Urticária crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

A urticária crônica é um tipo de reação alérgica que provoca sintomas recorrentes, como coceira, ardor e manchas vermelhas e elevadas na pele, na maior parte dos dias por um período de 6 semanas ou mais.

Este tipo de urticária, pode ser causada pelo uso de medicamentos, estresse ou contato frequente com substâncias específicas, mas nem sempre a sua causa é identificada, sendo conhecida como urticária crônica espontânea nestes casos.

Leia também: Urticária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/urticaria

Em caso de suspeita de urticária crônica, é recomendado consultar um dermatologista. O tratamento depende da sua causa e, normalmente, também envolve o uso de medicamentos antialérgicos para aliviar os sintomas.

Uma senhora na consulta conversando com uma dermatologista

Principais sintomas

Os principais sintomas de urticária crônica são:

  • Coceira na parte do corpo afetada; 
  • Ardor ou sensação de queimação na pele;
  • Manchas elevadas vermelhas ou rosadas na superfície do corpo.

A urticária é classificada como crônica quando os sintomas recorrem na maior parte dos dias por um período de 6 semanas ou mais e, nestes casos, é mais frequente em regiões da pele sujeitas à pressão devido ao uso das roupas, como a cintura, axila ou virilha.  

Embora os sintomas em um episódio de urticária crônica tendem a desaparecer em menos de 24 horas, algumas pessoas apresentam também angioedema, que pode causar inchaço e desconforto em partes do corpo que podem persistir por até 3 dias, se não tratado.

Leia também: Angioedema: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/angioedema

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de urticária crônica é feito pelo dermatologista ou clínico geral baseado nos sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa, especialmente quando é possível relacionar os sintomas com uma causa específica.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar um dermatologista mais próximo utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, é comum o médico indicar exames, como o hemograma e a dosagem de PCR no sangue para tentar identificar a causa da urticária crônica. Além disso, testes de alergia, como o Prick test e o RAST, também podem ser indicados em alguns casos. Conheça os principais testes de alergia e como são feitos.

Possíveis causas

As principais causas de urticária crônica são:

  • Uso de medicamentos, como antiinflamatórios, analgésicos ou contraceptivos;
  • Estresse excessivo;
  • Exposição ao calor, frio ou luz solar;
  • Contato com materiais sintéticos, plantas ou animais; 
  • Consumo de alimentos específicos, como alho, cebola ou peixe;
  • Infecções, pelo vírus da hepatite B, vírus da herpes ou H. pylori, por exemplo.

No entanto, nem sempre é possível identificar a causa da reação alérgica que resulta no desenvolvimento da urticária crônica. Especialmente nestes casos, esta condição é conhecida como urticária crônica espontânea ou idiopática.

Urticária crônica espontânea

A urticária crônica espontânea, ou idiopática, é um tipo de urticária em que não foi possível identificar a sua causa. No entanto, acredita-se que esteja associada à presença de anticorpos no sangue que reagem contra o próprio organismo, resultando em uma reação alérgica.

Além disso, a urticária crônica espontânea parece ser mais frequente em caso de doenças autoimunes, como hipotireoidismo ou lúpus eritematoso sistêmico, e infecções, por exemplo.

Leia também: 9 doenças autoimunes: principais sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-autoimunes

Como é feito o tratamento

O tratamento da urticária crônica sempre que possível deve ser específico para a sua causa, podendo envolver a suspensão ou troca de medicamentos, evitar a exposição ou contato com possíveis causas e o tratamento adequado de infecções, caso existam. 

Além disso, para aliviar os sintomas da urticária crônica e acelerar a recuperação de um episódio, o médico também pode indicar o uso de medicamentos antialérgicos, como hidroxizina, desloratadina ou fexofenadina. Conheça os principais remédios para urticária.

Especialmente nos casos mais resistentes de urticária crônica, podem ser indicados outros medicamentos para controlar os sintomas, como corticoides ou imunossupressores, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico.

Vídeos relacionados