Bastonetes: o que são, valores (e porque estão baixos ou altos)

Atualizado em dezembro 2023

Os bastonetes são células de defesa presentes no sistema imunológico, que são liberados pela medula óssea e podem estar aumentadas em casos de infecções e inflamações agudas , como infarto, queimadura ou estresse.

Já valores baixos no sangue de bastonetes, conhecido também como bastões, podem indicar doenças autoimunes, reações a alguns remédios ou tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

Por isso, é importante que o exame de sangue seja sempre avaliado por um médico, para avaliar o estado geral de saúde da pessoa, realizando, assim, o devido diagnóstico e indicando o tratamento mais adequado, caso seja necessário.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa o resultado

Os bastonetes podem ser verificados através do leucograma, um exame de sangue que avalia a quantidade das células responsáveis pela defesa do organismo.

Dúvidas sobre o resultado dos seus exames?

Nós te ajudamos! Marque uma consulta e receba orientação especializada sobre o que você precisa fazer.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

1. Bastonetes altos

O aumento dos níveis de bastonetes no sangue pode ser causado por uma tentativa do organismo em combater infecções e inflamações agudas, sendo, por isso, comum em situações como:

  • Diabetes;
  • Estresse mental;
  • Infarto;
  • Lesões, como queimaduras e fraturas;
  • Doenças inflamatórias, como colite ulcerativa ou  artrite reumatoide, por exemplo.

Além disso, valores altos de bastonetes no sangue também podem ser encontrados em pessoas que praticam exercícios físicos excessivos.

2. Bastonetes baixos

Valores baixos de bastonetes no sangue estão relacionados com a produção insuficiente de bastonetes pela medula óssea e podem estar presentes em situações, como:

  • Tratamentos de quimioterapia e radioterapia;
  • Uso de remédios, como corticosteroides, lítio e broncodilatadores;
  • Doenças auto-imunes, como lúpus, artrite reumatoide, e doença de Crohn;
  • Infecções, como hepatite, sepse, HIV e doença de Lyme.

Além disso, deficiências de vitamina B12, folato ou cobre também podem causar a diminuição dos valores de bastonetes no sangue.

Valores normais de bastonetes

Os valores normais de bastonetes variam de acordo com a idade da pessoa. Em homens e mulheres, o valor adequado de bastonetes é entre 0 a 800 ml/µL. Em crianças de 6 meses a 6 anos, os níveis normais de bastonetes são de até 300 ml/µL. Já em crianças a partir de 13 anos, os valores normais variam de 0 a 1000 ml/µL de bastonetes no sangue.

Em caso de alterações nos valores de bastonetes, é recomendado consultar um médico para investigar as possíveis causas dessas alterações, ajudando, assim, a diagnosticar as possíveis doenças e recomendar o tratamento mais adequado, quando necessário.

Como saber se o resultado está normal

Para saber se os níveis de bastonetes estão normais, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Diferença entre neutrófilos bastonetes e segmentados

Os segmentados, ou neutrófilos segmentados, são os neutrófilos já maduros, que são células presentes no sistema imunológico que ajudam a combater infecções e inflamações.

Já os bastonetes são os neutrófilos ainda jovens, mas que também atuam no sistema imunológico ajudando a combater principalmente infecções e inflamações agudas, além de resultarem na formação de neutrófilos segmentados, ou maduros.