Visão do bebê: estágios até os 12 meses e como estimular

Atualizado em outubro 2023

A visão do bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida e, ao nascimento, o bebê já consegue fixar os olhos em objetos até cerca de 25 cm do seu rosto e identificar formas grandes ou coloridas.

Alterações na visão do bebê podem causar atrasos nos saltos de desenvolvimento, que são períodos em que o bebê está adquirindo novas habilidades, como pegar objetos e ficar de pé, sendo importante a sua identificação precoce. Saiba o que são os saltos de desenvolvimento quais os principais.

Em caso de suspeita de problemas na visão do bebê, é recomendado consultar um pediatra e um oftalmologista, que é o médico mais indicado para acompanhar e identificar alterações no desenvolvimento e crescimento do bebê.

Imagem ilustrativa número 1

Estágios da visão do bebê

Os principais estágios da visão do bebê no primeiro ano de vida são:

1. Recém nascido

A visão do bebê recém-nascido é muito sensível à luz e, nas primeiras semanas, o bebê consegue focar em objetos até cerca de 25 cm de distância, especialmente se colocados nas extremidades do seu campo de visão. 

Além disso, a visão do recém nascido é atraída principalmente por formas grandes e com cores intensas.

2. Bebê com 1 mês

O bebê com 1 mês já consegue ver bem pessoas próximas, mas ainda pode preferir observar objetos coloridos ou luminosos se colocados até cerca de 90 cm de distância. 

3. Bebê com 2 meses

Na medida em que a visão se desenvolve, o bebê com 2 meses já é capaz de focar facilmente no rosto de pessoas próximas e seguir um objeto em movimento com os olhos.

4. Bebê com 3 meses

O desenvolvimento da visão permite o bebê com 3 meses coordenar os olhos e braços o suficiente para alcançar um objeto perto, por exemplo. Até o final dos 3 meses, os olhos também devem conseguir trabalhar juntos, apontando para a mesma direção ao se moverem.

O desvio dos olhos é chamado de estrabismo e pode ser considerado normal antes dos 4 meses de idade em alguns casos. Confira o que é estrabismo infantil e os sintomas.

5. Bebê com 4 meses

A visão do bebê com 4 meses o permite começar a ter uma noção de profundidade. Além disso, o bebê nesta idade reconhece alguns objetos, como a mamadeira ou chupeta, e pode se observar no espelho, por exemplo.

6. Bebê com 5 a 8 meses

Em torno dos 5 meses, o bebê já desenvolveu a noção de profundidade completamente e consegue alcançar objetos próximos e à distância com cada vez mais facilidade. Além disso, a visão em cores já está bem desenvolvida neste momento, embora menos que em adultos.

Entre 5 e 8 meses, a visão do bebê já está desenvolvida o suficiente para conseguir reconhecer os pais do outro lado do quarto, ver objetos através de uma janela e identificar alguns objetos familiares, mesmo que não os consiga ver completamente. 

Até os 8 meses, o bebê continua desenvolvendo a coordenação da visão com os braços e movimentos do corpo, o que pode ser notado especialmente quando aprende a engatinhar. Veja como ajudar o bebê a engatinhar mais rápido.

7. Bebê com 9 a 12 meses

A partir dos 9 meses de idade, o bebê consegue avaliar bem a distância de objetos e, devido ao desenvolvimento da visão, pode começar a puxar o que vê para se levantar, pegar objetos pequenos com os dedos indicador e polegar e começar a dar os primeiros passos, por exemplo. 

Quando consultar um pediatra

É recomendado consultar um pediatra em caso de:

  • Excesso de lágrimas;
  • Desvio frequente de um dos olhos, especialmente após os 4 meses;
  • Cabeça persistentemente inclinada ou virada para um dos lados;
  • Pupila branca;
  • Não fazer contato com os olhos após os 2 meses.

O pediatra pode fazer uma avaliação inicial da visão do bebê e, quando necessário, indicar a consulta com um oftalmologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Marque uma consulta com o pediatra mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para verificar a necessidade de fazer uma avaliação mais detalhada da visão do bebê:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como estimular a visão do bebê

Para estimular a visão do bebê deve-se:

  • Encorajar o bebê a alcançar objetos, interagindo e usando brinquedos, por exemplo, a uma distância que o bebê possa alcançar; 
  • Deixar objetos e imagens variados a vista do bebê, como brinquedos coloridos e com luzes, para que o bebê possa observá-los;
  • Conversar com o bebê, mesmo a distância, para estimular ele a olhar em volta a procura de onde vem a voz;
  • Manter uma luz baixa à noite ou durante momentos de soneca, para que o bebê possa olhar seu entorno enquanto está deitado.

Estimular a visão do bebê é importante porque contribui para o desenvolvimento e aquisição de novas habilidades, como ficar de pé e, depois, dar os primeiros passos, que permitem o bebê explorar cada vez mais o seu ambiente.

Vídeos relacionados