Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Urticaria nervosa

A urticária é uma doença que pode ser exacerbada pelo estresse emocional, sendo muitas vezes classificada popularmente por urticária nervosa. No entanto, a urticária corresponde a uma reação exagerada do sistema imune a medicamentos, alimentos, infecções, picadas de insecto, temperaturas extremas, exposição solar, estresse, entre outros.

Esta reação do sistema imune provoca sintomas como lesões na pele em forma de placas avermelhadas que são caracterizadas por coceira intensa, irritação e inchaço, que surgem de repente e, geralmente, desaparecem em menos de 24 horas. Saiba mais sobre os sintomas da urticária nervosa.

Quando a urticária é desencadeada por fatores emocionais, as causas devem-se geralmente a excesso de trabalho, mudanças de rotina, conflitos familiares, perda de emprego, frustrações ou qualquer outro fator estressante. Dessa forma, o acompanhamento psicológico é muito importante para o controle das emoções e, assim, evitar que a urticária seja desencadeada pelo estresse.

O que é Urticaria nervosa

Tratamento para urticária

O tratamento para urticária nervosa é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo na maioria das vezes recomendado pelo dermatologista o uso de anti-histamínicos, que permite o alívio da coceira e da irritação da pele. O tratamento deve ser seguido de acordo com a orientação médica, pois dosagens acima ou abaixo da recomendada pode atrapalhar o tratamento da urticária, agravar os sintomas ou causar outros problemas.

Além disso, quando a urticária é desencadeada por alterações emocionais que causam estresse ou tensão, é recomendado o acompanhamento psicológico para controle das emoções e, dessa forma, evitar crises de urticária devido a estes fatores.

Os sintomas da urticária também podem ser aliviados em casa, através de banho com farinha de aveia e alfazema, que diminui a coceira e a irritação da pele, ou por meio de um banho com sais de Epson e óleo de amêndoas, pois possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, promovendo o bem-estar e diminuindo a irritação da pele. Veja como é feito o tratamento caseiro da urticária.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...