Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Discopatia Degenerativa, causas e como curar

Discopatia degenerativa é uma alteração comummente encontrada nos exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que significa que o disco intervertebral presente entre cada vértebra da coluna está se degenerando, ou seja, perdendo a sua forma original, o que aumenta o risco de ter uma hérnia de disco, por exemplo. Dessa forma, ter uma discopatia degenerativa não significa que a pessoa tem uma hérnia de disco. 

Algumas características da discopatia degenerativa são a presença de:

  • Fibrose, que faz com que o disco fique mais endurecido;
  • Redução do espaço intervertebral, que faz com que o disco fique mais achatado;
  • Diminuição da espessura do disco, que fica mais fino que os outros;
  • Abaulamento discal, que faz com que o disco fique aparentemente curvo;
  • Osteófitos, que é o crescimento de pequenas estruturas ósseas nas vértebras da coluna.

Essas alterações são mais frequentes na região lombar, entre as vértebras L4-L5 e L3-L4 mas podem afetar qualquer região da coluna. Quando nenhum tratamento é realizado para melhorar a qualidade do disco intervertebral a consequência mais comum é o desenvolvimento de uma hérnia de disco. As hérnias dicais são mais comuns entre as vértebras C6-C7, L4-L5 e L5-S1. 

O que causa degeneração do disco 

A degeneração discal, como também é conhecida, acontece devido a fatores como a desidratação do disco, fissuras ou rupturas do disco, que podem acontecer devido ao sedentarismo, traumas, prática de exercícios vigorosos ou trabalho com esforço físico, além do próprio envelhecimento. Embora possa afetar pessoas jovens, as mais afetadas tem mais de 30-40 anos de idade. 

Pessoas que passam muitas horas sentadas e que precisam inclinar o corpo para frente, de forma repetitiva ao longo do dia, como motoristas de caminhões, secretárias e dentistas, tem maiores chances de apresentar alguma alteração do disco vertebral. 

Não é preciso um evento traumático de grande importância para dar início a degeneração discal, porque ela também pode se desenvolver de forma silenciosa e progressiva ao longo da vida. 

Sintomas de degeneração discal 

A degeneração do disco intervertebral pode não apresentar sintomas, principalmente nas pessoas mais jovens, que ainda não desenvolveram hérnia de disco. Ela geralmente é descoberta num exame de imagem, especialmente ressonância magnética ou tomografia computadorizada. No entanto, podem haver sintomas como dor nas costas que piora ou ao fazer esforços. 

Saiba os sintomas e o tratamento para Hérnia de Disco

Degeneração discal tem cura?

É possível melhorara qualidade do disco, eliminando completamente a dor, se essa existir. O tratamento para melhorar a qualidade do disco intervertebral consiste em duas hipóteses: cirurgia, quando já existe hérnia de disco, ou fisioterapia quando existe dor e limitação dos movimentos.

Algumas orientações importantes em caso de discopatia degenerativa, sem sintomas e sem hérnia de disco são preservar a coluna, mantendo a boa postura ao caminhar, sentar, deitar, dormir e permanecer de pé. Além disso, também é importante evitar fazer esforços físicos, e sempre que for preciso levantar objetos pesados, deve o fazer de forma correta, sem forçar a coluna. Praticar exercício físico como a musculação, sob orientação profissional, 2-3 vezes por semana é indicado para todas as pessoas sedentárias e que passam muito tempo na mesma posição durante o trabalho. Confira os 7 hábitos que prejudicam a postura que deve evitar 


Bibliografia

  • PELLENZ, Felipe V. Eficácia da manipulação Pull Move em indivíduos portadores de doença degenerativa discal. Tese de Especialização, 2012. Escola de Osteopatia de Madrid.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem