6 remédios caseiros para tirar verrugas naturalmente

Alguns remédios caseiros que ajudam a tirar as verrugas comuns, como as que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés, incluem colocar fita adesiva, óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte diretamente na verruga.

Verrugas são pequenas lesões na pele causadas pelo vírus HPV e geralmente são inofensivas, podendo surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como rosto, pé, virilha, região genital e mãos. Entenda melhor o que são e os tipos de verrugas.

Apesar de as verrugas não causarem problemas de saúde, algumas situações, como o câncer de pele ou de vagina, por exemplo, possuem lesões parecidas com as verrugas. Por isso, antes de iniciar o tratamento da verruga, é aconselhado passar por uma consulta com um médico para identificar as possíveis causas das lesões. Além disso, estes remédios caseiros não devem ser usados em locais sensíveis, como a região genital.

Algumas opções de remédios caseiros para tirar verrugas são:

1. Fita adesiva

A fita adesiva é uma opção simples e fácil para tirar verrugas naturalmente, pois além de ajudar a retirar o excesso de pele, também estimula o sistema imune, para eliminar a verruga mais rapidamente. Este tratamento é uma opção natural recomendada pela Associação Americana de Dermatologia.

Para fazer este tipo de tratamento deve-se cobrir a verruga com uma fita adesiva, deixando durante 24 horas por dia. Se a fita cair, é importante colocar outra, mantendo a fita adesiva por 2 a 3 semanas, até a verruga desaparecer.

Quando a verruga estiver branca e macia, pode-se esfregá-la com uma lixa de unha, para retirar a camada externa da pele. Depois, deve-se colocar novamente a fita e ir lixando a verruga 1 vez por semana até que ela desapareça.

Para evitar a contaminação de outras partes do corpo e de outras pessoas, é importante jogar a lixa de unha fora após cada uso.

2. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca, também conhecido como óleo de tea tree, é um potente antiviral natural que ajuda a combater vírus, bactérias e fungos. Por isso, este óleo é uma boa opção natural para eliminar o vírus HPV da pele e remover as verrugas.

Para usar este óleo deve-se aplicar uma gota diretamente na verruga, 2 vezes por dia, e deixar atuar o máximo de tempo possível. Nas crianças, ou em casos de irritação na pele, o óleo essencial deve ser diluído em uma colher de sobremesa de óleo vegetal, como óleo de amêndoas, de coco ou de abacate, por exemplo. Conheça outras formas de usar a melaleuca.

3. Extrato de própolis

O própolis é uma resina com propriedades antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias, além de possuir ação cicatrizante. Para se obter os benefícios do própolis basta aplicar 1 gota dessa resina na verruga à noite, cobrindo com uma fita micropore, e deixar até a manhã do dia seguinte. Aplicar o própolis na lesão diariamente até remover completamente a verruga.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é uma substância ácida que ajuda na esfoliação química da pele, removendo a pele em excesso da verruga. Por isso, pode ser usado como tratamento popular para verrugas.

Para usar o vinagre de maçã deve-se molhar um pedaço de algodão no vinagre e aplicá-lo em cima da verruga durante a noite. Para evitar que o algodão saia do lugar, pode-se colocar uma fita micropore para segurar.

Uma vez que o vinagre é ácido e pode causar irritação na pele, é importante parar o tratamento caso surjam vermelhidão ou desconforto. Este tipo de tratamento não deve ser usado no rosto.

5. Casca de banana

A casca de banana possui taninos, leucocianidina e timidina, compostos bioativos com propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem bactérias e vírus, podendo ajudar na remoção de verrugas.

Para isso, basta cortar um pedaço de casca da banana do mesmo tamanho da lesão e colocar a parte interna da casca sobre a verruga. Depois, cobrir a casca de banana com uma fita adesiva e deixar repousar da noite para o dia, retirando ao amanhecer. Fazer esse procedimento diariamente até a eliminação da verruga.

6. Esmalte de unha

O esmalte de unha incolor, quando aplicado diretamente no local, diminui a quantidade de oxigênio que chega à verruga, causando a morte das células da lesão e, por isso, pode ajudar a eliminar as verrugas mais facilmente.

No entanto, este tipo de tratamento não é recomendado por todos os dermatologistas, devendo-se consultar o médico antes de aplicar o esmalte sobre a verruga.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em abril de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022.

Bibliografia

  • CUSTÓDIO, L, Philipe; LIMA, M, Sílvia; MORITA, P, S, Ana Beatriz. Uso Popular da Casca de Banana para a Remoção de Verrugas. Saúde e Biociências. Vol.1. 1.ed; 82-93, 2019
  • J, C, Sterling et al. British Association of Dermatologists’ guidelines for the management of cutaneous warts 2014. British Journal of Dermatology. Vol.171. 696–712, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • VUA, T, Hang; SCARLETTA, J, Christopher; VUONG, V, Quan. Phenolic compounds within banana peel and their potential uses: A review. Journal of Functional Foods. Vol.40. 238-248, 2018
  • HERTFORDSHIRE COMMUNITY NHS TRUST. Managing your verruca: what you can do. 2012. Disponível em: <https://www.hct.nhs.uk/media/2476/managing-your-verrucae.pdf>. Acesso em 06 abr 2022
  • MILLAR, Cherie; MOORE, John. Successful topical treatment of hand warts in a paediatric patient with tea tree oil (Melaleuca alternifolia). Complementary Therapies in Clinical Practice. Vol.14(4). 225-227, 2008
  • MULHEM, Elie; PINELIS, Susanna. Treatment of Nongenital Cutaneous Warts. Am Fam Physician. Vol.84(3). 288-293, 2011
  • AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY. Warts: tips for managing. Disponível em: <https://www.aad.org/public/diseases/a-z/warts-self-care>. Acesso em 23 jul 2020
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.