Vulvoscopia: o que é, para que serve e como é feita

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
fevereiro 2022

A vulvoscopia é um exame ginecológico que tem como objetivo analisar de forma mais detalhada a região íntima da mulher, principalmente Monte de Vênus, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, clitóris, vestíbulo e a região perineal, identificando alterações que não conseguem ser visualizadas a olho nu.

Esse exame é feito no consultório pelo ginecologista e geralmente é feita juntamente com o exame do colo do útero, a colposcopia, com o uso de reagentes como ácido acético, azul de toluidina (teste de Collins) ou solução de iodo (teste de Schiller).

A vulvoscopia não dói, mas pode deixar a mulher desconfortável no momento do exame. Fazer o exame sempre com o mesmo médico ou médica pode tornar o exame mais confortável.

Para que serve a vulvoscopia

A vulvoscopia é um exame que serve para avaliar mais detalhadamente a região íntima da mulher, já que utiliza um equipamento que possui uma lente de aumento de 10 a 40 vezes, permitindo identificar alterações que não conseguem ser visualizadas a olho nu, como manchas, bolhas, lesões pequenas e verrugas, por exemplo.

Dessa forma, esse exame pode ser útil no diagnóstico de algumas doenças, principalmente quando a mulher apresenta alguns sinais e sintomas, como dor e ardor ao urinar ou durante a relação sexual, corrimento vaginal, sangramento fora do período menstrual e coceira na vulva, por exemplo. Assim, a vulvoscopia pode ser indicada para auxiliar no diagnóstico de:

  • Neoplasia intraepitelial vulvar;
  • Câncer vulvar;
  • Líquen plano ou escleroso;
  • Psoríase vulvar;
  • Dermatite;
  • Infecção pelo HPV;
  • Herpes genital.

Caso sejam identificadas alterações durante o exame de vulvoscopia, o ginecologista pode recomendar a realização de uma biópsia, pois assim é possível verificar se a alteração identificada apresenta características benignas ou malignas e se é necessário realizar tratamento específico.

Como é feita

A vulvoscopia é um exame simples e tem duração média de 10 minutos, e é realizado no próprio consultório ginecológico, não sendo necessária a aplicação de anestesia ou sedação. Para fazer esse exame, é orientado que a mulher fique em posição ginecológica para permitir que o médico observe a vulva e a vagina, o que é feito utilizando um equipamento médico chamado colposcópio, que possui uma lente capaz de aumentar a imagem e, assim, facilitar a identificação de alterações.

Qual a diferença entre a vulvoscopia e a colposcopia?

Apesar de na vulvoscopia e na colposcopia ser utilizado o mesmo equipamento, o colposcópio, correspondem a exames diferentes. A vulvoscopia tem como objetivo analisar a parte externa da região genital feminina, enquanto que na colposcopia é feita a observação do colo do útero, principalmente. Entenda o que é e como é feita a colposcopia.

Preparo para a vulvoscopia

Antes de realizar a vulvoscopia, é importante que a mulher siga algumas orientações do ginecologista, como:

  • Evitar relação sexual 48 horas antes do exame;
  • Não depilar a região íntima 48 horas antes do exame, sendo apenas recomendado que a mulher apare os pelos;
  • Não introduzir nada na vagina como por exemplo medicamentos vaginais, cremes ou absorvente interno;
  • Não estar menstruada no momento do exame, sendo preferencialmente indicado que o exame seja realizado antes da menstruação. No entanto, em alguns casos, o médico pode solicitar a realização do exame durante a menstruação;
  • Não realizar ducha vaginal, fazendo a higienização apenas da parte externa.

Tomar estes cuidados é importante pois quando a mulher não segue estas orientações o resultado do exame poderá estar alterado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.