Como perder barriga em 1 mês

março 2022

Fazer exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana, dormir entre 7 e 9 horas por noite e consumir alimentos termogênicos, são algumas dicas que ajudam a acelerar o metabolismo, promovendo a quebra de gordura corporal e o emagrecimento, permitindo, assim, perder barriga em 1 mês.

Manter uma dieta equilibrada e saudável, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e proteínas, também é fundamental para controlar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, ajudando, assim, na perda da barriga.

Além disso, é importante diminuir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como sucos, pão branco, macarrão ou biscoitos, já que estes alimentos são ricos em calorias, que facilitam o ganho de gordura corporal.

As principais dicas para emagrecer e a perder barriga em 1 mês são:

1. Fazer exercício 3 a 5 vezes por semana

Fazer exercícios físicos, como musculação, crossfit ou treino funcional, de 3 a 5 vezes por semana, é fundamental para estimular a perda de gordura na barriga. Isso acontece porque o exercício ajuda no desenvolvimento dos músculos, melhorando o metabolismo e acelerando o emagrecimento.

Além disso, treinos aeróbicos, como caminhada rápida, corrida e natação também facilitam a perda de gordura na barriga. Veja com a nutricionista Tatiana Zanin os melhores exercícios para perder barriga em 1 mês:

2. Consumir alimentos termogênicos

Consumir diariamente alimentos termogênicos, como pimenta, cacau, cúrcuma ou canela, é uma ótima forma de acelerar o metabolismo e aumentar, entre 10 a 15%, o gasto de energia, favorecendo a queima de gordura corporal e diminuindo a barriga. Veja como consumir os alimentos termogênicos para perder barriga.

Além disso, algumas bebidas, como café, chá verde e chá de gengibre, contêm compostos bioativos com ação termogênica que também aumentam o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, ajudando a perder barriga.

3. Beber bastante água

A água ocupa volume no estômago, diminuindo a sensação de fome e ajudando a controlar o apetite, pois o organismo pode confundir a sensação de sede com fome. Por isso, beber cerca de 2 litros de água por dia é uma boa forma de controlar a ingestão de alimentos durante o dia, facilitando a perda de barriga. Saiba a quantidade de água indicada para ajudar a perder barriga.

4. Dormir entre 7 a 9 horas por noite

Dormir entre 7 a 9 horas por noite é fundamental para perder a barriga, porque é durante o sono que acontece a produção de GH, um hormônio que participa da queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. Conheça a quantidade de horas indicada para cada idade.

Além disso, durante o sono a produção de grelina, o hormônio que estimula a fome, é reduzida. Ter boas noites de sono é, por isso, uma das formas naturais mais interessantes para controlar os níveis desse hormônio no organismo, equilibrando a fome e facilitando a perda de gordura na barriga.

5. Comer alimentos ricos em fibras solúveis

Comer alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, sementes de linhaça, gérmen de trigo, feijão, couve de Bruxelas, brócolis, abacate, pera ou maçã com casca, ajuda no emagrecimento e na perda da barriga, porque esse tipo de fibra forma um gel no estômago que atrasa o tempo de digestão dos alimentos e prolonga a sensação de saciedade.

Para ajudar na perda da barriga, é importante comer 1 porção de fibras em todas as refeições do dia. Confira outros alimentos ricos em fibras solúveis.

6. Fazer uma dieta rica em proteínas

Ter uma dieta mais rica em proteínas, com alimentos como tofu, ovo, peixe ou frango, também é uma boa forma de perder barriga, porque esses alimentos aumentam a liberação do hormônio peptídeo, que diminui a fome e promove a saciedade, facilitando o emagrecimento. Conheça outros alimentos fonte de proteínas.

Além disso, uma dieta rica em proteínas também ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso, um tecido que gasta mais energia, ajudando a acelerar o metabolismo. Veja como fazer uma dieta rica em proteínas.

Uma sugestão para manter a dieta rica em proteínas é comer, no almoço e no jantar, uma porção de proteína, como 2 ovos cozidos, 1 lata de atum em água ou 120g de peito de frango, sem pele, grelhado, por exemplo.

