vídeo seguinte e saiba como pode prevenir ou melhorar uma hérnia de disco:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem