Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 dicas para cuidar bem da pele no verão

​​No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, isso porque o sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, aumentar o risco de câncer.

Assim, para manter a pele saudável no verão, é importante adotar algumas medidas, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada, beber bastante líquidos durante o dia, usar protetor solar e evitar as horas mais quentes do dia.

8 dicas para cuidar bem da pele no verão

1. Manter a pele limpa, hidratada e seca

Para manter a pele saudável durante o verão, é importante mantê-la limpa e hidratada, sendo recomendado tomar pelo menos 2 banhos por dia, pois assim é possível eliminar o suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros microrganismos das axilas, região íntima e pés que podem causar frieira, por exemplo. No entanto, para evitar de fato a proliferação de microrganismos, é importante manter a pele seca, já regiões do corpo mais úmidas e quentes favorecem o desenvolvimento de microrganismos, principalmente fungos.

Após o banho é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos, ajudando a manter a pele macia. Confira algumas opções de hidratante para a pele.

2. Usar protetor solar diariamente

Usar protetor solar diariamente é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e o seu ressecamento, além de evitar o desenvolvimento de doenças, como o câncer de pele, por exemplo. Assim, é importante passar protetor solar em toda a área da pele que fica exposta ao sol, mesmo que a pessoa não fique exposta diretamente ao sol.

No caso de ir à praia ou à piscina, a recomendação é a de que o protetor solar seja utilizado 20 a 30 minutos antes da exposição solar e seja novamente aplicado a cada 3 horas. Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele pode optar por usar um protetor solar mais fraco, com FPS 4 ou 8, por exemplo, pois é capaz de filtrar os raios nocivos do sol e deixam a pele mais bonita, com um tom dourado.

3. Não se depilar no dia de pegar sol

Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele, principalmente se a depilação for feita com cera. Assim, a recomendação é a de que a depilação seja feita pelo menos 48 horas antes da exposição solar.

Para ter efeitos mais prolongados da depilação, pode-se optar pela depilação com cera ou à laser, pois os pelos são removidos desde sa raiz, no entanto em ambas as formas é importante evitar a exposição ao sol após a depilação, pois a pele fica mais sensível e há maior probabilidade de manchas.

Veja 7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita.

4. Investir no betacaroteno

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos favorecem a produção de melanina, que é um pigmento naturalmente presente na pele e que dá cor a pele, deixando-a mais bronzeada.

Além disso, os alimentos ricos em betacarotenos possuem antioxidantes, possuindo efeito protetor na pele e evitando os danos causados pelos raios do sol.

Confira no vídeo a seguir mais informações sobre os alimentos ricos em betacarotenos:

5. Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.

Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, 1 vez por semana para eliminar as células mortas e renovar a pele. Confira uma ótima receita caseira de esfoliante para os pés.

6. Tomar banho de água doce quando sair da praia

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele e facilitar a formação de fissuras que podem permitir a entrada de microrganismos.

Após o banho com água doce, é recomendado hidratar a pele e, para isso, pode-se passar novamente o protetor solar ou uma loção pós-sol.

7. Evitar o sol direto

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar em locais com sombra, além de usar chapéu ou boné e roupas claras, para proteger a pele, e óculos de sol, para proteger os olhos e evitar queimaduras na pele e insolação.

embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

8. Beber bastante líquidos

Para evitar a desidratação do corpo e da pele é importante beber pelo menos 2 a 3 litros de água por dia ou outros líquidos, como suco de fruta natural ou chás gelados, pois assim além de evitar a desidratação, refresca o corpo. O consumo de bebidas alcoolicas não é recomendado, pois promovem a perda de água pele corpo e podem provocar rapidamente uma desidratação, principalmente se forem ingeridas em dias de muito calor.

Os líquidos também podem ser ingeridos em forma de alimento, isso porque algumas frutas, legumes e verduras possuem grande quantidade de água em sua composição, podendo ser também uma ótima opção para os dias de calor e para promover a saúde da pele no verão.

Veja no vídeo quais são os alimentos mais ricos em água:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem