Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a colposcopia, para que serve e como é feita

A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista indicado para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação​ ou presença de doenças, como HPV e câncer.

Esse exame é simples e não dói, mas pode causar um pequeno desconforto e uma sensação de ardor quando o ginecologista aplica produtos que ajudam a observar melhor o colo do útero e a vagina. Durante o exame, caso o médico verifique a presença de alguma alteração suspeita, pode coletar uma amostra para que seja feita a biópsia.

O que é a colposcopia, para que serve e como é feita

Para que serve

Como o objetivo da colposcopia é observar com mais detalhes a vulva, a vagina e o colo do útero, esse exame pode ser realizado para:

  • Identificar lesões indicativas de câncer de colo do útero;
  • Investigar a causa de sangramento vaginal excessivo e/ou inespecífico;
  • Verificar a presença de lesões pré-cancerosas na vagina e na vulva;
  • Analisar verrugas genitais ou outras lesões que podem ser identificadas visualmente.

A colposcopia é normalmente indicada após resultado anormal do papanicolau, no entanto pode também ser solicitado como exame ginecológico de rotina, podendo ser realizado juntamente com o papanicolau. Entenda o que é e como é feito o exame de papanicolau.

Como é o preparo

Para realizar a colposcopia, é recomendado que a mulher não tenha relação sexual pelo menos 2 dias antes do exame, mesmo que seja com uso de camisinha. Além disso também é importante evitar introduzir qualquer medicamento ou objeto na vagina, como cremes ou absorventes internos, e evitar duchas vaginais.

É recomendado também que a mulher não esteja menstruada, não esteja fazendo uso de antibióticos e que leve o resultado do último exame de papanicolau ou outro que tenha feito recentemente, como ultrassom transvaginal, ultrassonografia abdominal ou exames de sangue.

Como é feita a colposcopia

A colposcopia é um exame simples e rápido em que a mulher precisa ficar em posição ginecológica para que o procedimento seja realizado. Em seguida, o médico irá seguir as seguintes etapas para realizar a colposcopia:

  1. Introdução de um pequeno instrumento chamado espéculo na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir uma melhor observação;
  2. Colocar o colposcópio, que é equipamento que parece um binóculo, em frente à mulher para permitir uma visão aumentada da vagina, vulva e colo do útero;
  3. Aplicar diferentes produtos no colo do útero para identificar alterações na região. É durante este momento que a mulher pode sentir um pouco de ardor.

Além disso, durante o procedimento o médico também pode utilizar o instrumento para tirar fotografias ampliadas do colo do útero, da vulva ou da vagina para colocar no relatório final do exame.

Caso sejam identificadas alterações durante a realização do exame, o médico pode coletar uma pequena amostra da região para que seja realizada a biópsia, sendo assim possível saber se a alteração identificada é benigna ou maligna e, nesse caso, ser possível iniciar o tratamento adequado. Entenda como é feita a biópsia e como entender o resultado.

É possível fazer colposcopia durante a gravidez?

A colposcopia também pode ser realizada normalmente durante a gravidez, pois não causa nenhum dano ao feto, mesmo que o procedimento seja feito com biópsia.

Caso seja identificada alguma alteração, o médico irá avaliar se o tratamento pode ser adiado para depois do parto, quando um novo exame será feito para avaliar a evolução do problema.

Bibliografia >

  • THE AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. Colposcopy. Disponível em: <https://www.acog.org/patient-resources/faqs/special-procedures/colposcopy>. Acesso em 14 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem