Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina contra Poliomielite

Para a criança ficar totalmente protegida contra a poliomielite, popularmente conhecida por paralisia infantil, é preciso tomar 5 doses da vacina, sendo que as primeiras 2 doses são aplicada através de uma injeção no músculo da coxa do bebê e, depois tomando umas gotinhas que são aplicadas na boca da criança.

Desta forma, a vacinação completa contra poliomielite deve ser realizada aos:

  • 2 Meses: através de injeção;
  • 4 Meses: através de injeção;
  • 6 Meses: aplicadas 2 gotas na boca;
  • 15 Meses: aplicadas 2 gotas na boca;
  • 4 Anos: aplicadas 2 gotas na boca.
Vacina injetável contra a poliomieliteVacina injetável contra a poliomielite
Vacina oral contra a poliomielite Vacina oral contra a poliomielite

Assim, todas as crianças até os 5 anos devem participar do programa da vacinação contra a poliomielite e é importante que os pais levem a caderneta de imunização para registrar a administração das vacinas.

Para tomar esta vacina não é preciso estar em jejum e pode manter o aleitamento materno, porém, caso a criança vomite é necessário tomar novamente a dose oral e, a sua aplicação deve ser adiada no caso de a criança estar doente, com diarreia, por exemplo.

Indicações da vacina contra poliomielite

A vacina contra a paralisia infantil está indicada para todas as crianças recém-nascidas até aos 5 anos e, uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que entra na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central, causando fraqueza dos músculos, paralisia dos membros e meningite e, depois de infetado não tem cura.

Normalmente, a poliomielite afeta crianças, grávidas e idosos, porém, pode surgir em indivíduos de todas as idades e condições físicas.

Preço da vacina contra poliomielite

A vacina contra poliomielite é gratuita e é oferecida pelo Sistema Único de Saúde e é aplicada nos postos de saúde por um enfermeiro.

Contraindicações da vacina contra poliomielite

A vacina contra poliomielite não deve ser administrada em crianças com sistema imune enfraquecido causado por doenças como Aids, câncer ou após transplante de órgãos. Nesses casos, as crianças devem ir no médico e caso este indique a imunização contra a poliomielite deve ser feita em Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.

Além disso, a vacinação deve ser adiada no caso da criança se encontrar doente, com vômitos ou diarreia, pois a absorção da vacina pode não ocorrer.

Efeitos colaterais da vacina contra poliomielite

A vacina contra a paralisia infantil raramente apresenta efeitos colaterais, mas quando estes surgem são a febre, mal estar, diarreia e dor de cabeça. Caso a criança comece a apresentar sintomas de paralisia, uma complicação extremamente rara, os pais devem levá-la ao hospital o mais rápido possível.

Além desta vacina, a criança precisa de tomar outras vacinas como contra a Hepatite B ou Rotavírus, por exemplo. Conheça o calendário completo em: Calendário de vacinação do bebê.

Saiba mais sobre esta doença em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...