7. Diminuir o consumo de carboidratos

Diminuir o consumo de carboidratos, como açúcar, doces, pão branco, bolo, batata doce, macarrão e tapioca, como acontece na dieta low carb, ajuda na perda da barriga, porque reduz o nível de insulina no organismo, um hormônio que, em grandes quantidades, favorece o aumento da fome e o acúmulo de gordura. Conheça uma dieta com pouco carboidrato.

8. Parar de beber sucos e refrigerantes

Outra dica para ajudar a perder a barriga é parar de beber sucos, sejam industrializados ou naturais, porque essas bebidas contêm alto teor de frutose, um tipo de carboidrato que, quando consumido em grandes quantidades, aumenta os níveis de insulina no organismo, promovendo a fome e o ganho de gordura corporal, especialmente na barriga.

9. Fazer jejum intermitente

O jejum intermitente é uma dieta onde se diminui as calorias da alimentação, reduzindo os níveis de glicose e insulina no organismo. Isso obriga o corpo a usar as reservas de gordura como fonte de energia, aumentando o metabolismo e promovendo a perda de gordura da barriga. Veja como fazer o jejum intermitente.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas de como perder barriga em 1 mês:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2022.

Bibliografia

  • RIBEIRO, F, Ana Raquel. Efeito da Frutose na Síndrome Metabólica. Tese de conclusão de licenciatura, 2015. Universidade Fernando Pessoa.
  • RENDAS, P, Joana Maria. Plantas usadas no emagrecimento. Tese de conclusão de mestrado, 2017. Universidade de Lisboa.
Mostrar bibliografia completa
  • BERNAUD, S, R, Fernanda; RODRIGUES, C, Ticiana. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivo Brasileiro de Encocrinologia e metabologia. Vol.57. 6.ed; 397-405, 2013
  • OSTMAN, C et al. The effect of exercise training on clinical outcomes in patients with the metabolic syndrome: a systematic review and meta-analysis. Cardiovascular Diabetology. Vol.110. 16.ed; 1-11, 2017
  • LEIDY, J, Heather et al. The Effects of Consuming Frequent, Higher Protein Meals on Appetite and Satiety During Weight Loss in Overweight/Obese Men. Obesity. Vol.19. 4.ed; 818–824, 2011
  • VISSERS, Dirk et al. The Effect of Exercise on Visceral Adipose Tissue in Overweight Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLOS ONE. Vol.8. 2.ed; 1-10, 2013
  • ZIVKOVIC, Angela M. Dietary omega-3 fatty acids aid in the modulation of inflammation and metabolic health. Calif Agric (Berkeley). 65. 3; 106-111, 2011
  • OHKAWARA, K. et al. A dose-response relation between aerobic exercise and visceral fat reduction: systematic review of clinical trials. Int J Obes (Lond). 31. 12; 1786-1797, 2007
  • HALTON, Thomas L.; HU, Frank B. The effects of high protein diets on thermogenesis, satiety and weight loss: a critical review. J Am Coll Nutr. 23. 5; 373-385, 2004
  • STANHOPE, Kimber L.; HAVEL, Peter J. Fructose Consumption: Considerations for Future Research on Its Effects on Adipose Distribution, Lipid Metabolism, and Insulin Sensitivity in Humans. The Journal of Nutrition. 139. 6; 1236S–1241S, 2009
  • BURTON-FREEMAN, B. Dietary fiber and energy regulation. The Journal of Nutrition. 130. 2S; 272S-275S, 2000
  • PANCHAL, Sunil K.; et al. Capsaicin in Metabolic Syndrome. Nutrients. 10. 5; 1-21, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Perca barriga com estes 7 exercícios

    11:10 | 476085 visualizações
  • Emagreça 1Kg por semana sem passar fome

    12:39 | 807861 visualizações
  • 3 passos para emagrecer e perder barriga

    04:58 | 1341361 visualizações
  • Como ficar com barriga sequinha sem esforço

    02:09 | 543175 visualizações
  • 3 dicas para perder barriga em 10 dias

    01:58 | 3688805 visualizações