Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vitamina B12 (Cobalamina)

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Esta vitamina é facilmente encontrada nos alimentos comuns como ovos ou leite de vaca, mas pode ser necessário a suplementação em casos de pacientes com síndrome de má absorção por exemplo. A vitamina B12 pode ser prescrita pelo médico na forma de vitamina B12 injetável.

Vitamina B12 (Cobalamina)

Para que serve a vitamina B12

​A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas. Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.

Onde encontrar vitamina B12

A vitamina B12 se encontra em maior quantidade em alimentos de origem animal como produtos lácteos, carnes, fígado, peixes e ovos.

​Lista de alimentos ricos em vitamina B12:

  • Ostra
  • Fígado
  • Carnes em geral
  • Ovos
  • Leite
  • Levedo de cerveja 
  • Cereais enriquecidos

Falta de vitamina B12

A falta de vitamina B12 é rara e os vegetarianos são o grupo com mais risco de desenvolver uma deficiência nesta vitamina, já que ela é encontrada apenas em alimentos de origem animal. A deficiência da B12 pode ocorrer também em indivíduos com problemas digestivos como síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estômago assim como em pacientes com hipotiroidismo.

Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 incluem:

  • fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;
  • a falta de concentração;
  • memória e de atenção:
  • formigamento nas pernas. 

Depois, há um agravamento da deficiência, gerando anemia megaloblástica ou anemia perniciosa, caracterizada por hiperatividade da medula óssea e aparecimento de glóbulos anormais no sangue. Veja todos os sintomas da falta desta vitamina aqui.

Os níveis de vitamina B12 são avaliados num exame de sangue e se considera deficiência em vitamina B12 quando nesse exame os valores de vitamina B12 são inferiores a 150 pg/mL.

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12  é raro porque o organismo elimina facilmente a vitamina B12 pela urina ou suor quando está em grandes quantidades no corpo. E quando existe esse acúmulo, os sintomas podem ser reações alérgicas ou aumento do risco de infecções porque o baço pode aumentar e de as células de defesa do organismo podem perder função. 

Suplementos de Vitamina B12

Os suplementos de vitamina B12 podem ser necessários para os indivíduos que tenham falta de vitamina B12 no sangue comprovados por meio de exames de sangue. Ela pode ser consumida na sua forma natural, através do aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B12, ou na forma sintética, em forma de comprimidos, solução, xarope ou injetável pelo tempo determinado pelo médico.

A ingestão de referência para a vitamina B12 em adultos saudáveis é de 2,4 mcg. A recomendação é facilmente atingida por 100g de salmão e largamente ultrapassada por 100g de bife de fígado de boi.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem