Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para a queimadura não manchar a pele

As queimaduras podem provocar manchas ou marcas na pele, principalmente quando afeta muitas camadas da pele e quando o processo de cicatrização é afetado pela falta de cuidado.

Assim, se forem seguidos alguns cuidados com a pele, como uso do protetor solar, hidratantes e evitar muito calor, é possível evitar o surgimento de marcas e cicatrizes causadas por diversos tipos de queimadura, seja pelo fogo, um líquido quente, exposição ao sol ou substâncias como limão ou alho, por exemplo. 

Algumas dicas recomendadas são:

1. Lavar queimadura com água fria

É recomendado que, imediatamente após a queimadura, se coloque o ferimento em água corrente e fria por alguns minutos. Este procedimento faz com que a temperatura da pele baixe mais rapidamente, o que impede que a queimadura aumente e atinja camadas mais profundas da pele.

Se houve queimadura por exposição ao sol, é orientado tomar um banho frio, pois aliviar o desconforto e evita que a pele resseque ainda mais.

O que fazer para a queimadura não manchar a pele

2. Evitar locais quentes e fontes de luz

Permanecer em locais muito quentes ou fontes de calor, como entrar em carros quentes expostos ao sol, fazer sauna, ir à praia ou cozinhar no forno, por exemplo, devem ser evitados, pois emitem um tipo de radiação infravermelha, e que é capaz de manchar a pele e prejudicar a sua recuperação.

Além disso, também é importante evitar fontes de raios ultravioleta, como exposição solar, luzes fluorescentes ou luzes de computadores porque essa radiação também é capaz de causar uma mancha escura no local da queimadura..

3. Passar protetor solarsobre queimadura de 2 em 2 horas

É importante manter a pele afetada protegida da radiação do sol com o uso do protetor solar diariamente. Além disso, recomenda-se que o protetor seja retocado a cada 2 horas, sempre que a região estiver exposta ao sol, durante no mínimo 6 meses.

Saiba como escolher o melhor protetor solar para cada tipo de pele.

4. Fazer um curativo na ferida

Caso a queimadura tenha causado bolhas ou feridas, é recomendado fazer um curativo com gaze ou outro tipo de material estéril, trocando-o a cada banho, até que a pele já tenha cicatrização suficiente para cobrir a região. Isto faz com que a dor seja acalmada e facilita a reconstrução da pele.

Além disso, é muito importante não retirar as bolhas ou as crostas que se formam protegem a pele que está se regenerando, impedindo uma infecção e a formação de manchas e cicatrizes. Confira como fazer corretamente um curativo para cada tipo de queimadura.  

O que fazer para a queimadura não manchar a pele

6. Passar cremes hidratantes

A hidratação da pele, com cremes específicos, é importante para que a pele tenha nutrientes para uma boa recuperação. Assim, recomenda-se passar bom um hidratante à base de uréia, ácido hialurônico, vitamina C ou óleos de semente de uva ou amêndoas.devido aos seus fortes princípios hidratantes, sempre após o banho.

Outra opção é passar cremes para assadura de bebê, como Bepantol ou Hipoglós, por exemplo, pois contém vitaminas e propriedades hidratantes. Saiba mais opções em como tratar queimadura do sol.

7. Fazer um tratamento cosmético 

Quando a mancha ou cicatriz já está formada, além dos cuidados para evitar que ela piora, pode-se recomendar fazer um tratamento estético com um dermatologista para remover estas marcas, como:

  • Uso de cremes clareadores, como Hidroquinona; 
  • Peeling com ácidos, tratamentos com laser ou luz pulsada;
  • Microdermoabrasão;
  • Microagulhamento.

Esses tratamentos devem ser realizados após orientação do dermatologista, que irá avaliar as condições da pele e as necessidades de cada pessoa. Saiba mais sobre os tratamentos recomendados em como tirar manchas escuras da pele.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...